haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Terapia Alimentar

Alimentação - Ayurveda

http://sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc4/hs429.snc4/47230_1487072171695_1080630638_1399882_1378874_n.jpg

O regime alimentar é uma das terapias mais importantes no Ayurveda. De fato, o tratamento ayurvédico principia com o regime alimentar correto.

As informações apresentadas não servem para tratamento de moléstias nem substituem os cuidados de NUTRICIONISTA. A restauração do equilíbrio é muito importante mas não é tudo.

A Nutrição Esportiva é bem conhecida e fornecemos um breve capítulo sobre ela.

Devido ao fato do alimento afetar os três níveis da nossa natureza por meio de um veículo físico, ele exerce uma profunda influência no inconsciente.

Durante o processo da alimentação, nossa energia e nossa mente se tornam vulneráveis e expostas a influências do ambiente, pois nos tornamos alvo das impressões e sentimentos do mundo que nos cerca. Não somos apenas o que comemos, mas também absorvemos algo das pessoas com quem comemos, bem como do lugar onde comemos.

Os impulsos do inconsciente são a parte mais difícil de ser mudada no que diz respeito à percepção, e são a fonte dos medos ocultos e dos desejos que mais perturbam. Portanto, não devemos subestimar o poder que o alimento tem de afetar os nossos pensamentos e comportamentos. O contrôle do regime alimentar nos ajuda no comando do subinconsciente e na liberação de seu conteúdo. Todo desequilíbrio na mente pertuba o sistema digestivo. Corrigir o regime alimentar ajuda a eliminar os hábitos inconscientes que causam intranquilidade mental.

Junto com o alimento que ingerimos, absorvemos diversas impressões sensoriais, sendo as mais evidentes o gosto dos alimentos, embora o cheiro, a consistência e a visão dele também desempenhem o seu papel. Mais impressões sutis entram em jogo através do modo como o alimento se desenvolveu e foi preparado e da atmosfera e do estado mente em que ele é ingerido.

O alimento, como todas as coisas no universo, consiste nas três qualidades cósmicas da Sattva (equilíbrio), Rajas (agitação) e Tamas (resistência). Estas se refletem nos elementos e impressões obtidos por meio do alimento.

QUADRO DA CONSTITUIÇÃO DE MENTE

REGIME ALIMENTAR Vegetariano Pouca carne À base de carne

SATTVA RAJAS TAMAS
ÁLCOOL E ESTIMULANTES Nunca De vez em quando Com frequência.
IMPRESSÕES SENSORIAIS Calmas e puras Misturadas Pertubadas
NECESSIDADE DE SONO Pouca Moderada Muita
FALA Calma e tranquila Agitada Tediosa
TRABALHO Altruísta Apenas objetivos pessoais Preguiça de trabalhar
RAIVA Raramente Às vezes Com frequência
DESEJO Pouco Considerável Muito
ORGULHO A pessoa é modesta. Egocêntrica
DEPRESSÃO Nunca Às vezes Com frequência
APEGO AO DINHEIRO Pouco Considerável Muito
ALEGRIA Comumente Parcialmente Nunca
CONCENTRAÇÃO Boa Moderada Pouca
MEMÓRIA Boa Moderada Pouca
SINCERIDADE Constantemente Na maior parte das vezes. Raramente
PAZ DE ESPÍRITO Geralmente Parcialmente Raramente
CRIATIVIDADE Muita Moderada Pouca
MANTRA . ORAÇÃO Diariamente Às vezes Nunca
MEDITAÇÃO Diariamente Às vezes Nunca


Regime alimentar Sattvico

Ser vegetariano não implica seguir estritamente uma dieta à base de alimentos crus, como saladas e frutas frrescas. O alimento vegetariano nutritivo, como substâncias integraais, sementes e oleaginosas, ajuda a compor o tecido cerebral. Alimentos crus, como saladas e frutas, desintoxicam o corpo mas não são apropriados para conservar nossa energia por longos períodos de tempo, paarticularmente se estamos sempre em movimento.

A dieta sattivica não significa apenas comida vegetariana, mas comida rica em Prana (energia), como frutas e vegetais orgânicos. Requer que se evite comida enlatada ou processada, e alimentos que contenham fertilizantes ou pesticidas. Os alimentos, para serem considerados frescos ou fonte de energia, devem ser consumidos na mesma refeição para a qual foram preparados, além de não serem cozidos em demasia.

Regime alimentar Rajásico e Tamásico

O alimento rajásico é extremamente temperado, salgado e ácido, como pimenta, alho, cebola, vinho, picles, sal em excesso, maionese, cremes ácidos e vinagre. A comida muito quente também é rajásica. Comumente a pessoa a pessoa ingere o alimento rajásico com estimulantes, como café e álcool. Esse alimento pode ser ingerido em circunstância rajásicas, como quando estamos aborrecidos, perturbados ou agitados. Esses alimentos causam hiperatividade e a irritabilidade, aumentam as toxinas no sangue e acarretam alterações n apressão. Esses alimentam perturbam os sentidos.

O alimento tamásico é a comida velha, requentada, rançosa, atificial, à base de frituras, oleosa ou pesada. Inclui carnes, especialmente de porco, gordura animal e vísceras de animais. A comida enlatada e artificial tende a ser tamásica aumentam as toxinas no sangue e acarretam alterações da pressão. O excesso de gordura, óleo, açúcar e massa é tamásico. Açúcar branco e farinha branca exercem um efeito de obstrução tamásico a longo prazo (embora a curto prazo o açúcar branco seja rajásico). O alimento frio é também tamásico e enfraquece o Agni (fogo digestivo). Esses alimentos embotam os sentidos e levam às emoções fortes.

Os seis tipos de paladar e a mente

- Sabor doce é o principal paladar sattivico. Energizante e harmonizante, reflete o amor.

- Sabores: picante, ácido e salgado são estimlantes e irritantes. Ativam os sentidos.

- Sabores: amargo e adstringente são tamásicos que equivale à depleção dos líquidos vitais.

Precisamos desses seis tipos de sabores em graus variados.

Não consideremos somente a natureza do alimento que ingerimos, devemos, também, considerar a nossa capacidade de digerí-lo. Mesmo quando ingerimos boa comida, se a nossa digestão é deficiente, esse alimento pode se tornar uma toxina. Os acúmulos tóxicos são eliminados do corpo físico por meio de canais excretores comuns na forma de urina, suor, etc.

A desintoxicação ayurvédica especial tem por objetivo nos ajudar a liberar os excessos junto com os elementos dispensáveis. O jejum e algumas ervas especiais são medidas importantes, que o corpo a eliminar as toxinas.

Um ítem muito importante é a desintoxicação ayurvédica. Se você se interessar, CLIQUE AQUI e terá uma noção sobre o assunto.


http://www.chowa.com.br/Terapias%20Ayurv%C3%A9dicas/Alimenta%C3%A7%C3%A3o/Alimenta%C3%A7%C3%A3o.htm

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .