haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Homens Honestos

Vaisnava Quiz ( 14 ): Sidhanta (Dissertação). Concilie o ponto apresentado abaixo:

No Bhagavad-Gita ( 9.30 ) : “api cet su-duracaro bhajate mam ananya-bhak sadhur eva samantavyah samyag vyavasito hi sah “. O significado geral desse verso é: Mesmo que alguém cometa a mais abominável ação, se ele é um devoto ananya-bhak que somente Me adora com serviço devocional e que é livre de karma e jnana, ele deve ser considerado santo devido a que seus esforços são completamente para Meu beneficio e sua determinação esta fixa.

Aqui Krsna diz: Não importa o que tenha feito, se ele esta exclusivamente rendido a Mim, deve ser considerado como Meu devoto. “Samyag vyasvasito hi sah”. E qualquer coisa que ele faça é cem por cento correta. Porém logo no parágrafo seguinte disse: “ksipram bhavati dharmatma “, ele logo se tornará virtuoso, ele se tornará dharmatma, um homem reto.

Então uma questão surge. Krsna disse: “bhajate mam ananya-bhak”, alguém que é meu devoto exclusivo. A pergunta que surge é: O que é devoção exclusiva ou ananya-bhajana? Krsna disse: Abandona todas as outras concepções religiosas e renda-se somente a Mim, “sarva dharma parityajya mam ekam saranam vraja”. Isto é devoção exclusiva. Porém se alguém esta praticando devoção exclusiva, então ele já é um dharmatma, já é virtuoso. Como é então que no próximo verso, Krsna diz: ele logo se tornará um dharmatma? Como devemos conciliar isto?


Vaisnava Quiz 




Ananda Mohini Dasi 


Meu Gurudeva, Śrila Bhaktivedanta Madhava Maharaj, disse o seguinte : " Uma vez na assembléia do Senhor Indra, muitos sábio Bharmaji e etc. não puderam conciliar um śloka do Bhagavad-Gita, ( O śloka em questão), sucarar quer dizer, talves seja um ladão, alguém de caráter duvidoso, e tantas coisas.. sendo um enganador, como pode ser um santo? como pode ser respeitado? eles não puderam reconciliar. Eles vieram para Śrila Bhaktivinoda Thakur, e Śrila Bhaktivinoda Thakur foi à assembléia no "céu" e disse: Sim, se ele for uni-direcionado, e uni-rendido devoto de Krsna, mesmo que ele tenha um caráter duvidoso ou qualquer coisa, nós devemos respeitá-lo, e como podemos reconciliar isto? talvez ele seja um ladrão ou tenha caráter duvidoso de acordo com suas impressões passadas ou impressões deste mesmo nascimento, se ele for um devoto uni-rendido então muito em breve ele será um devoto muito bom, então nós devemos respeitá-lo"
Bom... as palavras de Śrila Gurudeva, foram bem curtas e resumidas, mas estão expressando exatamente as mesmas conclusões que Śrila Śriddhar dev Gosvami Maharaj apresenta em seu Bhagavad Gita :

A segunda interpretação deste verso foi revelada a Śrila Bhaktivinoda Thakura em um sonho. No Śrimad bhagavata o Senhor Diz:

(11.11.32)

ajnayaivam gunan dosan,
mayadistan api svakan
dharman samtyajya yah sarvan,
mam bhajet sa ca sattamah


O melhor das pessoas honestas aquele que deixou para trás as formalidades do dever que Eu mesmo recomendei nas escrituras, para o público geral. Muito embora seja meu direcionamento, eles atravessam isto e se tornam , vem para render serviço amoroso a Min. Eles são reais homens honestos”

NA sociedade, as pessoas devem obedecer a lei, mas existem também situações onde tem-se que cruzar a lei para mostrar fidelidade ao rei. Se alguém arisca sua vida e reputação, e cruza as leis gerias, entra na câmara geral para combater e assassinar, eles serão considerados os melhores servidores leais. Similarmente o Senhor está dizendo, Eu já dei alguma direção para o publico geral. Faça isso, não faça aquilo, não quebre estas leis, etc. Mas se para meu interesse alguém corre o risco de cometer pecado, então ele deve ser considerado o melhor dentre todos os Meus devotos. Então, Arjuna, você vá e declare isto, prometa em público que o ananya-bhak (9.30),As pessoas exclusivamente devotadas, nunca serão arruinadas. Eles ganharão o beneficio, Você se tornará dharmatma, religioso, e alcançar-a a felicidade divina. O ananya-bhak, o devoto exclusivo, já cruzou os limiares do dharma, o padrão da obediência (deveres), e correu o risco de jogar a eles mesmo completamente em Meu serviço. Sarva dharman parityaja mam ekam saranam vraja (18.66) não há hipótese deles novamente se tornarem virtuosos ou religiosos. Eles ultrapassaram o dharma a muito, e correram o risco e entraram no prema-dharma, Me serviço amoroso, e rejeitaram ambos piedade e pecado.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .