haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 31 de outubro de 2010

Radha Kunda


No Livro Em Cada Gota Um Oceano Srila Gurudeva nos conta que Srimati Radharani abriu o buraco do Radha Kunda com o dedinho de seus pés de lotus .




De acordo com as instruções de Srila Rupa Gosvami no Upadeshamrta, o lago Radha-kunda é o lugar mais sagrado do planeta devido à sua significação e importância nos relacionamentos amorosos mais íntimos de Sri Krishna e Srimati Radharani. O lago Radha-kunda está conectado com outro lago, o Shyama-kunda. Está situado na área correspondente à extremidade da Colina de Govardhana, que, no entanto, nesse ponto não está ainda manifesta. As primeiras pedras da colina começam a aparecer cerca de 1 quilometro mais a frente. Dista 26 quilometros da cidade de Vrindavana. Radha-kunda está rodeado de ashramas de devotos babajis renunciados. Muitos idosos vem passar seus últimos dias em completa renuncia nesse local.


"O Radha Kunda é a jóia mais elevada de todos os lila-sthanas (lugares de passatempos). O Radha Kunda é o lugar da mais elevada perfeição, pois somente no Radha Kunda, Radha e Krsna desfrutam das docuras mais extáticas de madhurya-rasa, com Suas amigas gopis mais queridas e íntimas. Por esta razão, o Radha Kunda é o supremo lugar, mais puro e mais santo, não só neste universo material, mas também no céu espiritual.



O aparecimento do Radha Kunda,assemelha-se aos aparecimentos de Sri Krsna e Srimati Radharani.



As três formas do Senhor apareceram em astami (oitavo dia da lua).



Assim como Krsna apareceu a meia-noite, o Radha Kunda, sendo uma manifestação de Srimati Radharani, apareceu no mês de Kartika, que Srimati Radharani preside, na qualidade de Deidade regente.



Kartika é denominado o mês de Srimati Radharani. Portanto é apropriado que o Radha Kunda tenha aparecido no Seu mês.


Em Radhastami (dia do aparecimento de Srimati Radharani), os devotos banham Radharani com panca amrta, os cinco néctares da sua fé amorosa, rendição, afeto, recordação e orações.


No Radha-kundastami (dia do aparecimento do Radha Kunda, também chamado Bahulastami), no entanto, Srimati Radharani reciproca com os devotos, abraçando-os amorosamente e banhando-os com o néctar líquido de Seu prema.


Neste dia, todos os devotos banham-se no Radha Kunda, para celebrar Seu misericordioso aparecimento neste mundo."

Jai Sri Radhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .