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sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tipos de Anartha

Segue a lista dos diferentes tipos de anarthas retirada do Sri Bhaktirasamrta-Sindhu-Bindu
bvml.org!  em portugues 


Há 4 classes de anarthas:

(1) Svarupa-bhrama (ilusão quanto à identidade espiritual)

(2) Asat-trsna (sede de conseguir o que é irreal; isto é, sede de desfrute material)

(3) Aparadha (ofensas)

(4) Hrdaya-daurbhalya (fraqueza do coração)



Cada classe de anartha tem 4 subdivisões:

(1) (a) sva-tattva- ou jiva-svarupa-bhrama (ilusão quanto à própria identidade espiritual)

(b) para-tattva-bhrama (ilusão quanto à identidade espiritual da Suprema Verdade Absoluta)

(c) sadhya-sadhana-tattva-bhrama (ilusão quanto a sadhana-bhakti, o meio para se alcançar a perfeição espiritual, e quanto a sadhya, o objeto a se alcançar mediante este sadhana, ou, em outras palavras, prema-bhakti)

(d) maya-tattva-bhrama (ilusão quanto a maya, a energia externa do Senhor)



(2) (a) variados desejos de desfrute material neste mundo

(b) desejos de desfrute em Svargaloka, os sistemas planetários superiores

(c) desejos de conquistar os oito siddhis místicos e as nove jóias divinas de Kuvera (padma, mahapadma, shankha, makara, kacchapa, mukunda, kunda, nila e kharva)

(d) desejo de mukti



(3) (a) ofensas a Krsna

(b) ofensas a krsna-nama

(c) ofensas a krsna-svarupa (a forma de deidade do Senhor)

(d) ofensas às tadiya-cit-kana-jivas (entidades vivas que são partículas infinitesimais de espírito pertencentes ao Senhor)



(4) (a) tuccha-asakti (apego a coisas inúteis)

(b) kuti-nati (comportamento enganoso – a expressão kuti-nati pode ser reduzida às partes que a constituem, ku, ruim ou mal, e na, aquilo é proibido. Neste caso, significaria fazer coisas perversas ou fazer o que é proibido)

(c) matsarya (inveja)

(d) sva-pratistha-lalasa (desejo de conquistar a própria fama ou o próprio prestígio)



Afora as classes de anarthas supramencionadas, há também 4 variedades adicionais:

(1) Duskrti-uttha (resultantes de pecados passados) – referem-se aos cinco tipos de klesha, a saber, avidya (ignorância ou esquecimento de Krsna), asmita (o falso egoísmo resultante dos conceitos de “eu” e “meu” ligados ao corpo material), raga (apego aos objetos de desfrute dos sentidos), dvesha (ódio ou aversão a situações desagradáveis ou adversas) e dur-abhinivesa (apego a atividades pecaminosas ou absorção nelas)

(2) Sukrti-uttha (resultantes de atividades piedosas anteriores) – referem-se a diversas espécies de prazer material resultantes das atividades piedosas de um nascimento anterior

(3) Aparadha-uttha (resultantes de ofensas) – referem-se ao sofrimento resultante de nama-aparadha e outras classes de ofensas

(4) Bhakti-uttha (resultantes de algo relacionado a bhakti) – referem-se a desejos de labha (ganho material), puja (adoração) e pratistha (prestígio) resultantes da prática de sakama-bhakti ou sopadhika-bhakti (serviço devocional condicional)



Devemos nos esforçar para desarraigar todos estes anarthas – caso contrário, nistha não se desenvolverá.

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