haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 30 de março de 2012

Sri Rāma


Sri Rāma é a sétima encarnação do Vishnu. Rāma é um dos mais populares deuses na religião hindu e também é o personagem central no grande épico Rāmayana. Rāma, no hinduísmo, é a personificação do ideal de perfeição. Ele é um rei ideal, o filho ideal, o marido ideal, o irmão de ideal, modelo das virtudes, moralidade, abnegado, puro e detentor de satya (verdade).


 Rāma é dotado de grande de generosidade e respeitos pelos mais velhos e eruditos, além de nobre, cortês e destemido. Por possuir uma natureza de um grande Rei, sabia como ninguém ouvir o coração das pessoas por isso todos os adoravam. Sri Rāma também é muito conhecido como Rāmachandra e Maryada Purushottam.


O poema sagrado chamado “Rāmāyāna” é dedicado à narrativa de Sri Rāma. “Rāmayana” juntamente com “Māhabharata” compõe os dois principais Itihasas da cultura védica. Itihasas são as narrativas épico/históricas da cultura védica. Rāmāyāna é a narrativa de Rāma no resgate de sua amada esposa Sita, raptada pelo demônio Rāvana, cujo cativeiro é a cidade Lanka. Lakshamana (seu irmão) e Hanuman, o Deus macaco, juntamente com sita e Rāma são os principais personagens do Rāmāyāna.


Na índia, o Diwali (festival das luzes) é o maior festival dos hindus. Diwali está ligado a Deusa Lakshmī, Deusa da Fortuna, e as lâmpadas acessas representam uma forma de uma luz-guia para que Deusa Lakshmī encontre as casa das pessoas que estão com as lamparinas acessas, assim Lakshmī Mā (Mãe Lakshmī) traz a fortuna e prosperidade aos lares.

No Diwali também se celebra o retorno de Sri Rāma ao reinado de Ayodhya juntamente com Sita (esposa) e Lakshman (irmão), após os 14 anos de exílio finalizado com a batalha em Lanka e a vitória de Rāma sobre o demônio Rāvana. O termo “Rāma”, por si só é um mantra divino e poderoso.

 O cantar o nome de Rāma (Ra ma) nos ajuda na sublimação dos nossos atributos negativos. Mantra “Ra ma’ é chamado o mantra Thāraka e é uma combinação dos mantras “Om Namah Śivaya” e Om Namo māha Narayanaya, representando assim as energias Śiva e Narayana em um só mantra. “Sri Rām, Rām Jai, Jai Jai Rām” é um outro mantra de Rāma muito conhecido. O aspecto energético e espiritual de Rāma está associado no re-estabelecer o dharma, lei.




                                                               Om Sri Ramaya Namah!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .