haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Compreendendo Os Livros de Srila Prabhupada Corretamente por Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvami Maharaj

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja
Todas as glórias a Srila Prabhupada Bv. Swami Maharaja

Meus dandavat pranamas a todos,

Recebi este texto de Baladeva Brahmacari, meu querido irmão espiritual e quis compartilhar com todos que se interessam por consciência de Krsna.

A alguns anos atrás outras denúnicas de alterações nas traduções e significados dos livros escritos por Srila Prabhupada foram feitas por alguns de seus discípulos. Este fato mostra claramente a influência da era de Kali e a importância de compreendermos cada vez mais a fundo o siddhanta Gaudiya Vaisnava explicado pelos Acaryas da nossa sampradaya e buscar o abrigo de um Vaisnava Uttama bhagavata.

Na intenção de servir a Sri Guru e Vaisnavas,
Sinceramente,Candra Kala Devi Dasi



Compreendendo os livros de Srila Swami Maharaj (Prabhupad) corretamente.
por Srila Bhaktivedanta Narayan Gosvami Maharaj

The Hague, Holland: July 13, 2005


"[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Alguns devotos me disseram que quando eles leem o Srimad Bhagavatam, e especialmente os significados dados por Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj, eles perdem a fé na consciência de Krishna por que os significados nos leva a entender que mulheres são inferiores e as pessoas negras são todas sudras, não deve-se dar bhakti a eles e eles não podem obter bhakti. Muitas pessoas que foram da iskcon largaram tudo por causa disto.

[Madhava Maharaja:] Gurudev não está falando isto. Eles estão dizendo isto.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sobre isto, quero dizer a todos vocês que que na Bhagavad Gita é dito:

Nesta hora, Srila Narayan Goswami Maharaj chama Padmanabha Maharaj para ler a tradução do Bhagavad Gita, edição de 1972 de Srila Prabhupad, o qual contém certos versos e significados que alguns devotos tem dúvidas.

[Padmanabha Maharaja: É dito no capítulo 9, verso 32 do Bhagavad Gita:


mam hi partha vyapasritya
ye 'pi syuh papa-yonayah
striyo vaisyas tatha sudras
te 'pi yanti param gatim


Krishna diz: “Ó filho de Partha, Arjuna, aqueles que se refugiam em mim, mesmo que sejam de baixo nascimento – mulheres, vaisyas (comerciantes) e sudras (trabalhadores) – ainda sim eles podem obter o destino supremo.”


(A mudança da entonação da voz de Padmanabha Maharaj indicando um ponto depois da palavra ‘nascimento’ e antes da palavra ‘eles’ indica que as mulheres, vaisyas e sudras estão entre os ‘papa yonis’ pessoas de nascimento baixo.) Ouvindo isso, Srila Narayan Goswami Maharaj disse:


[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Isto está errado. O que você explicou está completamente errado. Por isto eles estão confusos e cheio de dúvidas.

[Madhava Maharaja:] Foi editado novamente pelos discípulos.


[“No outro dia, Srila Narayan Maharaj explicou porque a edição do Bhagavad Gita como ele é, do ano de 1972 foi editada incorretamente. Ele disse: “Gostaria de explicar algo sobre minha aula de ontem. Na Gita, Sri Krishna fez um estatuto sobre as mulheres. ‘mam hi partha vyapasritya ...’ Qual é o significado? Srila Swami Maharaj escreveu: “Ó filho de Pritha, qualquer pessoa que tomar refúgio em mim, não importa se seja mulher, mercador ou nascida em família baixa, ainda sim pode alcançar o destino Supremo.” Esta é a tradução do Bhagavad Gita como ele é - edição 1968. Tudo está claro aqui. Então, na edição de 1972, a tradução foi modificada e se tornou “Gita como ele não é.”]

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Mam hi partha vyapasrtya - Depois da palavra ‘papa yoniya’ (espécies pecaminosas) deveria haver uma vírgula. A idéia é que quando há um grupo de palavras dentro de um traço - entende-se que todas as palavras do grupo se encontra na mesma categoria. Por exemplo, “Lá existe várias árvores -palmeiras, macieiras, pêra- e todas são muito bonitas.” Todas as palavras depois do traço ou travessão são espécies de árvores. Então, colocando um traço ao invés de vírgula depois da palavra ‘papa-yoniya’, mulheres, sudras e vaisyas se tornam papa-yoni. Colocando uma vírgula depois de ‘papa-yoni’, colocaria mulheres, sudras e vaisyas em suas próprias categorias separadamente.


Stri. Mulheres, não são ‘papa yoni’. Sudras também não são ‘papa yonis’. Quem são papa yonis?

O Srimad Bhagavatam explica isto:


kirata-hunandhra-pulinda-pulkasa
abhira-sumbha yavanah khasadayah
ye 'nye ca papa yad-apasrayasrayah
sudhyanti tasmai prabhavisnave namah


“Kirata, Huna, Andhra, Pulinda, Pulkasa, Abhira, Sumbha, Yavana, membros da raça Khasa e até mesmo outros viciados em atividade pecaminosas podem ser purificados por tomar refúgio nos devotos de Deus, devido ao Seu poder Supremo. Eu ofereço minha respeitosas reverências a Ele.” (S.B – 2.4.18)


Kirata, Andra, Huna – estes são papa yoni, porque eles não tem consciência de Krishna. Eles comem ovos e carnes, e eles bebem muito vinho e alchool. Eles fumam e engajam-se em várias outras atividades pecaminosas. Estes sim, são papa yonis.


Para stri – mulheres, apenas foi dito que elas tem um período mensal de impureza (menstruação). Elas não são inferiores. Papa-yoni não tem o significado que pensamos que tem.

Quem é Narada Rsi? Em qual classe ele nasceu? Narada era um dasi-putra, o filho de uma serva (empregada). Era ele de classe baixa? Srila Vyasadeva também nasceu do ventre de uma mãe sudra, Prahlada, era filho de demônio ateu e Vidura também nasceu de uma mãe sudra e há tantos outros como eles. Devemos rejeita-los?


[Srila Narayana Gosvami Maharaja Olha o Gita de 1967 novamente, o qual contém os versos e significados que alguns devotos tiveram dúvidas.]


No Srimad Bhagavatam, 1.9.48, no livro que contém o verso e significado originais, nada disso foi escrito – que mulheres são menos inteligentes, ou que elas não podem performar bhajana ou que elas são luxuriosas e os homens não. Homens também são luxuriosos. É a alma que vem a este mundo eum uma forma de homen ou mulher, então todos são iguais (almas).

Todos os sábios de Dandakaranya eram homens. Eles oraram para Sri Ramachandra: “Queremos ser como as gopis.” Então, pela misericórdia de Sri Rama, eles se tornaram perfeitos e auto-realizados (siddha) e então foram á Vraja. Lá, nasceram nos ventres das gopis e alcançaram formas de gopis. Eram elas menos inteligentes? Não devemos pensar assim.

[No dia anterior Srila Narayan Goswami Maharaj explicou mais sobre isto: “Se mulheres são de consideradas ‘classe baixa’ e de inferiores em inteligência, como põde as gopis vencer até mesmo Krishna em jogo de palavras, esportes e até mesmo em artes marciais? Porque nosso Guru-Parampara começando por Brahma e Narada adoram as gopis? Por que Sri Chaitanya Maharaj, quem é o próprio Krishna, adotou o sentimento de Radhika? Radhika sempre ganha de Krishna em inteligência, beleza e em todos outros aspectos. Se mulheres são piores, por que os Gaudiya Vaishnavas querem se tornar gopis? Queremos servir Krishna e Radhika em forma femininas, não em forma masculina. Como então pode ser possível que a forma feminina é inferior? Não pense isto.”

Em algumas passagens, Srila Swami Maharaj (Prabhupad) escreveu que existem especialidades em homens e em mulheres. Isto também foi dito no Srmad Bhagavatam. Então não devemos pensar que mulheres não podem praticar bhakti-yoga ou que elas são inferiores e menos inteligentes."


                             Jaya Srila Prabhupada ! SriSri Vyasa Puja Ki Jay !Jaya  Srila Gurudeva !



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .