haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 25 de julho de 2010

"Esta é a questão"



Aula de Srila Gurudeva

Esta é a questão



Volgograd, Russia, 13 de setembro de 2004.
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

--------------------------------------------------------------------------------

Primeiramente, ofereço minhas sinceras reverências aos pés de lótus do meu Gurudeva, Sri Srimad Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja, e as mesmas reverências aos pés de lótus do meu siksa-guru, om visnupada Sri Srimad Bhaktivedanta Svami Maharaja.

Talvez vocês saibam que eu vim de Vrndavana, um lugar muito distante deste país chamado de Rússia. Quando cheguei ao aeroporto de Moscou, os oficiais da alfândega nos trataram muito mal. Naquele momento eu prometi que não voltaria mais à Rússia. Mas agora vejo mais de 600 devotos aqui, recebendo-me e dando-me as boas-vindas, então me esqueci do que ocorreu no aeroporto.

Vocês sabem porque eu vim até aqui:

sri-caitanya mano bhistam sthapitam yena bhutale
svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam

[“Quando Rupa Gosvami me dará abrigo em seus pés de lótus? Porque ele compreendeu o desejo mais íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu, ele foi capaz de estabelecer Sua missão neste mundo e é muito querido pelo Senhor.” (Sri Prema-bhakti-candrika, Narottama dasa Thakura)

Srila Rupa Gosvami conhecia o sentimento de Sri Caitanya Mahaprabhu. Mahaprabhu inspirou em seu coraçãoo que Ele queria saborear e dar – a razão para o Sua descida vindo de Goloka-Vrndavana para este mundo. Foi em Prayaga que Sri Caitanya Mahaprabhu inspirou Seu objetivo e meta no coração de Srila Rupa Gosvami. Então em Puri, Ele pediu que Sri Nityananda Prabhu, Sri Svarupa Damodara, Sri Raya Ramananda e todos os Seus associados concedessem sua misericórdia a Srila Rupa Gosvami, de tal forma que ele pudesse estabelecer neste mundo o desejo mais íntimo do Senhor. Pela inspiração e misericórdia de Caitanya Mahaprabhu, Srila Rupa Gosvami escreveu o Bhakti-rasamrta-sindhu, Ujjvala-nilamani, Lalita-Madhava, Vidagdha-Madhava e muitos outros livros.

Sri Caitanya Mahaprabhu não é apenas Caitanya Mahaprabhu, mas Ele é o próprio Sri Krsna – que assumiu a beleza e os sentimentos internos de Srimati Radhika. Tudo o que Ele não pôde dar através dos passatempos de Krsna, Ele o fez como Sacinandana Gaurahari.

Sri Caitanya Mahaprabhu desceu a este mundo vindo de Goloka-Vrndavana, Goloka-Svetadvipa. O Seu motivo foi para dar krsna-prema.

anarpita-carim cirat karunayavatirnah kalau
samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam
harih purata-sundara-dyuti-kadamba-sandipitah
sada hrdaya-kandare sphuratu vah saci-nandanah

[“Possa o Senhor Supremo que é conhecido como o filho de Srimati Saci-devi situar-se transcendentalmente nas câmaras mais recônditas do seu coração. Resplandecente com o brilho do ouro derretido, Ele apareceu na Era de Kali por Sua misericórdia imotivada para conceder aquilo que nenhuma encarnação jamais oferecera anteriormente: a doçura radiante do mais sublime serviço devocional, a doçura do amor conjugal.” (Sri Caitanya-caritamrta Adi-lila 1.4)]

O Senhor Krsna tinha três razões internar para Seu aparecimento. Ele queria compreender e saborear o amor de Srimati Radhika. Além disso, embora Ele seja tão belo e doce, Ele não podia saborear a Si mesmo como Ela podia fazer:

sri-radhayah pranaya-mahima kidrso vanayaiva-
svadyo yenadbhuta-madhurima kidrso va madiyah
saukhyam casya mad-anubhavatah kidrsam veti lobhat
tad-bhavadhyah samajani saci-garbha-sindhau harinduh

[“Desejando compreender a glória do amor de Radharani, as maravilhosas qualidades dEle que somente Ela saboreia através de Seu amor, e a felicidade que Ela sente quando Ela realiza a doçura do amor; o Senhor Supremo Hari, ricamente dotado das emoções de Radhika, apareceu do ventre Srimati Saci-devi, assim como a lua aparece do oceano” (Sri Caitanya-caritamrta Adi-lila 1.6)]

Ele desejou conhecer e experimentar todos os humores e sentimentos de Srimati Radhika. “Sri radhaya pranaya-mahima...” Ele quis conhecer a glória do amor dEla, o que nEle fazia Ela enlouquecer e a natureza do prazer que ele experimenta por Se lembrar dEle. O sentimento que Ele saboreou então é denominado unnatojjvala-parakiya-bhava.

Ele quis dar Sua misericórdia: “karunayavatirnah kalau samarpayitum unnatojjvala-rasam sva-bhakti-sriyam”. Sva-bhakti-sriyam significa manjari-bhava. Ele assim o fez, mas uma vez que Ele desejava dar este presente, por que Srila Rupa Gosvami escreveu tantos livros como o Bhakti-rasamrta-sindhu e o Upadesamrta? Por que ele não escreveu sobre os tópicos de manjari-bhava – para o mundo inteiro e todos os devotos? Esta é a questão.

também há uma segunda questão: por que Srila Rupa Gosvami não escreveu somente um livro dizendo “Vocês são todos manjaris.”? Todos estão num mesmo estágio de bhakti ou em diferentes estágios? Existem milhões de estágios na vida devocional e somente um manjari-bhava. Este manjari-bhava é certamente nosso objetivo mais elevado, nossa meta última, mas Srila Rupa Gosvami escreveu em seu Bhakti-rasamrta sindhu:

sravanotkirtanadini vaidha bhakty uditani tu
yany angani ca tanyatra vijneyani manisibhih

[“Os angas de bhakti tais como sravana, kirtana, sri guru-padasraya e outros, os quais foram descritos relacionados à vaidhi-bhakti, também são úteis e necessários em raganuga-bhakti. Mas os sadhakas prudentes adotarão somente aqueles angas que nutrem seu bhava específio, evitando aqueles que o obstruem.”]

[Sripad Aranya Maharaja:] Aquelas pessoas que têm realização de Sri Krsna são muito pensativas e filosóficas. Elas concluíram que aqueles que têm desejo de seguir raganuga-bhakti ou o caminho da devoção espontânea, para elas é apropriado seguir todos os angas de vaidhi-bhakti começando por ouvir, cantar e lembrar. Todos os praticantes de raganuga-bhakti devem seguir as regulações e membros de bhakti que estão incluídos em vaidhi-bhakti, com exceção de alguns poucos itens. Eles não praticarão mudras, nem farão pranayama e não meditarão nos passatempos de Rukmini e Satyabhama com Krsna em Dvaraka; porque tais atividades são contrárias ao desenvolvimento de seus sentimentos internos.

[Srila Narayana Maharaja:] Srila Rupa Gosvami escreveu no Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.295):

seva sadhaka-rupena
siddha-rupena catra hi
tad bhava-lipsuna karya
vraja-lokanusaratah

[“O devoto avançado, que tem inclinação pelo serviço amoroso espontâneo, deve seguir as atividades de um associado em particular de Krsna em Vrndavana. Ele deve executar serviço externamente como um devoto regulado e também internamente através de sua posição auto-realizada. Assim ele deve praticar serviço devocional tanto externa quanto internamente.”]

Ele terá que seguir os Vaisnavas rupanugas, na forma deles de sadhaka-rupena como praticantes da vida devocional e em seu siddha-rupena, suas formas completamente perfeitas como associados de Sri Sri Radha e Krsna. Devemos seguir os ensinamentos de Srila Rupa Gosvami acerca dos membros de bhakti – as regras e restrições. Por um lado, rupanuga-bhakti não se manifesta por ler sastra ou por seguir regras e restrições, mas você entender que para desenvolver avidez por rupanuga-bhakti, é necessário seguir e observar as injunções do sastra. Você terá que obedecer ao sastra, senão você simplesmente criará perturbação.

sruti-smrti-puranadi-
pancaratra-vidhim vina
aikantiki harer bhaktir
utpatayaiva kalpate

"O serviço devocional ao Senhor que ignora as literaturas védicas tais como os Upanisads, Puranas e Narada-pancaratra é simplesmente uma perturbação desnecessária à sociedade."

VocÊ deve conhecer o significado de “seva sadhaka-rupena siddha-rupena catra hi.” O raganuga ou o rupanuga bhakta seguirá as regras e restrições de bhakti como Srila Raghunatha dasa Gosvami seguiu externamente e internamente ele seguirá o humor e sentimentos de Rati Manjari (a forma de Srila Raghunatha dasa Gosvami na Radha-Krsna-lila como uma servinha de Srimati Radhika.) Aqueles que não possuem avidez, isto é, que não estão no estágio de bhava-bhakti, não serão capazes de seguí-lo.

Siga, as instruções que estão escritas no Upadesamrta. Se vocês “boicotarem” o Upadesamrta, sua bhakti será somente ilusória e irá lhes enganar. Tentem seguir Srila Rupa Gosvami, que é akanda-guru-tattva, o princípio indivisível do guru.

Devemos saber que nem todos estão no mesmo estágio de bhakti. Cada pessoa está em um estágio diferente. Se uma pessoa é um neófito e não tem sraddha (fé), você pode lhe dizer “Você é uma manjari e você deve reservar um ticket exclusivo para o sentimento das manjaris”? Quero dizer a todos vocês que esta é uma idéia errada. Devemos tentar entender verdadeiramente e então seguir o verdadeiro significado de rupanuga. Existem alguns sintomas da pessoa que tem avidez por isto:

ksantir avyartha-kalatvam
viraktir mana-sunyata
asa-bandhah samutkantha
nama-gane sada-rucih
asaktis tad-gunakhyane
pritis tad vasati-sthale
ity adayo nubhavah syur
jata-bhavankure jane

[“Quando a semente da emoção extática por Krsna frutifica, os seguintes nove sintomas se manifestam no comportamento do devoto: perdão, consciência de que o tempo não deve ser desperdiçado, desapego, ausência de falso prestígio, esperança, avidez, um gosto por cantar o santo nome do Senhor, apego por ouvir as descrições das qualidades transcendentais do Senhor e afeição pelos lugares onde o Senhor reside, isto é, o templo ou um local sagrado como Vrndavana. Todos estes são chamados de anubhava, sinais subordinados da emoção extática. Eles são visíveis naquela pessoa em cujo coração a semente de amor por Deus começou a frutificar.” (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.3.25–26)]

Nityananda prabhu costumava pregar por toda parte. Quando Ele pregou na assembléia de Jagai e Madai, eles bateram nele e sangue fluiu de sua cabeça; ainda assim ele lhes deu krsna-prema. Ele pregou por toda a Bengala. O que ele estava pregando? Será que ele pregou “Oh, você é uma manjari?” Não, ele nunca fez isso.

Nityananda Prabhu é akanda-guru-tattva. Ele tem o humor e sentimento de uma manjari o não? Sim, ele é Ananga Manjari. Alguém pode pensar “Ele não tem o humor de uma manjari e não pregou isto – então ele não é guru. Não irei lhe obedecer. Somente obedecerei a Srila Rupa Gosvami.” Uma pessoa que pensar assim é uma completa farsa, um ofensor aos pés de lótus de todo o guru-parampara. Devemos adorar o guru-parampara. Aqueles que são pregadores puros do santo nome de Krsna conhecem o humor das manjaris, mas nem todos estão qualificados para ouvir sobre isto deles.

Sejam cuidadosos com isto. Não cometam ofensas aos pés de lótus dos Vaisnavas. Se alguem diz: “Há uma diferença de opinião entre Srila Gurudeva e Aranya Maharaja (ou qualquer outro discípulo), então seguirei Aranya Maharaja e não Gurudeva”, o que é isso? Isto é chamado guru-avajna (desprezar a autoridade do guru, considerando o mestre espiritual como sendo material e, portanto, invejando sua posição exaltada). É somente por cause de Gurudeva que qualquer Maharaja sabe quem Srila Rupa Gosvami é o que é o humor de uma manjari. Se você tem este tipo de idéia falsa, você deve corrigir seus sentimentos – de outra forma, todos os seus sentimentos desaparecerão.

Devemos ser muito cuidadosos. Eu disse isso para todos vocês, porque hoje em dia um vento está soprando nesta direção: “Nós seguiremos somente o humor de manjari e nada mais.” Não pensem assim. Se entrar em seu coração uma avidez verdadeira e transcendental por servir o casal Sri Radha e Krsna, todos os sintomas seguintes se manifestarão:

ksantir avyartha-kalatvam
viraktir mana-sunyata
asa-bandhah samutkantha
nama-gane sada-rucih
asaktis tad-gunakhyane
pritis tad vasati-sthale
ity adayo nubhavah syur
jata-bhavankure jane

[“Quando a semente da emoção extática por Krsna frutifica, os seguintes nove sintomas se manifestam no comportamento do devoto: perdão, consciência de que o tempo não deve ser desperdiçado, desapego, ausência de falso prestígio, esperança, avidez, um gosto por cantar o santo nome do Senhor, apego por ouvir as descrições das qualidades transcendentais do Senhor e afeição pelos lugares onde o Senhor reside, isto é, o templo ou um local sagrado como Vrndavana. Todos estes são chamados de anubhava, sinais subordinados da emoção extática. Eles são visíveis naquela pessoa em cujo coração a semente de amor por Deus começou a frutificar.” (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.3.25–26)]

aradhyo bhagavan brajesa-tanayas-tad-dhama vrndavana
ramya kacid-upasana vraja-vadhu-vargena ya kalpita
srimad-bhagavatah pramanam-amalam prema pumartho mahan
sri caitanya mahaprabhur-matam-idam tatradaro nah parah

["O Senhor Supremo Vrajendra-nandana Sri Krsna é minha Deidade adorável e Sua morada transcendental, Sri Vrndavana-dhama, é igualmente adorável. O melhor método para adorar Krsna é aquele adotado pelas gopi-ramanis, as jovens moças de Vraja. O Srimad-bhagavatam é a evidência imaculada e a maior evidência autorizada disto. Este krsna-prema é o supra-sumo e a meta mais elevada da vida humana – estando além de dharma, artha, kama e moksa. Esta é a opinião de Sri Caitanya Mahaprabhu. Nós temos respeito supremo pela Sua conclusão e não temos inclinação ou respeito por nenhuma outra opinião enganadora."]

Srimad-bhagavatam é a evidência imaculada acerca dos passatempos transcendentais do Senhor Krsna. Mas no Srimad-bhagavatam, o humor de manjari está diretamente escrito em algum lugar? Não, embora indiretamente ele esteja indicado em muitos lugares. Nem mesmo há uma menção direta do nome de “Srimati Radhika”, “Lalita” ou “Visakha.” Por quê? Será que Srila Vyasadeva ou Srila Sukadeva Gosvami não sabiam os nomes delas? Pelo contrário: Srila Sukadeva Gosvami desmaiaria ao dizer o nome de Radha.
Uma vez que o Srimad-bhagavatam não declarou abertamente sobre o humor de manjari, também não devemos fazê-lo. Não somos melhores do que Sri Vyasadeva, Srila Sukadeva Gosvami, Srila Rupa Gosvami ou Sri Caitanya Mahaprabhu. Devemos manter este humor em nossos corações, como uma esposa que tem um amante não dá ao seu marido nenhuma pista sobre isto. Na Índia é feito dessa maneira, mas no Ocidente não é assim. Os ocidentais podem ter mais de um marido ao mesmo tempo, não temproblema, mas na Índia, declarar o amor por outro causaria um enorme problema.

Eu peço que se vocês sentirem que têm avidez pelo humor de manjari, mantenham isto em seus corações de tal forma que ninguém perceba nem sequer um traço disto. De outra forma, em um dia ou dois, ofensas surgirão. Mantenha seu sentimento dentro como cânfora. Se a cânfora queima ao ar livre, ela irá evaporar, ao passo que se ela for mantida escondida a portas fechadas, ela terá sua fragrância aumentada. É muito bom se alguém tem verdadeira avidez. Eu aprecio isto e dou minhas bênçãos do coração para vocês que têm este sentimento. Mas se você considerar que tem tal sentimento, mantenha-o em seu coração e não perturbe os outros, pois, de outra forma, eles vão reunir muitas amigas e se ocupar no assim chamado humor de parakiya (conexão ilícita e imoral com o sexo oposto).

Meu pedido é: não fiquem doidos para se tornarem uma manjari. Tentem seguir primeiro o Sri Upadesamrta e então os outros escritos de Srila Rupa Gosvami. Vocês podem então gradualmente subir ao topo da árvore de bhakti. Não tentem pular de uma vez para o topo da árvore, pois vocês podem cair e quebrar seus braços e pernas e rachar sua cabeça. Sejam cuidadosos.

Nas aulas a noite, iniciaremos nossa discussão com anyabilasita sunyam (o verso que explica a definição do que é bhakti pura), Srimad-bhagavatam, e então chegaremos aos doces passatempos de Krsna.

Conselho editorial: Sripad Madhava Maharaja and Sripad Brajanatha dasa
Transcrição e digitação: Vasanti dasi
Edição: Syamarani dasi
Tradução para o Português: Basanti dasi
radheee ..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .