haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 27 de julho de 2010

Dúvida sobre Guru fidedigno ?‏

by ; http://br.groups.yahoo.com/group/krishna-katha


Caro Radha-Krysna,

Hare Krishna!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Olhe, eu entendo que agora você tente se explicar, mas acaba mostrando inda mais descortesia (para dizer o mínimo). Veja:


1- Você não pode vir a um fórum da ISKCON, apresentar textos espirituais que nem você nem o mundo ocidental em geral conheceria se não fosse a ISKCON, contrariar o entendimento da ISKCON, e ainda debochar da ISKCON e seus membros, sugerindo suicídio ( !? ) e dizendo que "é muito avançado e não segue conceitos materiais de religião", listando a ISKCON como exemplo, como fez abaixo:

Citando Radha-Krysna:

Já podemos percerber a diferença de avanço espiritual entre eu e vc, estou livre desses seus conceitos materiais de religião: ISKCON, CHAITANYA-MATHA, ETC...

...se... cai...a melhor coisa que essa pessoa tem a fazer é suicidadar-se...

Esta última citação sua é de uma inconsequência atroz: pessoas podem morrer prematuramente por influência sua. Você quer esse karma e essa dor na consciência? E as pessoas perdendo a fé na religião (dharma) por seguirem o seu "assim chamado" avanço e "morrendo" para a espiritualidade? Você quer ser um "matador da alma" (Iso. 3)? É este seu "legado", que você quer deixar para as pessoas e para o mundo?


2- Ninguém tem que te convencer de nada. Você é que veio aqui com três proposições e pediu nossa confirmação, dentro de certas regras que você mesmo, arbitrariamente, estabeleceu. Diversos devotos, sérios e com diversas responsabilidades, embora não devam nada a você, pararam seus diferentes afazeres para lhe dar atenção e te ajudar a esclarecer as dúvidas. E foram contrários as suas colocações. Apenas para registro, repito de minha parte:

"...se tenho um guru e ele cai, quer dizer então que ele não é um guru fidedigno, certo?" - Errado: a literatura védica está repleta de exemplos (citados aqui) de pessoas fidedignas, sinceras, que tiveram problemas e mais tarde se recuperaram. Ademais, mesmo quando presente no planeta, muitas pessoas pensavam equivocadamente que Srila Prabhupada não era um guro fidedigno, senão muitas dessas pessoas teriam ajudado-o na missão dele (ISKCON), ou teriam ajudado muito mais do que dizem ter feito.

"...se o guru não é fidedigno eu não tenho conexão com Sri Krsna, certo?" - Errado: nesse ponto ficou claro que o texto do Ciência da Auto Realização define que não existe isso de guru ruim. Se é ruim, não é guru. Ou seja, enquanto a pessoa atua como um autêntico representante de Krishna (sem querer ser melhor do que o seu próprio guru, sem querer tomar o lugar de Krishna, e permanencendo humilde no serviço simples ao próprio guru), então ela é um guru fidedigno, imediatamente. De igual modo, se o guru abandona o serviço ao seu próprio guru, foge do siddhanta ensinado pelo seu guru, ou se torna um impersolnalista ou niilista, então, também imediatamente, deixa de ser guru fidedigno. Também, se, e quando, recuperar-se de sua queda, volta a ser um guru fidedigno, também imediatamente. E enquanto permanecer "de pé". E aquele que nunca "levantou" (nunca foi fidedigno), não "caiu": ele sempre esteve caído: impersonalistas, niilistas (vide pranama mantra de Srila Prabhupada) e invejosos costumazes do sucesso de Srila Prabhupada ou da missão que Srila Prabhupada estabeleceu neste mundo, a ISKCON, são alguns exemplos práticos muitos evidentes.

"...se eu estiver com o racíocinio certo, então devo procurar um novo guru (fidedigno), certo?" - Errado: como o raciocínio está errado, a conclusão também está. Ocorre que existem procedimentos para verificar se o guru está, e permanece, em condição caída, e que também é baseado em guru (no caso, siksha-gurus), sadhu (membros mais experientes e capacitaddos da comunidade) e shastra (escrituras). Senão, a cada vez que fôssemos contrariados pelo guru, sairíamos trocando de guru. E guru, entre outros significados, quer dizer "aquele que impõe disciplina". A vontade de "fugir" dessa disciplina é natural, e deve ser evitada com seriedade e auto-controle. Ou seja: o discípulo também deve ser um discípulo fidedigno.


3- Por ter sido contrariado, você descortezmente não só não agradeceu ninguém, como ainda, diversas vezes, aumentou suas "exigências" e mudou sus regras, como se alguém aqui não tivesse outra obrigação na vida a não ser fazer sua "lição de casa", a pesquisa do assunto para você. Ora, é você que tem uma tese contrária ao siddhanta da ISKCON. Então, cabe a você provar, e não inverter o ônus da prova para nós. E agora você revela que, além de tudo, nem mesmo se dá ao trabalho de ler as respostas que recebe ( !!? ).


4- Façamos uma analogia: se fosse um ambiente de trabalho, e um colega do seu trabalho tivesse dúvidas, e para cada resposta que recebesse de um companheiro, respondesse "não entendi nada do que você disse". E "exigisse" mais e mais explicações, para as quais nem desse ouvidos. E ainda por cima, insinuasse que o chefe deveria morrer. Você diria que o problema desse colega é de "entendiento"? Ou é de "surdez cognitiva" intencional (falta de vontade de querer ouvir e acatar)? Ou de loucura mesmo?. Em todo caso, quanto tempo você acha que ele vai "durar" naquele emprego, se não mudar de atitude? Quem é que vai aquentá-lo? O que de útil ele pode fazer alí, com esse tipo de atitude arrogante?


5- Veja, desdo o início pairava a desconfiança que você não leu direito o texto todo do livro Ciência da Auto Realização (que você mesmo propôs) que fala sobre guru. E já foram feitas várias referências a passagens de outros textos védico, como Srimad Bhagavatam e Caitanya Caritamrita, e você se comporta como se desconhecesse os textos, ou fizesse questão de ignorá-los. Faça um leitura (ou releitura) dos textos citados, atentando principalmente para a sinomínia (multiplicidade de significados) dos termos guru, discípulo, sannnyasa, pureza, instituição, sociedade, liderança e afins. E leia os textos por completo, pois talvez a resposta que procura esteja mais para o final de cada texto, e/ou em uma meditação subsequente no conjunto todo.


6- Existe em suas colocações muita mistura de diferentes conceitos. No tocante a guru, veja: você pode ler esta mensagem porque teve um professor(a) de português, que foi seu guru de gramática. Se não houvesse alguém misericordioso para te ensinar a ler (ser seu mestre de letras), você seria um analfabeto. Poderia ter sido outro professor, mas foi esse específico que te ensinou. Você deve a ele o saber ler, e isso nunca poderá ser tirado dele. Inclusive, os pais são gurus também. Aliás, nunca leu Iluminação pelo Caminho Natural? Mal comparando, no seu entendimento, se um médico fica doente um dia, ele nunca foi médico (hãã?). Se um bombeiro um dia se queima, ele nunca foi bombeiro (?!). É essa sua lógica "brilhante"?


7- Por fim uma vez que você gosta de citações, deixo uma, e um pedido:

Citando Srila Prabhupada:

"A Sociedade Internacional da Consciência de Krishna foi estabelecida em Nova Iorque no ano de 1966. Depois de minha chegada aos Estados Unidos em setembro de 1965, tive de submeter-me a uma difícil luta, e em 1966 aluguei uma lojinha e um apartamento no nº 26 da Segunda Avenida. Quando a ISKCON se estabeleceu, um jovem chamado Chuck Barnett e algumas outras pessoas juntaram-se a mim, para formarem o núcleo do futuro desenvolvimento da instituição. Naquela época, eu costumava cantar o maha-mantra Hare Krishna sob uma árvore no Tompkin's Square Park em Nova Iorque. Sriman Barnett e outro rapaz, Bruce, foram os primeiros que começaram a dançar diante de mim, mas depois outros membros da platéia juntaram-se a eles. O New York Times publicou uma reportagem sobre isso, com nossa foto e uma manchete declarando que eu estava atraindo para o movimento Hare Krishna a geração mais nova.
Mais tarde, Chuck e Bruce, juntamente com outros, tornaram-se meus discípulos iniciados, e posteriormente, em 1970, ambos aceitaram sannyasa, passando a chamarem-se Acyutananda Swami e Brahmananda Swami. Agora, Brahmananda está pregando na África, e Acyutananda está pregando na Índia.
Quando adoeci em 1967, deixei os Estados Unidos e voltei para a Índia. Sriman Acyutananda não conseguia permanecer separado de mim, e portanto foi reunir-se a mim em Vrindavana. Desde então, Acyutananda Swami tem trabalhado na Índia com muito afinco. Ele tem pregado intensamente em Calcutá e em outras partes da Bengala, aprendeu a cantar em bengali e tocar mridanga como um hábil profisssional, e agora compilou este livro de canções bengalis com explicações em inglês.
Estou deveras satisfeito de ver esta coleção de canções compostas por Thakura Bhaktivinoda, Narottama dasa e outros acaryas da comunidade (sampradaya) Gaudiya Vaishnava. As canções compostas pelos acaryas não são canções comuns. Quando cantadas por vaishnavas puros que seguem as regras e regulações que caracterizam o vaishnava, elas são verdadeiramente eficazes em despertar a consciência de Krishna que está latente em toda entidade viva. Recomendei a Sriman Acyutananda Swami que cantasse mais canções do padavali vaishnava e que as transcrevesse em livros para que meus muitos discípulos e outras pessoas nos países ocidentais pudessem tirar proveito dessas músicas e assim avançar mais e mais em consciência de Krishna.
Outorgo todas as minhas bençãos à tentativa genuína que Acyutananda Swami vem empreendendo para avançar em consciência de Krishna. Espero que assim ele avance mais e mais, nunca deixando que maya lhe sirva de empecilho. Devemos sempre lembrar-nos do perigo da influência de maya e procurar salvar-nos de seu grande poder. Portanto, devemos sempre imergir na doçura transcendental do kirtana-rasa, pois kirtana-rasa é a situação mais segura neste mundo material. Hare Krishna.
A.C. Bhaktivedanta Swami."
Livro Canções Vaishnavas - Prefácio
1973(?)
Editora BBT
2ª edição - maio de 1996
(grifos nossos)


Agora algumas considerações e o pedido:

Caro Radha-Krysna, você teria algum elegio a fazer a Srila Prabhupada, por ter se preocupado com a organização institucional da ISKCON (fundar o "núcleo do futuro desenvolvimento da instituição")? Ou gostaria de chamar Srila Prabhupada de guru vigarista por ele estar, nas suas próprias palavras, apegado a "conceitos materiais de religião"?

Você teria algum elogio a Sriman Acyutananda, por tão cedo ter aceitado, e em idade tão precoce, as responsabilidades de um título (Swami) tão difícil? Ou elogiá-lo por ter ido para a Índia no início dos anos 70, para pregar para indianos? Ou, ainda, elogiá-lo por ter satisfeito Srila Prabhupada ("estou deveras satisfeito") com a compilação do livro de Canções Vaishnavas? Ou você gostaria de dizer que tudo isso era encenação de um vigarista? E também chamar Srila Prabhupada de tolo, por não ter percebido a "enganação"? Ou, ainda, chamar Srila Prabhupada de "cúmplice"?

Você teria algum elogio para Sriman Brahmananda, por ter ido pregar na África, como Sannyasi, com tão pouca idade? Gostaria de dizer que você imagina a dedicação dele a Srila Prabhupada naquele tempo? E que vendo a gratidão de Srila Prabhuapada por ele, se sente inspirado a também ser um missionário? Ou você gostaria de insultá-lo dizendo que ele também estava fazendo uma encenação, e gostaria de chamar todos de "quadrilha de vigaristas"?

Ou você, também, ignora que o sannyasi é o mestre (guru) de todos os varnas e asramas? E insiste em ver guru apenas como um "chefe" institucional, que você, iluminado, vai "desbancar"?

Que tal, em vez de só se preocupar com o status do guru, se preocupar em você mesmo ser um melhor discípulo?


Agora, o meu pedido. É muito simples: nos diga quem é seu guru atual - esse de quem você aprendeu esse conceito equivocado de "superguru" e esse jeito "dissimulado" de agir? Qual a sua comunidade/sampradaya e como eles veem esse tipo de atitude sua? E qual o guru fidedigno (de uma sampradaya autêntica), que agora você tem em mente?

É o mínimo que você pode nos dizer, depois do que aprontou aqui. E dado a penetração do Krishna-Katha, vamos orar a Krishna para que as notícias que chegam da França não tenham nada a ver com o "incrível dinamismo" com que você nos presenteou.

Gopala Dasa (HDG)
Recife-PE - Brasil
Em 26 de julho de 2010.






Nota do Blog ; ESTAMOS NO AGUARDO DE UM DOCUMENTO UMA SATISFAÇÃO ONDE PROVA QUE NA ISKCON ATUAL OS GURU SÃO PUROS E VERDADEIROS LIGADOS AOS SASTRAS , ESCRITURAS SAGRADOS POR MEIO DA DIVINA CORRENTE DE SUCESSÃO DISCIPULAR ....AQUELES QUE AINDA RESTÃO EM PÉ ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .