haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 17 de outubro de 2010

"Entrando na Rasa Lila”

"Entrando na Rasa Lila”
A gloriosa partida de
Srila Sripada Bhaktisvarupa Damodara Swami
Vijaya Dasami, 2006
Escrito por: os servos de Sripada Maharaja lhe
ajudando em Calcutá
Traduzido por: Ramananda Das
Srila Sripada Bhaktisvarupa Damodara Maharaja, o bem amado filho espiritual de Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, desapareceu deste mundo mortal durante o período de Ratrilila da Astakaliya lila do Senhor Sri Krishna no Vijaya Dasami, que de acordo com o Panchangam desse ano, é o dia mais auspicioso desse ano no calendário de 2006. O desaparecimento de Sripada Maharaja ocorreu em Calcutá, o lugar do sagrado aparecimento (Janmasthan) do seu divino mestre Srila Prabhupada. Calcutá também é o lugar sagrado do qual Sua Divina Graça Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur escolheu desaparecer. Devido ao profundo e intenso amor pelo seu divino mestre Srila Prabhupada, ele não só escolheu Calcutá como seu lugar de trabalho, mas também como seu lugar de desaparecimento.

A insistência de Sripada Maharaja no compromisso com as intruções de Srila Prabhupada é bem conhecido e nós esperamos que sua dedicação as instruções de Srila Prabhupada irão servir como um exemplo ilustre para comunidade mundial de devotos, agora e no futuro.

Como muito de vocês devem ter ouvido, houve uma grave explosão de bombas dentro do complexo do templo da ISKCON Manipur em 16 de agosto de 2006, no dia de Sri Janmastami. Seis devotos incluindo duas crianças deixaram esse mundo e acima de quarenta devotos foram seriamente machucados. O corpo de Sripada Maharaja também foi machucado durante essa explosão. Ele tinha um corte profundo e osso fraturado no seu antebraço esquerdo, uma pequena perfuração em seu tímpano esquerdo e uma pequena queimadura em suas costas nas suas costas. Depois de um tratamento preliminar em Manipur e executar as cerimônias de sraddha para os devotos que partiram, Sripada Maharaja veio a Calcutá em 25 de agosto de 2006 aonde ele foi atendido no Hospital Apollo. Lá, ele se submeteu a operações bem sucedidas no seu antebraço e orelha. Ele foi liberado do hospital em 9 de setembro de 2006. No 19 de setembro de 2006, Maharaj visitou o hospital para um checkup de rotina. Na época a queimadura de suas costas tinha quase se curado e os médicos estavam surpresos de quão rapidamente o osso fraturado do seu antebraço estava se ajustando. O corte do seu antebraço também estava curando.
Quando estava retornando do hospital para seu flat Sripada Maharaja nos pediu para procurar no seu quarto e achar seus áudio cassetes de Manipur Nat Sankirtan (Rasa Lila). De 10 de setembro de 2006, até o dia do seu desaparecimento, o humor de Sripada Maharaja e seu comportamento estava diferente do que já tínhamos experimentados. Todos os dias, ele ouvia e cantava esses cassetes o dia inteiro, exceto quando ele estava tomando seu remédio, prasadam ou um pequeno descanso. Nós pensamos que Maharaj estava pegando leve durante sua recuperação, pois sua programação normal era muito ativa e ele nunca tirou um tempo para ouvir os cassetes de Kirtan. Os cassetes de Manipuri Nat Sankirtan que ele estava ouvindo eram Kirtans cantados na lingua Manipuri, que descreve os passatempos do Senhor Sri Krishna e Srimati Radharani. Uma vez que nós não entendemos a língua Manipuri, Sripada Maharaja, durante seu almoço, algumas vezes nos explicava o que estava sendo cantado nas fitas. Ele dizia que essas canções descrevendo a Rasa Lila eram tão atrativos que podia-se esquecer completamente esse mundo. Ele disse, “Este mundo é um lado e aquele mundo é o outro lado.” Ele sempre estava em um humor completamente feliz e dizia que estava se sentindo mais entusiástico do que nunca.

Uma tarde, Sripada Maharaja nos explicou que uma das canções Manipuri descrevia o andar de Srimati Radhika como de uma graciosa elefante fêmea. Sripada Maharaja expressou muitos outros detalhes sobre os passatempos de Sri Sri Radha e Krishna, entretando, devido a nossa infeliz falta de qualificação nós não pudemos entende-las e nem fizemos quaisquer gravações de Sripada Maharaja durante esse período. Sripada Maharaja descreveu como é executada a Rasa Lila de acordo com a antiga tradição Manipuri. Ele nos contou que uma vez ele discutiu a Manipuri Rasa Lila com Srila Prabhupada e disse que Srila Prabhupada estava muito contente com a profunda cultura Manipuri Vaishnava.
Nós perguntamos a Sripada Maharaja como a cultura Gaudiya Vaishnava e essas melodias peculiares Manipuri vieram a Manipur, Sripada Maharaja disse que essas canções e a cultura devocional são de Narottam Das Thakur cujos discípulos vieram a Manipur e iniciaram o Rei Bhagyachandra Maharaja. As melodias foram desenvolvidas pelo próprio Bhagyachandra Maharaja e alguns reis subsequentes de Manipur. Enquanto explicava mais, Sripada Maharaja descreveu como a execução de Rasa Lila é feita na tradição de Manipuri. Primeiro começa com a glorificação de Gaura Lila e daí o Senhor Gauranga é requisitado a vir e ser o principal espectador da Rasa Lila. As glórias do Yuga Dharma Hari Nam Sankirtan são exaltadas, e orações são cantadas ao Senhor Nityananda. Somente então começa a Rasa Lila.

Uma semana antes do seu desaparecimento, Sripada Maharaja, em um humor profundo, escreveu uma canção transcendental na língua Manipuri. Ele então cantou e gravou para todos os devotos. Agora muitos devotos tem uma gravação dessa canção transcendental. Ela foi cantada no que nós seus discipulos, chamamos “sua voz de gopi”. As palavras escritas de Sripada Maharaja para essa canção e tradução são como se segue:

VRAJAPREMDA LUPPE
ANGAOBAGUMLE
RADHABU THIRAKLE
SRI GAURANA
Tradução: Imerso nos pensamentos amorosos de Vrajaprema, Sri Gauranga Mahaprabhu está procurando por Srimati Radhika como um louco.

KEIDANO BRINDAVAN
KEIDANO KUNJAVAN
KADAIDA LEIKHRE
SAKHISHINGDUNA
THIRAKLE RADHABU
SRI GAURANA

Tradução:
“Onde está Vrindavana
Onde está Kunjavan
Onde estão as Sakhis?”
Chorando repetidamente pronunciando estas palavras, Sri Gauranga Mahaprabhu está procurando por Srimati Radhika como um louco.

HARE KRISHNA HARE KRISHNA
KRISHNA KRISHNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA
RAMA RAMA HARE HARE

Em 1 de outubro de 2006, Sripada Maharaja discutiu com alguns de seus discípulos do IIT Kharagpur sobre a conferencia programada em Jagannath Puri entitulada: ‘Conferencia sobre a busca espiritual e ciência 'Todos os estudantes da Índia’. Os palestrantes e os tópicos das seções para a conferencia foram finalizada durante a discussão. Naquele dia, ele também escreveu uma carta ao Presidente da Índia para a conferencia. Por volta de 8:30 – 9:00 da noite Sripada Maharaja tomou um pouco de sopa no seu jantar e depois disso foi descansar, assim como nós. Por volta de algumas horas depois Sripada Maharaja levantou de sua cama e andou para escritório adjacente, onde alguns de seus assistentes estavam dormindo. Ele acordou um deles e lhe pediu para vir em seu quarto. Ele estava extremamente alegre. Ele perguntou, 'Que horas são?' Seus assistente disseram que era 10:35 da noite. Sripada Maharaja então lhe pediu para que colocassem gelo nos seus dedos esquerdos, pois ele estava sentindo um pouco de calor e no seu ombro esquerdo aonde ele estava sentindo alguma dor. Sripada Maharaja então chamou na lingua Manipuri por seu assistente Manipuri mais velho, que estava descansando por perto, para vir e massagear seu ombro. Nós ficamos surpresos que apesar de Sripada Maharaja estar afirmando que estava com alguma dor, ele estava ao mesmo tempo, excessivamente alegre e feliz. Foi somente um momento depois que Sripada Maharaja inclinou sua cabeça ligeramente para trás e desapareceu desse mundo. Um dos seus assistentes chorou 'Não Sripada! Você não pode fazer isso!' Nós estavamos chocado com o que estava acontecendo. Nós imediantamente chamamos dois assistentes que estavam no outro quarto. Todos nós começamos massagear os pés e as mãos de Sripada Maharaja esperando que nossos querido Guru Maharaj despertaria do seu Samadhi. Mas Sripada Maharaja já tinha entrado na divina Rasa Lila do Senhor Sri Krishna.
No dia seguinte, o corpo transcendental de Sripada Maharaja foi trazido para o templo de Sri Sri Krishna Balaram em Sri Vrindavan Dham por uma noite. Lá, muitos devotos tiveram seu darshan antes da cerimonia de Samadhi que ocorreu no próximo dia, 4 de outubro de 2006. Pelo desejo de Sripada Maharaja lhe colocaram em Samadhi no Gopaldeva Mandir nas margens do Sri Radhakunda, no dia auspicioso do dia de desaparecimento de Srila Raghunathadas Goswami (nosso Prayojan Acharya), Srila Raghunatha Bhatta Goswami e Srila Krishnadas Kaviraja Goswami.

Para os discípulos e amigos de Sripada Maharaja nós sentimos que seu desejo de entrar em Samadhi no Sri Radhakunda abriu agora uma residencia eterna para nós no Sri Radhakunda. Para seus discípulos, o Samadhi do Guru é o lugar para meditar nos passatempos do seu Guru Maharaja e sua respectiva associação pessoal com ele. Durante os passatempos de Sripada Maharaja em seu corpo manifesto, ele arranjou para que nós tivessemos passatempos maravilhosos com ele em seu Sri Gopaldeva Mandir em Sri Nabadwip Dham. Agora enquanto nós começamos sua lila imanifesta, ele nos trouxe todos ao Sri Radhakunda e nós não podemos expressar nossa gratidão em palavras. Sripada Maharaja costumava dizer que não é quanto dinheiro você coletou, quantos templos você construiu ou quantos homens você tem, é quão puro você se tornou.
Um resumo da Lila Manifesta de Sripada Maharaja

Sripada Maharaja apareceu em uma familia de Gaudiya Vaishnava em Manipur, India. Ele foi um naishtika bramachari e sempre estava absorto nas performances de Rasa Lila que ele cresceu junto em Manipur. Do primeiro dia que Sripad Maharaj encontrou Srila Prabhupada em Los Angeles em 1970 até seus últimos dia manifestos em Vijay Dasami de 2006, cada minuto de sua vida foi dedicada a cumprir as instruções de Srila Prabhupada. Srila Prabhupada deu mais instruções pessoais a Sripada Maharaja do que a qualquer outro discípulo.
No vale pitoresco de Manipur, em uma vila chamada Toubul, nasceu uma bela criança na quinta-feira, 9 de Dezembro de 1937, para Sri Yogendra Singh e Srimati Keinahanbi Devi. Sendo Vaishnavas, eles deram o nome a seu filho de Damodara, um dos santos nomes do Senhor Sri Krishna. Sri Yogendra Singh era um cantor devocional na tradição de Nata Sankirtan. Do mesmo momento do aparecimento de Damodara nesse mundo, seu pai, Sri Yogendra encheu seus ouvidos com os sons devocionais dos santos nomes e passatempos do Senhor Supremo. Srimati Keinahanbi Devi, a esposa fiel de Sri Yogendra e mãe adorável de Damodara, também providenciou seu filho com uma atmosfera espiritual de lembrança e reverência pelo Senhor Sri Krishna.
A segunda guerra mundial afetou grandemente o vale silencioso e pacífico de Manipur. Criou muitas dificuldades para as pessoas de Manipur e forçou Damodara a enfrentar uma série de incidentes lamentáveis. No começo do verão de 1945, a fase final da segunda guerra mundial, nas vilas de Manipur. Damodara era somente uma criança de sete anos quando as circunstancias compeliram sua familia a saírem do seu humilde e pacífico lar no vale. O pai de Damodara trouxe sua familia a um barraco nas margens do rio Yangoi, que corre no lago Loktak, afim de abrigá-los das bombas e outros perigos da guerra. Não muito tempo depois de deslocar ao barraco o Pai de Damodara abruptamente faleceu de tifóide.

A guerra eventualmente veio a acabar, e logo após, pela vontade da Providencia, Damodara foi separado de sua mãe e duas irmãs e foi viver com um tio. Seu tio era muito pobre e lutando para pagar os custos médicos de sua filha que estava seriamente doente. Apesar de ser somente uma criança, o jovem Damodara podia ver a situação econômica desesperançosa e não querendo ser um peso para ninguém Damorada insistiu que ele fosse permitido viver sozinho. Seu tio estava relutante, mas devido a sua condição financeira ele foi obrigado a concordar.

Com a idade de doze anos, Damodara estava vivendo por sua pŕopria conta, dependendo do dinheiro do cultivo de arroz deixado por ele pelo seu pai. Trabalhando nos campos para se manter, Damodara não tinha tempo para se dedicar a seus estudos. O jovem Damodara enfrentou todas essas dificuldades com grande coragem e determinação. Ele nunca reclamava sobre o quer que fosse.

Alguns anos mais tarde, pelo esforço amoroso de Sri Yadav Singh, o professor da escola primária de Damodara, arranjos foram feitos para que Damodara fosse cuidado por um tio distante, Sri Kerani Singh. Sri Kerani Singh era colega de Sri Yadav Singh e ele demonstrou muita afeição a Damodara e tomou conta de todas suas necessidades. Naquele tempo, sendo totalmente provido, Damodara conseguiu terminar seus estudos. Seus professores lhe achavam um estudante dedicado, humilde, sincero, aplicado, brilhante. Todos eles lhe amavam.

Quando Damodara tinha catorze anos ele ficou seriamente doente com tifóide. Os médicos da vila anunciaram que logo Damodara morreria. Entretando, pela misericórdia de Sri Krishna, sob os cuidados de seu tio e um médico naturopata da cidade de Imphal, Damodara, depois de jejuar por quarenta dias e beber somente soro de leite, se recuperou milagrosamente.


Da sua tenra infancia Damodara se atraia por ouvir os passatempos do Senhor. Em uma ocasião ele passou a noite toda assistindo uma dança da Divina Rasa Lila e consequentemente ele perdeu seu exame final de matemática, que aconteceu no dia seguinte. Ele regularmente participava na adoração de Deidade de Sri Sri Radha-Krishna, Sri Sri Gaura Nitai e Sri Sri Jagannatha, Baladeva and Subhadra que estavam instaladas no templo local da vila.

Sendo um estudante aplicado, em 1957, Damodara passou na primeira divisão do seu exame de matrícula. Damodara então começou o colégio no D. M. College, um dos colégios mais prestigiados de Imphal, Manipur. Ele obteve sua educação secundária em 1959, e graduou em primeiro lugar em química em 1961. Mais tarde ele adquiriu um bacharelado de ciências em engenharia química e tecnologia química em 1963 e ainda obteve seu grau em Mestre de Tecnologia em ciência farmacêutica da Universidade de Calcutá em 1964. Logo após, Damodara foi premiado com uma bolsa de estudos no exterior do Ministério da Educação, Governo da Índia, para apoiar seus estudos nos Estados Unidos.


A célebre reunião com Srila Prabhupada

Em 1969, Damodara era um estudante da Universidade da Califórnia, Irvine, fazendo sua pesquisa de Ph.D. em química-física organica. Um dia, o secretário do departamento de química entregou um telegrama da Índia para Damodara lhe informando que sua mãe tinha feito a passagem. Ele não a via a mais de quatro anos e não sabia que ela estava com alguma doença, portanto as notícias foram inesperadas. Ele queria retornar a Índia afim de realizar a shraddha ou cerimônia funeral dela, mas ele não tinha dinheiro para seu vôo para a Índia. Então antes de ir, ele recebeu uma carta do seu tio, Sri Kerani Singh, lhe aconselhendo a não retornar para a cerimônia de shraddha. Seu tio escreveu, “Sendo um Vaishnava, você não deveria se lamentar nem pelos vivos e nem pelos mortos.” Seu tio relembrou Damodara que o corpo é temporário, mas a alma é eterna. Cedo ou tarde, haverá uma hora em todos terão que abandonar esse corpo temporário como dito no Bhagavad-gita. Ele instruiu Damodara a não perder qualquer tempo se preocupando com o corpo temporário, e se concentrar nos seus estudos e retornar a Índia depois da graduação e que ele iria organizar uma cerimônia de shraddha. Portanto, Damodara cancelou sua passagem para a Índia, mas ao mesmo tempo começou a perder interesse nos seus estudos. Ele passou as noites seguintes meditando na natureza transitória deste mundo material. Na vida, os incidentes que agem como uma catalizador para a instrospecção e questionamento sobre o propósito da vida, acontece para indivíduos pela misericórdia inconcebível do Senhor Supremo. A esse respeito Srila Prabhupada afirma, “... é um poder especial de razão indagar 'Porque eu estou sofrendo'? Isso é um raciocínio especial. … “Bhagavad-gita diz, que de milhares, pode ser que alguém pode desenvolver esse poder de raciocíneo... Quando há algum ímpeto para despertar esse poder de raciocíneo, isso é chamado brahma jijnasa.” Isso é confirmado no primeiro verso do Vedanta Sutra, que afirma que a forma humana de vida tem como significado perguntar questões do que é a Verdade Absoluta e como resolver os problemas do sofrimento.

Ouvindo essas tristes notícias da passagem de sua mãe, o amigo de Damodara, Dr. Ravindra Pratap Rao, veio lhe ver. Dr. Rao sugeriu que eles dessem uma volta. Eles dirigiram da Pacific Coast Highway até praia de Laguna e ao chegar eles começaram a andar. Enquanto andavam pela costa eles viram alguns devotos da ISKCON cantando Harinam Sankirtan. De curiosidade, eles seguiram os devotos para descobrir para onde eles iam. Um dos devotos notaram que eles seguiam o grupo de Sankirtan e pararam para convidar Damodara e Dr. Rao para o templo local da ISKCON em Laguna Canyon. O devoto lhe explicou que todos os dias eles executam o cantar dos Santos Nomes do Senhor Krishna e o compartilhar do delicioso alimento santificado oferecido ao Senhor Krishna. Ele lhes pediu para visitar o templo e se juntar no cantar, dançar e nos festivais.

No dia seguinte, Dr. Rao foi ao templo sozinho e quando voltou contou a Damodara que os devotos foram maravilhosos e tudo no templo foi agradável. Todos os dias Dr. Rao insistia a Damodara para lhe acompanhar ao templo. Damodara, citando sua pressão acadêmica, recusava todas as vezes. Um dia Dr. Rao lhe contou que ele ouviu que Srila Prabhupada, o fundador da ISKCON, estava ficando Los Angeles e ele disse, “Amanhã vamos ir e ver Srila Prabhupada em Los Angeles”. Entretanto, Damodara se recusou, dizendo que ele estava extremamente ocupado no trabalho academico e não poderia ir com ele. De qualquer forma, Damodara encorajou Dr. Rao e pediu que contasse sobre sua visita. Dr. Rao dirijiu a Los Angeles e quando ele chegou ao templo, porque ele era um estranho, ele não pode ver Srila Prabhupada. Dr. Rao contou a Damodara, “Eu estava extremamente desapontado. Eu decidi esperar no meu carro e orar ao Senhor Sri Krishna. Um pouco depois, um devoto veio e informou que Prabhupada queria me ver. Eu ouvi como se minha oração ao Senhor Sri Krishna foi ouvida e imediantamente foi para o quarto de Srila Prabhupada. Quando Prabhupada me viu, ele disse, 'Você foi enviado pelo Senhor Krishna. Eu tenho orado ao Senhor Krishna para me enviar pelo menos um garoto indiano para me ajudar em minha missão. Krishna lhe enviou até mim.” Dr. Rao então pediu a Damodara, “Amanhã, vamos ver Srila Prabhupada”, Damodara denovo recusou. Esse incidente ocorreu por alguns dias – Dr. Rao ia e se encontrava Srila Prabhupada e na volta pedia a Damodara se juntar a ele no dia seguinte. Damodara se recusava a ir ver Srila Prabhupada dizendo que estava muito ocupado com seus estudos. Finalmente, um dia, Dr. Rao deu a Damodara um ultimato, dizendo, “Se amanhã você não me acompanhar na manhã para ver Srila Prabhupada eu não irei mais vir e lhe ver nessa vida. Nossa amizade estará acabada para sempre.” Damodara estava surpreso com a seriedade do seu amigo. Ele não tinha uma boa opinião dos Swamijis Indianos nos EUA, tendo ouvido de suas atividades. Ele erroneamente pensou que Srila Prabhupada pudesse ser como eles. Entretanto, devido a sua amizade, ele decidiu acompanhar o Dr. Rao no próximo dia. Algo similar ocorreu antes do primeiro encontro de Srila Prabhupada com Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur. Srila Prabhupada mais tarde contou sobre o encontro. “...em 1922 eu encontrei meu Guru Maharaj atravês da insistência do meu amigo íntimo, Mr. Narendranath Mullick. Eu não queria ir, mas meu amigo me forçou. Ele me contou, 'Há um bom sadhu. Vamos ir lá vê-lo.' Eu não gostava dos sadhus nessa época, devido ao meu espírito nacionalista. Portanto, eu disse, 'Eu tenho visto muitos sadhus. Eles geralmente vinham a casa do meu pai. Eu não estava satisfeito com seus compartamentos.' Mas meu amigo me trouxe a força dizendo: 'Não, eu ouvi essa pessoa falar e ele é muito elevado.' Portanto eu fui.” (Srila Prabhupada Lilamrita).

brahmanda bhramite kona bhagyavan jiva
guru-krishnaa-prasade paya bhakti-lata-bija

"De acordo com seu karma, todas as entidades vivas estão viajando por
todo o universo. Algumas delas estão sendo elevadas aos planetas
superiores, e algumas descendo aos planetas inferiores. De muitos
milhões destas vagantes entidades vivas, uma que seja muito
afortunada recebe a oportunidade de se associar com um mestre
espiritual fidedigno pela graça de Krsna. Pela misericórdia de
ambos, de Krsna do mestre espiritual, esta pessoa recebe a semente
da trepadeira do serviço devocional." (Chaitanya Charitamrita, Madhya 19.151)


Dessa forma, Srila Prabhupada menciona no seu comentário do Srimad Bhagavatam, verso 2.2.30, “Uma alma sincera é ajudada pelo Senhor atravês do encontro com um mestre espiritual fidedigno, o representante do Senhor. Pelas instruções de tal mestre espiritual, recebê-se a semente da bhakti-yoga.” Este encontro do futuro discípulo e mestre espiritual não é um encontro ordinário. É um arranjo divino do Senhor Supremo.

Aquela noite Dr. Rao dormiu no apartamento de Damodara. Ambos acordaram as 4 da manhã, tomaram seus banhos e dirigiram até o templo de Los Angeles. No caminho, Dr. Rao revelou que ele seria iniciado naquela manhã por Srila Prabhupada. Damodara surpreso pela rápida mudança na vida do seu amigo perguntou, “Você irá raspar a cabeça? Você irá usar dhoti açafrão no laboratório?" Dr. Rao respondeu, "Será o meu prazer". Damodara estava espantado pela determinação, entusiasmo e sinceridade do seu amigo. Ele disse, “Eu admiro sua grande coragem. Você deve ser abençoado por Srila Prabhupada."

Damodara tem seu primeiro deslumbre de Srila Prabhupada

Eles chegaram ao templo em Culver City. Srila Prabhupada estava saindo para sua caminhada matinal. Ele voltou de sua caminhada matinal depois de uma hora. Ele tomou darshan das Deidades e sentou na sua Vyasasana. Damodara permanecia perto das Deidades, de frente para Srila Prabhupada, exatamente oposto a Vyasasana. Damodara e Srila Prabhupada olhou atentamente nos olhos um do outro por alguns momentos. Srila Prabhupada começou a cantar - Sri-krishnachaitanya prabhu-nityananda sri-advaita gadadhara srivasadigaura- bhakta-vrinda. A mente de Damodara foi cativada pelo cantar devocional doce, melodioso e intenso de Srila Prabhupada. Imediatamente após a canção, começou a cerimonia de iniciação. Dr. Rao foi iniciado e foi lhe dado o nome espiritual, Ramananda Ray Dasa. Srila Prabhupada foi para seu quarto depois da cerimônia.

Ramananda Ray disse a Damodara, "Vamos subir para o quarto de Srila Prabhupada e vê-lo." Nessa hora, Damodara ficou ansioso e entusiasmado para ver Srila Prabhupada.

Ramananda Ray tinha carta branca para entrar no quarto de Srila Prabhupada. Srila Prabhupada tinha dado instrução de sempre que Ramananda Ray viesse, ele poderia vir a seu quarto. Depois de entrar no quarto de Srila Prabhupada, eles ambos sentaram diante dele. Ramananda Ray apresentou Damodara para Srila Prabhupada lhe informando que Damodara era de Manipur e estava trabalhando no seu Ph.D. em química na Universidade da California, Irvine. Srila Prabhupada ficou extremente feliz e atentamente, "As pessoas de Manipuri são descedentes de Babhruvahana, o filho de Arjuna. Eles foram Vaishnavas desde o tempo dos Pandavas e os Reis Manipuri estabeleceram muitos templos de Sri Krishna em Vrindavan, Radhakund, Nabadvip, etc." Srila Prabhupada apreciou a cultura Vaishnava de Manipur, especialmente sua música devocional e dança baseada nos passatempos de Sri Krishna. Srila Prabhupada então perguntou a Damodara, "Tendo nascido em uma família Vaishnava, porque você veio aqui, cruzando o oceano?"

Ramananda Roy apresenta Damodara para Srila Prabhupada

Srila Prabhupada adicionou, "Vocês, jovens acadêmicos e estudantes, vieram aqui nos EUA como pedintes para pedir conhecimento científico e dólares. Mas eu não vim aqui para pedir. Eu vim aqui para dar aos americanos algo muito valioso, do qual eles não tem – a cultura Bhagavata. Porque vocês também não fazem o mesmo que eu estou fazendo? Porque você estão simplismente pegando? Porque vocês também não dão algo?”

Esta afirmação de Srila Prabhupada para Damodara, no seu primeiro encontro, lhe afetou grandemente e similar a natureza da afirmação feita por Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakur a Srila Prabhupada no seu primeiro encontro – a instrução para apresentar a cultura Bhagavata nos países ocidentais.

Depois desse celébre encontro Damodara começou a visitar Srila Prabhupada em Los Angeles quase todos os dias e depois de um breve período de tempo, ele recebeu inciação espiritual. Na hora da iniciação, Srila Prabhupada lhe deu um nome espiritual, Svarupa Damodara Dasa. Mais tarde, depois de tomar iniciação de sannyasa o prefixo Bhakti foi adicionado e desde então ele ficou conhecido como Sripada Bhaktisvarupa Damodara Maharaja.

O templo da ISKCON Los Angeles é conhecido como Nova Dwarka e serviu como a sede de Srila Prabhupada nos anos 70. Quando visitava Srila Prabhupada em Los Angeles, Maharaja começou a lhe perguntar questões em assuntos como 'Qual é a natureza do mundo material? Qual é a Verdade Absoluta?' O que quer que um aspirante espiritual sincero da Verdade Absoluta encontra um mestre genuíno, este tipo de pergunta é natural. Srimad Bhagavatam reconta a história de Vidura encontrando seu mestre espiritual, Maitreya Muni, aonde Vidura similarmente perguntou a Maitreya Muni sobre a natureza da vida e do universo. Srila Prabhupada elabora no seu comentário dos versos 7-3 do Bhagavad-gita, onde ele diz “Há vários graus de homens, e dos milhares, um pode ser que esteja suficientemente interessado na realização transcendental para tentar conhecer o que é o ser, o que é o corpo, e o que é a Verdade Absoluta.”

Logo depois de sua iniciação, Sriman Ramananda Ray Dasa se mudou para Gorakhpur, India e abriu um centro da ISKCON. Infelizmente ele deixou esse mundo em 1976.

Maharaja é eternamente grato a Sriman Ramananda Ray Prabhu pela sua amizade espiritual e por ter lhe introduzido a Srila Prabhupada.

Srila Prabhupada pessoalmente fez Sripada Maharaja o GBC e diretor internacional do Instituto Bhaktivedanta. O Instituto Bhaktivedanta é um instituto de pregação para fazer apresentações científicas da consciência de Krishna. Como diretor internacional do Instituto Bhaktivedanta, Sripada Maharaja organizou quatro grandes conferencias internacionais (Mumbai, São Francisco, Calcutá & Roma), expondo líderes da comunidade científica ao ponto de vista Bhagavata. Ele organizou centenas de seminários e simpósios e pessoalmente se encontrou e entrevistou vários Prémios Nobel, homens do estado e pensadores líderes no mundo. Sripada Maharaja abriu o que agora é conhecido como templo ISKCON Tirupati no primeiro centro do Instituto Bhaktivedanta. Sripada Maharaja publicou dezenas de livros em ciência e espiritualidade. Este ano, afim de satisfazer Srila Prabhupada que lhe pediu, 'Você é um cientista, prove cientificamente que Deus é uma Pessoa', ele publicou um livro intitulado, 'Deus é uma pessoa' contendo seu diálogo com mais dois proeminentes Prémios Nobel. Hoje em dia, Sripada Maharaja é reconhecido em todos os circulos religiosos e científicos do mundo e é considerado umas das autoridades líder em 'ciência e espiritualidade'. Sripada Maharaja também escreveu um comentário científico dos primeiros quatro versos do Vedanta Sutra. Ele também editou e publicou ‘Savijnanam’, o jornal do Instituto Bhaktivedanta.

Sripada Maharaja inaugurou e está construindo o maravilhoso templo de jóias em Manipur, que ele nomeou ‘A Universidade da Cultura Bhagavata’. Ele estabeleceu a Ranganiketan Manipuri Cultural Arts Troupe, com o propósito de pregação cultural. Através de Ranganiketan, a cultura Bhagavata foi apresentada através do mundo em vias geralmente não acessíveis por metódos de pregação tradicionais. Sripada Maharaja é o fundador e diretor da Bhaktivedanta Institute Mission Schools e também da Sri Krishna Mission School no nordeste da Índia que tem acima de 3,000 estudantes. Ele também abriu um hospital de cura natural em Manipur para os devotos.

Sripada Maharaja dôou um pouco do seu tempo no tópico de diálogo intra-religioso. Nessa linha, ele participou em centenas de conferencias científicas e religosas, de paz e intra-religiosas ao redor do mundo. Ele é o membro do conselho mundial (depositário) da United Religions Initiative (URI), uma das maiores organizações intra-religiosas no mundo.

Uma vez quando Sripada Maharaja foi questionado por um de seus irmãos espirituais, ‘Por favor, você poderia nós contar algo sobre Srila Prabhupada que você se lembra mais?’ Sripada Maharaja respondeu que quando estava na presença de Srila Prabhupada, eles sempre sentiam a preocupação de Srila Prabhupada para com eles. Sripada Maharaja tinha vários discípulos pelo mundo e ele sempre estava preocupado com todos. Ele tinha uma política de porta aberta com seus discípulos e amigos. Incansávelmente e misericórdiosamente ele estava e sempre irá se doar para aqueles que procuram seu abrigo.

Sripada Maharaja estava constantemente viajando afim de realizar as instruções de Srila Prabhupada para ele. Ele deixou com seus discípulos muitas instruções, ambas gerais e pessoais para facilitar o Seva para Srila Prabhupada. Sripada Maharaja irá continuar a guiar os seus discípulos sinceros a servir Srila Prabhupada.

O desaparecimento de Sripada Maharaja foi glorioso tal como foi sua vida. Não é possível para nós glorificar apropriadamente nesse breve relato, nem seria possível para nós listar as numerosas instruções que ele deixou com seus seguidores. Nós oramos que o que nós escrevemos irá remover qualquer desinformação que tenha sido publicando recentemente na internet, ao providenciar um relato de primeira mão, do desaparecimento transcendental de Sripad Maharaja. Nós também incluímos um breve resumo do seu Seva para Srila Prabhupada para o prazer dos devotos.

A alguns anos atrás alguns de seus discípulos publicaram um livro chamado ‘Bhagavata Sevarpanam’ que descreve em grandes detalhes de que maneira Sripada Maharaja está realizando as instruções de Srila Prabhupada para ele. Se os devotos estiverem interessados, eles podem contatar o Instituto Bhaktivedanta, Kolkata, para adquirir uma cópia.

Sripada Maharaja nos disse que todo o seu Seva, seja o Instituto Bhaktivedanta, pregação cultural, dialogo intra-religioso, o templo de Manipur, ou viajando e pregando, eram todos iguais e simplesmente sua oferenda a Srila Prabhupada. Nós vemos todas essas atividades como petálas diferentes da flor de lótus que Sripada Maharaja está oferecendo ao seu divino mestre Srila Prabhupada.

Nós oramos pela misericórdia dos Vaishnavas que nós continuemos nossos serviço de ajudar nosso querido Guru Maharaja, Srila Sripada Bhaktisvarupa Damodara Swami, no seu serviço a Srila Prabhupada. Para nós ele não nos deixou, mas simplismente agora decidiu dar sua orientação a seus seguidores sinceros de uma maneira diferente do que antes.

Todas as glórias a Sripada Bhaktisvarupa Damodara Swami!
Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
Hare Krishna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .