haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Gurudeva não precisa de "lazy , nem crazy"!

Gurudeva não precisa de "lazy , nem crazy"!

Por Rama Devi Dasi

Inédito: Tradução sobre comportamento Vaisnava - sadacara

 
Srila Gurudeva não está atrás de discípulos e também não precisa de seguidores malucos, nem preguiçosos.
Ele está chegando e nós que já somos iniciados temos que dar exemplo primeiramente para a glória de nosso Guru. Ele vem só para dar misericórdia cumpindo o desejoo e o pedido de Sri Radha e Krsna.
Srila gurudeva escolheu o Brasil para vir passar se próximo Vyasa Puja, nós deveríamos ficar muito felizes e honrados. Será que nós somos merecedores de tamanha misericórdia? Srila Gurudeva está sendo muito misericordioso conosco. Fazemos tanta porcaria, será que somos útil para o Guru? Somos úteis para sua missão? Agora devemos trabalhar muito e tentar fazer uma coisa bonita com muito amor para ele. Não devemos brigar, o nosso ego pode atrapalhar tudo, nossa contaminação. Srila Bhaktivedanta Narayana Goswami Maharaja é puro e tudo o que nós fizermos para ele deve ter pureza também. Tudo nele é transcendental. O Guru não abandona seus discípulos, ele vem aqui neste planetinha, onde as pessoas bebem, fumam, se intoxicam...Ele vem para nos salvar. Só o Guru salva. Gurudeva nos protege. A única cura que a gente possui é o serviço devocional a ele. Nós temos que ser servos de Gurudeva. O serviço devocional é a própia Radharani. Portanto não devemos nos importar com nada, precisamos aprender a conviver em harmonia entre nós irmãos espirituais. Devemos aprender a se comportar, existem regras estabelecidas nas escrituras védicas sobre a etiqueta Vaisnava, ensinando como o devoto deve se comportar chamado Sadacara.


Nós devemos fazer bonito para Srila Gurudeva, em nossas vidas e também na pregação. Fazer um festival para o Guru é muito auspicioso, ainda mais se tratando de um Vyasa Puja. Temos que pensar que estamos fazendo para o Guru e passar por cima de tudo, de todas as diferenças que existem entre nós. Não devemos nos importa com nada mais, temos que nos elevar espiritualmente e tentar se render a Krsna. Devemos pensar em que podemos ser mais úteis. O que importa é a meta que a gente tem, tentar satisfazer o nosso querido mestre espiritual. Para isso é importante seguir as regras de sadacara que é o começo de nossa vida espiritual. Srila Gurudeva nos ama tanto que por ele devíamos tentar seguir o sadacara. Ele mesmo já disse que amor pelo guru significa seguir os princípios

As atividades de sadacara não são para nos restringir, mas para nos liberar.


No Bhagavad-Gita (2.64) está dito: Mas quem está livre de todo apego e aversão e é capaz de controlar seus sentidos através dos princípios regulativos com os quais se obtém a liberdade pode receber a misericórdia completa do Senhor.

Quem é consciente de Krsna só se preocupa com a satisfação de Krsna, e mais nada. Portanto, é transcendental a todo apego e desapego. Se Krsna quer, o devoto pode fazer qualquer coisa que normalmente é indesejável; e se Krsna não quer, ele deixa de fazer aquilo que habitualmente teria feito para a sua própia satisfação. Portanto, agir ou não agir está dentro do seu controle porque ele age somente sob a direção de Krsna. Tal consciência deve-se à misericórdia imotivada do Senhor, e o devoto pode obtê-la apesar de estar preso a plataforma sensual.



Adotar essas instruções dadas por nossos guardiões nos protegerá de ofensas conhecidas e desconhecidas, nos previnirá contra os obstáculos a nossa devoção (bhakti) e atrairá as bençãos dos Vaisnavas.
Todo mundo é responsável por sua própia situação. Srila Raksak Sridhar Maharaj diz: Todas as circunstâncias são favoráveis, o ambiente ao seu redor é só um resultado da sua própia disposição e humor.
Colocar ar regras de Sadacara em prática criará um ambiente ou estrutura favorável que diminuirão as nossas ofensas. Qualquer ofensa (namaparadha, sevaparadha, dhamaparadha ou Vaisnavaparadha) será um impedimento no desenvolvimento do nosso amor a Sri Sri Radha e Krsna.

Estas informações são para ajudar vocês na sua consciência de Krsna.
Esses ensinamentos são chamados de sadacara, ou atividades que nos nutrem na nossa vida espiritual, nos elevando para o modo da bondade e para bondade pura e depois para a consciência de Krsna pura.
Sadacar é o padrão que devemos seguir. E o devoto puro é o nosso exemplo de perfeito sadacar. Não é nossa intenção desencorajar os devotos aspirantes. Não devem se tornar desencorajados pela grandeza desses princípios. Pelo nosso esforço pessoal e pela misericórdia de Sri Guru, porém são feitos arranjos para que através do desenvolvimento de força expontânea vamos podendo incorporar esse sadacar gradualmente nas nossas vidas diárias


Sadacara é explicado de maneira simples pelas palavras de Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja nas seguintes citações:

“Essas atividades são sadacara: levantar cedo de manhã, tomar banho, assistir mangala-aratrika, e cantar o mantra Hare Krsna, ler livros, literatura Védica, e então prasadam – sempre algum dever prescrito para consciência de Krsna. Isso é chamado sadacara. Assim Ajamila, por causa da sua associação com essa protistuta, ele perdeu todas as qualidades, sadacara.”

“Não ter vida sexual ilícita, não praticar jogos de azar, não comer carne e não se intoxicar. Isto é chamado sadacara. Qualquer coisa além disso são hábitos impuros, imorais.
“Sat significa limpo, puro, refinado, obediente, calmo, dócil, amável, manso, educado (não ser um mau caráter, bravo, bruto, grosso nem cruel)
E Acara significa comportamento"
Comportamento de um cavalheiro. Qual é o comportamento de um cavalheiro? “Você não deve comer carne, fazer sexo ilícito, não deve jogar e não deve se intoxicar, acorde cedo pela manhã, tome banho, cante Hare Krsna, assista ao mangala –aratrika” Essas atividades são chamadas sadacara.


“Prabhupada: Este é o comportamento Vaisnava (sadacara), humildade. Trnad api sunicena taror api sahisnuna. Embora um Vaisnava saiba tudo, ainda assim ele se apresenta muito humildemente, mais baixo que uma palha da rua que é pisada por todo mundo, mais tolerante que uma árvore, desprovido de todo senso de falso prestígio e pronto para oferecer todo respeito aos outros, não desejando receber nenhum respeito em troca.


Trnad api sunicena
Taror api sahisnuna
Amanina manadena
Kirtaniya sada harih


Os devotos não reivindicam nenhuma assim chamada adoração pública, falsa fama.

Portanto, alguém que queira fazer progresso na vida espiritual, ele deve ser sadacara. Seu comportamento deve ser muito regulado. Asadacari, comportamento impuro, sem seguir os príncipios é um impedimento para fazer qualquer avanço espiritual. Se alguém diz que “o que quer que você goste você pode fazer. Não tem diferença. Você pode fantasiar seu própio caminho...” Isso está acontecendo hoje em dia. “Tudo que você gostar, você pode fazer. Você pode criar seu próprio caminho de auto-realização.” Mas isto não é recomendado nas literaturas védicas. Devemos ser sadacara.

Este é o começo de sadacara, acordar cedo pela manhã, se lavar, então cantar, ou cantar os mantras Védicos ou simplesmente como na presente era , o mantra Hare Krsna, maha-mantra. Esse é o ínicio de sadacara. Então sadacara significa se tornar livre das reações pecaminosas. A não ser que a pessoa siga os príncipios regulativos ela não pode se livrar. E a menos que ela esteja completamentelivre das reações pecaminosas ela não pode entender o que é Deus.


 http://www.guardioes.com/lazy%20nem%20crazy.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .