haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Êxtase do Cantar Hare Krishna

 
 
Sabemos que dentro da tradicional Gaudiya Vaishnava há vários acharyas em relação ao cantar dos Santos Nomes, entre eles o Acharya mais importante é o próprio Krishna na forma de Sri Caitanya Mahaprabhu que como yuga-avatar inaugurou o Movimento de Sankirtan. Em seguida Srila Haridas Thakura o qual cantava os Santos Nomes puramente, sua pratica diária consistia em cantar 300 mil Nomes de Krishna. Srila Haridas recebeu titulo de Nama Acharya, concedido diretamente por Mahaprabhu. Outra inesquecível personalidade e’ Srila Rupa Gosvami, um dos seis Gosvamis de Vrindavana, o qual através de suas literaturas devocionais e experiências místicas estabeleceu o Mano Bhistam; desejo intimo de Mahaprabhu. Assim com a esperança de apropriadamente glorificar a vibração sonora de Krishna na forma de Seus Santos Nomes, abrigo-me aos pés de lótus dos três Acharyas.

Um fato muito importante em relação aos Santos Nomes o qual devemos ter bem claro em mente e' que assim como o Srimad Bhagavatam e' a encarnação Literária de Krishna, (SB 1.3.40) o Maha Mantra Hare Krishna e' a encarnação sonora de Krishna, Sri Caitanya confirma este fato ao dizer: kali-kale nama-rupe krsna-avatara "Na Kali Yuga Krishna encarna na forma vibracional de Seus Nomes" C.c. Adi-lila 17.22

Assim, neste breve ensaio tenho como objetivo redirecionar o atento leitor para o fato de que apesar de Sri Krishna estar presente em Seus Nomes como também em tudo que existe dentro e fora da criação Material; a experiência do êxtase devocional surge através da pura vibração sonora de Suas potencias depositadas em Seus Nomes. Sikshatakam verso 2: namnam akari bahudha nija-sarva-saktis: "Todas Suas potencias estão presentes em Seus Nomes".

Conseqüentemente, no momento do êxtase devocional, não é Krishna pessoalmente quem dança na língua de um devoto, como alguns sugerem, mas sim a vibração da soma de Suas potencias. Desta maneira, Sua presença e' especificamente experimentada na forma vibracional. Todos os exemplos citados abaixo irão indicar para o mesmo fato de que o Mantra e' a Forma Vibracional de Krishna, ou seja, através de Seus Nomes, Seu aspecto vibracional é experimentado.

Em outras palavras, repetindo o que escrevi em outro artigo, os Santos Nomes tornam tão saborosos na boca de um devoto puro, que ele saboreia o próprio Senhor através das doçuras de Seus Nomes. Como conseqüência, o néctar dos Santos Nomes dançam (vibram) e esta experiência e' intensamente tão saborosa que o devoto sente como se Krishna pessoalmente estivesse dançando em sua língua. Quando então o devoto obtém o Darshan, ele contempla a beleza e forma dos corpos transcendentais de Radha-Krishna.

Para elucidar minha modesta argumentação de que "e' a vibração dos Nomes de Krishna que dançam na língua de um devoto puro" utilizarei Shabda (evidencias extraídas das palavras de autoridades) a qual consiste na verificação de como os seguidores de Sri Caitanya oram e expressão suas experiências místicas em relação ao cantar do Maha Mantra Hare Krishna, ou Nama-Prabhu; encarnação sonora de Krishna.

Alem dos Acharyas mencionados acima, citarei também trechos de orações ou poesias de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Gopal Guru Gosvami, Prabodhananda Sarasvati, Bhaktivinode Thakura, Bhaktisiddhanta Sarasvati e obviamente o próprio Sri Krishna. Em resumo, de forma objetiva vamos então verificar: “A vibração dos Santos Nomes dançam na língua de um devoto puro” neste processo verificaremos como a dança dos Santos Nomes torna-se possível.

1-) Sri Caitanya responde a Gopal Guru Gosvami: [“os nomes Krishna Krishna não param de dançar em sua língua“].

Gopal Guru Gosvami pergunta: Prabhu, porque o Senhor esta segurando sua língua? Mahaprabhu responde: “Porque os Nomes Krishna Krishna estão sempre dançando em minha língua. Mesmo quando estou impuro Eles não param de dançar.”

2-) Em seu livro Sri Hari Nama Cintamani, Bhaktivinode Thakura revela a seguinte explicação na qual Srila Haridas revela a Mahaprabhu que através cantar puro os Santos Nomes Dançam:

“Quando os Santos Nomes do Senhor são cantados por um puro devoto, os Nomes descende diretamente de Goloka, o mundo espiritual. Apos descer, o puro nome então emana da alma do devoto permeando todo seu corpo, em seguida dança na ponta de sua língua. Aquele que canta com este entendimento em realidade canta os santos nomes.”

3-) Sri Hari Nama Cintamani, Srila Haridas Thakura continua explicar a Mahaprabhu: [“Gradualmente, assim que os anarthas são destruídos do coração, os Nomes transcendentais de Krishna aparecem e dançam na língua do devoto.”]

“Alguém que queira obter o sucesso espiritual mais elevado através do cantar puro, deve primeiramente aproximar-se de um mestre espiritual fidedigno, então com muito cuidado servi-lo sinceramente. Gradualmente, assim que os anarthas são destruídos do coração, os Nomes transcendentais de Krishna surgem e dançam na língua do devoto. Neste estagio, o devoto saboreia os Santos Nomes com um novo sabor nectário a cada instante. Então, neste estado de intoxicação divina, o devoto dança constantemente. Assim como os Santos Nomes dançam, o devoto da mesma forma dança. Neste exato momento, o êxtase do amor divino entra no coração do devoto; o mundo inteiro cai sob seus pés e Maya desfaz.”

4-) Srila Rupa Gosvami em seu Vidagdha-Madhava declara: “Quando os Santos Nomes de Krishna são cantados, parece que os nomes estão dançando dentro da boca”

“Eu não sei quanto néctar as duas silabas “Krish-na” possam produzir. Quando os Santos Nomes de Krishna e’ cantado, parece que os nomes estão dançando dentro da boca. Então desejamos milhares de boca. Quando os Nomes entram através dos orifícios da audição, desejamos milhares de ouvidos. E quando os Santos Nomes dançam no jardim do coração ele conquista as atividades da mente, e conseqüentemente os sentidos materiais tornam-se paralizados.”

5-) Srila Rupa Gosvami em seu Stava mala, em relação ao cantar especifico de Mahaprabhu:

“Quando Sri Caitanya Mahaprabhu canta o Hare Krishna Mantra em voz alta, os Nomes dançam em Sua Língua, enquanto Ele conta os números das recitações em sua belíssima Mala a qual Ele segura em sua refulgente mãos. Ao executar Seus maravilhosos passatempos, Seus braços longos e curvados como arcos tocam seus joelhos. Seus longo belos olhos de lótus... O' quando Ele ira tornar-se novamente visível diante de mim...?”

6-) Srila Visvantha Cakravati Thakura, em seu Shri Guru-Carana-Smaranashtaka descrevendo como Hari-Nama dança na língua de seu Guru, Sri Radha-Ramana Gosvami:

"Prostado no chão, eu ofereço respeitosas reverencias a meu mestre espiritual, Sri Radha-Ramana Gosvami, o qual cantando os nomes Radha-Krishna, fez com que o néctar dos nomes de seus dois mestres dançassem em sua língua. Ele não possuía nenhum vestígio de apego material, pois está constantemente mergulhado no ambrosíaco néctar do amor divino"

7-) Sri Krishna no Brahmananda Purana, Sri Radha-Stotram: “Os santos nomes de minha querida Radha estão sempre dançando na ponta de minha língua!”

"jihvAgre rAdhikA nAma netrAgre rAdhikA tanuH
karNe ca rAdhikA kIrtir manase rAdhikA sadA"

“Os santos nomes de minha querida Radha estão sempre dançando na ponta de minha língua! Sua forma encantadoramente divina esta sempre diante de Meus olhos."


8-) Extraído do "Ensaio por Srila Bhaktisddhanta Sarasvati Thakura explicando a ontologia dos Nomes de Krishna" [Quando Krishna na forma do som descende do mundo espiritual dentro do coração,]

“Ninguém pode vibrar os Santos Nomes simplesmente por movimentar a língua e os lábios. O puro Nome de Krishna não e' cantado na superfície dos lábios, mas sim dentro do coração. Em realidade os Nomes vão alem do coração ate' chegara morada de Krishna. Quando Krishna descende, os Nomes, através do coração movimentam os lábios e a língua. Esta vibração e' o Nome de Krishna. Quando Krishna na forma do som descende do mundo espiritual dentro do coração, todos os aspectos do sistema nervoso são controlados, então ao chegar aos lábios e língua os Nomes dançam; isto e' verdadeiramente Krishna Nama.”

9-) Srila Prabodhananda Sarasvti; Sri Radha-Rasa-Sudhanidhi:

"Que minha língua trema em anseios de desejar saborear os néctares dos nomes de Radha. Que meus pés sigam os passos Dela na floresta de Vrindavana. Que minhas mãos trabalhe para o prazer Dela. Que meu coração medite nos pés Dela. Que com grande jubilo eu celebre o grande festival de amor em homenagem ao Senhor de Sua vida."
()============================()

Humildemente encerrando este ensaio, cujo objetivo baseia-se na modesta tentativa em glorificar aquilo que naturalmente já e' glorioso em Si mesmo, respondo através de uma explicação deixada por SBST; como que a dança dos Santos Nomes de Krishna na língua de um devoto puro torna-se possível:

 "Quando Krishna descende, os Santos Nomes, através do coração movimentam os lábios e a língua. Esta vibração e' o Nome de Krishna. Quando Krishna na forma do som descende do mundo espiritual dentro do coração, todos os aspectos do sistema nervoso são controlados, então ao chegar aos lábios e língua os Nomes dançam; isto e' verdadeiramente Krishna Nama.”

Obrigado pela atenção do leitor.
Hare Krishna
Seu servo,
Hari Saran Das
()=============================()

PS:  Ao teminar este ensaio enviei uma copia para Radhanti Maharaj, ele rapidamente respondeu carinhosamente sugerindo que fosse publicado em seu Blog. A principio fiquei espantado com sua cortesia, mas em realidade percebo que esta e' sua natureza; Radhanti Swami possui visao com "lentes de aumento" com isso ele consegue ver qualidades ate' mesmo em almas tao insignificantes como eu. Sinto-me muito honrrado por sua cortesia e com humildade e sinceridade ofereco-lhe minhas respeitosas reverencias.

Visite o Blog the Radhanti Swami e conheca mais sobre seu maravilhoso trabalho, o qual vem desenvolvendo ha' mais de 20 anos.  http://vedas.blog.br/

Radhe Radhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .