haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Yamuna Devi Dasi Fala Para o Corpo do GBC Sobre As Suas Preocupações Como Uma Mulher na Iskcon


> Traduzido por Lilananda dasa
> Editado por Kamalaksi Rupini devi dasi
>
> Por YAMUNA Devi Dasi
>
> Que bela foi esta semana de Vaisnava sadhu-Satsanga! Eu deixo este
> lugar enriquecida, após ter compartilhado com meus familiares, antigos
> e novos, irmãos espirituais, irmãs espirituais, sobrinhos e sobrinhas.
> Embora eu me sinta a mais desqualificada para falar com vocês no dia
> de hoje, sinto-me honrada e privilegiada por me unir às minhas irmãs
> espirituais para expressar minhas preocupações como uma mulher na
> ISKCON.
>
> Como o corpo do GBC, todos vocês são responsáveis por estabelecer o
> legado de Srila Prabhupada, o qual está em jogo nestes tempos difíceis
> e turbulentos. Nossa parte deste legado - a relação que Srila
> Prabhupada
> estabeleceu com suas discípulas Vaisnavis - é o tema de discussão do
> dia de hoje, porque ao longo dos anos desde o seu desaparecimento,
> este tema foi em grande parte esquecido. Talvez o meu serviço pessoal
> e
> associação com ele, junto com sua orientação e instruções, ofereçam
> algumas idéias nesta área. Eu conheci Srila Prabhupada em 1966, quando
> eu era uma jovem forte e independente e fui iniciada em 1967. Se Srila
> Prabhupada tivesse exigido a conformidade com os papéis ortodoxos para
> as mulheres, como uma condição para se render, eu, juntamente com
> muitas das minhas irmãs espirituais, provavelmente não teria
> ingressado
> na ISKCON. O fato de que ele [Prabhupada] não impôs tal exigência é
> testemunho de sua visão espiritual. Ele carinhosamente nos incentivou
> e nos ocupou no serviço do movimento de sankirtana, e ele sempre se
> revelou
> como panditah-sama darsinah - igual para com todos.
>
> Em ambos, homens e mulheres, Srila Prabhupada observou nossas
> propensões e habilmente as ocupou em sua missão de pregação. Por
> muitos anos, em diferentes países e circunstâncias, tive a sorte de
> prestar
> serviço pessoal para ele. Ele me treinou e me encorajou a aceitar mais
> e mais responsabilidade, e regularmente me pediu para liderar
> kirtanas, dar aulas, organizar programas, gerenciar departamentos,
> prover acomodação
> confortável para devotos visitantes, reunir com os líderes, e
> ativamente promulgar a consciência de Krishna. Na ISKCON na Índia,
> aonde anteriormente as mulheres não era permitidas, ele me enviou a
> vários
> templos para aprender a cozinhar e adorar as Deidades, e ele
> repetidamente me pediu para treinar outros devotos da mesma maneira.
>
> Levaria muito mais do que o tempo limitado que tenho no momento para
> lhes dar um vislumbre dos numerosos intercâmbios que ilustram a
> atitude e humor de Srila Prabhupada. No entanto, um destes
> intercâmbios foi o que
> chamo de episódio Canakya Pandita. Eu estava presente em quatro
> ocasiões, quando Srila Prabhupada repetiu o ditado de Canakya: "Nunca
> confie em uma mulher ou um político" Em cada ocasião, Srila Prabhupada
> olhou nos meus olhos para ver a minha reação. Na última vez, em
> Bombaim em 1973, ele citou o ditado e deu gargalhadas na frente de um
> pequeno grupo de homens. Então ele disse: 'O que você acha Yamuna?
> "Imediatamente eu respondi:" Claro que é verdade, Srila Prabhupada,
> "ao que ele se tornou grave, olhou para mim com grande
> sentimento e disse:' Mas você não é uma mulher , você é um Vaisnava."
>
> Outra série de intercâmbios foram relacionadas à liderança de kirtans.
> Srila Prabhupada frequentemente me pediu para liderar o primeiro
> kirtana antes dele dar uma palestra, seja na frente de 20 pessoas ou
> de 10 mil pessoas. Haviam ocasiões em que eu me senti desconfortável
> com isso. No pandal em Jaipur no Templo de Radha Govinda, eu me
> recusei a liderar o kirtana.
> Srila Prabhupada me chamou e disse: “lidere o kirtana." Eu disse, “Eu
> não posso. Estou com dor de garganta.” Ele disse, “Não. Lidere o
> kirtana." Então, coaxando como um sapo, eu liderei o kirtana.
>
> Em 1974, não muito tempo depois que eu havia deixado o meu asrama de
> vida familiar, Srila Prabhupada disse "foi bom que você deixou seu
> marido”, e me incentivou a me tornar uma 'sannyasini'. Embora eu não
> estivesse no
> papel tradicional de ser protegida pelo meu pai, marido ou filho, em
> ambos os seus darsanas pessoais e suas instruções escritas, Srila
> Prabhupada me ofereceu incentivo irrestrito e me surpreendeu com
> respostas inesperadas às minhas perguntas inesperadas.
>
> Depois de me estabelecer em Oregon com a minha irmã espiritual
> Dinatarine, Srila Prabhupada, enquanto nos pronunciava "independentes"
> para um irmão espiritual preocupado, ao mesmo tempo duas vezes nos
> repreendeu quando nos aproximamos dele pedindo para ir embora.
> 'Vocês ocidentais são tão inquietos ", ele advertiu. "Porque vocês não
> podem permanecer no mesmo lugar? Fiquem onde estão" E nós perguntamos:
> 'Mas Srila Prabhupada, eles estão dizendo que se não estamos na ISKCON
> nós perdemos as suas bênçãos e não podemos
> avançar." Prabhupada respondeu:' ISKCON é onde você está cantando o
> santo nome.. Isto é ISKCON." E nós argumentamos: "Eles estão dizendo
> que não temos qualquer associação aqui e portanto estamos em maya". E
> ele respondeu: "Associação pode ser duas ou 200. Se vocês são duas e
> são compatíveis, vocês podem se tornar perfeitas na consciência de
> Krishna. Se vocês são 200 e não são compatíveis, então ninguém vai
> avançar."
>
> Para concluir, Srila Prabhupada me treinou para me preocupar com o seu
> movimento, e neste momento estou muita preocupada. Agora, mais do que
> nunca, é hora de reviver e absorver o humor de Srila Prabhupada para
> com
> seus discípulos. Se negligenciarmos isso, um aspecto da sua grandeza
> permanecerá desconhecido para as gerações futuras.
>
> Faço um apelo ao GBC para que juntamente com os projetos louváveis que
> vocês estão gerenciando e aqueles que vocês estão contemplando em
> desenvolver - especialmente o templo magnífico que irá surgir aqui em
> Sridhama Mayapura - que considerem que o comportamento dos devotos da
> ISKCON que participam desses projetos também deve ser magnífico.
> Qualquer outro comportamento fará com que estes projetos não estejam à
> altura do nome de Srila Prabhupada. Esta responsabilidade grave está
> nos seus ombros. Em outras palavras, vamos incutir em cada pessoa que
> entra em contato com o movimento de Srila Prabhupada as relações
> espirituais saudáveis que ele tinha com seus seguidores - seu humor de
> proteção,
> incentivo e bondade. Quanto o mais proximo que individualmente
> chegarmos a apreciar e honrar as relações pessoais de Srila Prabhupada
> com os seus discípulos, o mais perto chegaremos do seu senso de
> perfeição em consciência de Krishna, de sua alegria e de sua natureza
> transcendentalmente atrativa.
>
> Com muito cuidado, nosso serviço é criar um ambiente devocional aonde
> os homens, as mulheres e crianças possam prosperar em consciência de
> Krishna, prestando serviços de acordo com seu desejo e inclinação.
> Nosso
> serviço é capacitar ao invés de inibir a propensão de serviço em
> outros.
>
> Finalmente, vamos buscar na nossa inteligência e coração maneiras de
> ajudar as mulheres que estão sinceramente procurando vida espiritual.
> Sem
> estimulá-las adequadamente, nós, como sociedade, não teremos futuro.
> As mulheres em consciência de Krishna são uma parte complexa e
> essencial do legado de Srila Prabhupada. Em nosso esforço para
> avançar, não vamos
> colocar o exemplo de Srila Prabhupada detrás de nós, mas sim na nossa
> frente - o nosso capitão divino - para nos guiar juntos aos pés de
> lótus de Sri Sri Gaura-Nitai e Sri Sri Radha-Krishna.
>
> Mulheres na ISKCON: Apresentação para o GBC, Março 2000



                                                                 Yamuna Devi Dasi  Ki Jay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .