haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Glorificação a Srila Param-Gurudeva


Glorificação a Srila Param-Gurudeva

Sri Srimad Bhakti Prajñana Kesava Gosvami Maharaja
Este ano o Dia do Desaparecimento de Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja é dia 06 de outubro no Brasil. Abaixo duas palestras proferidas por Srila Bhaktivedanta Narayana Maharaja nesta mesma data auspiciosa em Vrndavana, India, em outubro de 2005.  
Hoje é o primeiro dia de nosso Urja-vrata , niyama seva e Damodara-vrata. Hoje também é Saradia-Purnima, o dia da noite de lua cheia, quando o Senhor Sri Krsna começou a realizar Sua Dança da Rasa. Hoje também é o dia do desaparecimento de meu Gurudeva, nitya-lila pravista om visnupada Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja. Neste dia, a noite no nascer da lua, ele entrou na morada eterna de Sri Krsna. Onde? No local da Dança da rasa (rasa-sthali) em Sri Navadvipa Dhama. Este local é não diferente de Govardhana. Naquele momento nós estávamos todos presentes quando nosso Gurudeva chantou: "Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare"  e entrou em nitya-lila."

Este mês não está somente cheio de passatempos do Senhor, mas é também neste mês os dias de aparecimento e desaparecimento de grandes Vaisnavas. Srila Bhakti Sri Rupa Siddhanti Maharaja e Srila Bhakti Raksaka Sridhara Maharaja apareceram neste mês, assim como os festivais de desaparecimento de Srila Bhakti Pramoda Puri Maharaja e de nosso Srila Bhaktivedanta Vamana Maharaja. Ele partiu para nitya-lila neste dia, assim, como Srila Bhaktivedanta Trivikrama Maharaja. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja também entrou em nitya-lila neste mês, bem como Srila Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja.
Meu Gurudeva costumava dizer: "Onde eu estava? Estava me afundando em maya, no círculo de repetidos nascimentos e mortes. Mas Prabhupada, Srila Bhakti Siddhanta Sarasvati Thakura era tão misericordioso. Ele me pegou pela sikha e ocupou-me em seu serviço." Então, quem eu sou? Nasci no Bihar, a região do demônio Jarasandha. Mesmo os Pandavas nunca viajaram para lá – é um local muito desafortunado. Mas meu Gurudeva era tão misericordioso. Ele me pegou e me ocupou completamente em seu serviço.
Porque eu o estava servindo, recebi tanta oportunidade de ouvir os passatempos de Sri Sri Radha e Krsna. Especialmente, pude ouvir as glórias de Srimati Radhika – e pela misericórdia de meu Gurudeva, pude compreender um pouco de Suas glórias. É somente pela misericórdia dele que as pessoas em todo o mundo agora ouvem meu hari-katha, e para onde quer que eu viaje neste mundo, elas me oferecem tanto respeito. É somente pela misericórdia dele que também recebi a misericórdia de todos os associados de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Sou muito, muito afortunado e minha boa fortuna tem somente uma única causa – o serviço que prestei a meu Gurudeva.

(...) Embora meu Gurudeva tenha ilimitadas qualidades transcendentais, sua especificidade mais maravilhosa, sua melhor qualidade, era seu guru-nistha sem precedentes, sua fé e lealdade a seu Guru. Tais fé e lealdade são a espinha dorsal de bhakti. A menos que alguém tenha fé em seu próprio mestre espiritual, tal pessoa não poderá chegar nem perto de ter bhakti. Podemos ver o guru-nistha de nosso Gurudeva, especialmente no local de samadhi de seu Guru Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada, em Mayapura-dhama. Ao chegar diante do samadhi de Srila Prabhupada, ele não pode nem terminar de proferir o nome 'Prabhupada'. Sua voz ficava embargada e, chorando, ele não podia falar. Assim, nesses momentos ele nos indicava: "Oh, você pode falar alguma coisa."

Meu Gurudeva realizou todos os desejos sinceros de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. Ele costumava derrotar totalmente aqueles que eram contrários a Srila Prabhupada e a suddha-bhakti (devoção pura por Sri Krsna). Certa vez, durante Sri Navadvipa parikrama, o grupo do parikrama de Srila Prabhupada chegou até Paramatala em Navadvipa. Naquela época todos os sahajiyas e smarta-brahmanas presentes estavam muito perturbados com a pregação poderosa dele e foram até lá para matá-lo ou, ao menos, ferir os Vaisnavas. Naquele momento, meu Gurudeva levou Prabhupada até um lugar escondido e deu para ele suas vestes brancas. Ele pegou as vestes de sannyasa de seu Guru Maharaja, que então voltou em segredo para a matha, enquanto Gurudeva permaneceu lá e arriscou sua vida até ser resgatado pela polícia. Todos os discípulos de Srila Prabhupada que estavam presentes tinham corrido para cá e para lá para proteger suas próprias vidas, mas nosso Gurudeva demonstrou seu apego, fé e lealdade sem precedentes ao seu guru arriscando a própria vida para salvá-lo. Ele costumava dizer: "Nós devemos ter o ego ou a auto-concepção de que ‘eu vou satisfazer o mano-'bhistha, o desejo sincero mais interno de nosso Prabhupada.'"
(...) Gurudeva também era muito rasika. Ele escreveu uma canção de arati muito bela para Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Este arati era tão atrativo que Pujyapada Srila Bhakti-vilasa Tirtha Maharaja pegou a canção e assinou seu próprio nome como o autor. Quando Gurudeva puviu sobre isto, ele riu e disse: "Oh, está tudo certo. Além do mais, esta canção de arati é sobre as glórias de Prabhupada."
Portanto, assim como Srila Rupa Gosvami satisfez o mano-'bhistam de Mahaprabhu, do mesmo modo, meu Gurudeva realizou completamente o mano-'bhistham de seu mestre espiritual. Ele pregou por toda a Índia, especialmente em todas as vilas da Bengal, como Medinapura e Caubis Pargana.

Ele também foi responsável pelo sannyasa de Sri Abhaya Caranaravinda Prabhu, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja. Parama-pujyapada Srila Swami Maharaja tinha aceitado harinama e diska de Srila Bhaktisiddhanta Prabhupada, mas tomou sannyasa de Gurudeva. Não pense que isto foi um acidente. Ele agiu assim com completo conhecimento, aceitando Gurudeva como seu sannyasa-guru. Ele não queria aceitar sannyasa de mais ninguém.

Nós oramos neste dia pela misericórdia de Srila Gurudeva, para que possamos ter guru-nistha sem precedentes como ele. Com tal guru-nistha, certamente alcança-se a perfeição.



Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja (direita) Sri Sri Radha-Vinoda-bihari e Sri Caitanya Mahaprabhu (centro) e Sri Vrnda-devi (esquerda), na Sri Rupa-Santana Gaudiya Matha em Vrndavana


(...) Gurudeva pregou por toda a Índia e seu discípulo sannyasa, Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, pregou por todo mundo.

Pela sua misericórdia, eu também estou pregando por todo o mundo.

Srila Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja ki jaya!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .