haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 25 de maio de 2010

*Srimad-Bhagavatam 7, 4. 31-32

enviado por :

Seu servo_gostha-vihari dasa (PS)


*Srimad-Bhagavatam 7, 4. 31-32

Hiranyakasipu aterroriza o Universo

[Neste ensejo, descrevem-se as qualidades de Maharaja Prahlada, o filho de Hiranyakasipu.] Ele possuía verdadeira cultura que o caracterizava como brahmana qualificado, tendo ótimo caráter e era cheio de determinação de entender a Verdade Absoluta. Exercia pleno controle sobre seus sentidos e sua mente. Tal qual a Superalma, era bondoso para todas as entidades vivas e era o melhor amigo de todos. Para as pessoas respeitáveis, agia exatamente como um servo dócil, para o pobre, era como um pai, aos seus iguais, era apegado como um irmão compassivo, e seus professores, mestres espirituais e irmãos espirituais mais velhos, ele os considerava como estando no mesmo nível da Suprema Personalidade de Deus. Ele estava inteiramente livre do orgulho desnatural que poderia ter surgido por causa de sua boa educação, riqueza, beleza, aristocracia e assim pordiante.

[gold_logo_sm.gif]

Significado dado por sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Fundador-Acarya da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna

Significado: Estas são algumas das qualificações do vaisnava. O vaisnava é automaticamente um brahmana porque o vaisnava tem todas as boas qualidades do brahmana.

samo damas tapah saucam

ksantir arjavam eva ca

jñanam vijñanam astikyam

brahma-karma svabhava-jam

“Tranqüilidade, autocontrole, austeridade, pureza, tolerância, honestidade, sabedoria, conhecimento e religiosidade – estas são as qualidades comas quais os brahmanas trabalham.” (Bg. 18.42) Estas qualidades manifestam-se no corpo do vaisnava. Portanto, como indicam aqui as palavras brahmanyah sila-sampannah, o vaisnava perfeito também é um brahmana perfeito. O vaisnava está sempre determinado a compreender a Verdade Absoluta, e, para entender a Verdade Absoluta, precisa-se exercer pleno controle sobre os sentidos e a mente. Prahlada Maharaja possuía todas estas qualidades. O vaisnava sempre é benquerente de todos. Os seis Gosvamis, por exemplo, são descritos com as seguites palavras: dhiradhira-jana-priyau. Eles mantinham bom relacionamento com a nobreza e com a plebe. O vaisnava deve ser igual com todos, independentemente das posições em que estejam situados. Atmavat: O vaisnava deve ser como o Paramatma. Isvarah sarva-bhutanam hrd-dese ‘rjuna tisthat. O Paramatma não odeia ninguém; de fato, Ele está no coração de um brahmana, mas também está inclusive no coração de um porco. Assim como a Lua jamais se recusa a derramar mesmo sobre o lar de um candala seus raios agradáveis, o vaisnava jamais se recusa a agir em prol do bem-estar alheio. Portanto, o vaisnava sempre obedece ao mestre espiritual (arya). A palavra arya refere-se àquele que é avançado em conhecimento. Alguém cujo conhecimento é deficiente não pode ser chamado arya. Entretanto, na época atual, usa-se a palavra arya para referi-se àqueles que são ímpios. Esta é a desafortunada situação de Kali-yuga.

A palavra guru aplica-se ao mestre espiritual que inicia seu discípulo no avanço da ciência de Krsna, ou consciência de Krsna, como afirma Srila Visvanatha Cakravarti Thakura (sri-bhagavan-mantro-padesake guruv arthah).

*Todas as glórias a Srila Prabhupada !

Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Quem canta Hare Krishna seus males espanta !

“Colabore”


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .