haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Verdadeira Rendição

.




Sripad Bhaktivedanta Vana Maharaj

Austrália, 2007

De acordo com o verso citado por Prahläda Mahäräja, iti puàsärpitä visñau, primeiro devemos nos render ao Senhor (saranägati), e então seremos qualificados para executar bhakti, serviço imaculado. O Bhagavad-Gita declara:


sarva-dharmän parityajya

mäm ekaà çaraëaà vraja

ahaà tväà sarva-päpebhyo

moksayisyämi mä sucaù


“Abandone todas as variedades de dharmas e simplesmente renda-se a Mim. Eu o libertarei de todas as reações pecaminosas. Não tema.” (BG 18.66)


Isso é rendição, saranägati. Depois do Gita é que Bhakti surge, ou seja, depois do Gita vem o Srimad-Bhägavatam. Meu Gurudeva disse isso muitas vezes: o Bhagavad-Gita fala sobre como se entregar ao Senhor (saranägati), mas o modo de se praticar o serviço devocional puro está descrito no Srimad-Bhägavatam. Dentre santa, däsya, säkhya, vätsalya e mädhurya, o Srimad-Bhägavatam discursa especialmente sobre mädhurya-bhakti, o humor das gopés. sréla Visvanatha Cakravarti Pada muito claramente explica:


ärädhyo bhagavän vrajeça-tanayas tad-dhäma våëdävanaà

ramya kaçcid upäsanä vraja-vadhu-varga-vérya kalpita

srémad-bhägavatam amalaà puräëaà premä pum-artho mahän

sré-caitanya mahäprabhor matam idaà tatradaraù na paraù.


“Bhagavän Vrajendranandana Sri Krsna é nosso único objeto de adoração. Da mesma forma que Ele é adorável, assim também é Sua morada transcendental, Sri Våndävana-dhäma. O humor no qual as jovens vaqueiras de Vraja (as gopés, especialmente Srimati Rädhikä) O adoram é a forma mais elevada e completa de amor por Deus. O Srémad-Bhägavatam, por si só, é a evidência escritural imaculada disso (sabda-pramana) e krsna -prema é o supremo objetivo da vida (a quinta e mais elevada meta da vida humana – além da religiosidade mundana, desenvolvimento econômico, gratificação sensorial e liberação impessoal). Esses são os ensinamentos de Sri Caitanya Mahäprabhu (gaura-vani). Aderimos a essa conclusão (siddhanta) com suprema consideração, e não possuímos qualquer inclinação ou respeito por outras conclusões ou ensinamentos enganadores.” (Caitanya-manjusa, Sréla Visvanatha Cakravarti Pada)


Essa é a opinião do Senhor Caitanya Mahäprabhu. Nossa Deidade adorável, ista-deva, é somente Vrajendranandana Syämasundara, Gopéjanavallabha. No pranama-mantra de Krsna é dito:


he krsna karunä-sindho

déna-bandho jagat-pate

gopeça gopikä-känta

rädhä-känta namo ’stu te


“Ó meu querido krsna, Você é o amigo dos caídos e a fonte da criação. Você é o mestre das gopés e o amado de Rädhärani. Ofereço minhas respeitosas reverências a Você.”


Aqui neste verso, apalavra krsna significa Visnu , que também é um nome de Krsna . Este Krsna não é nossa aradhyo-deva (deidade adorável, também chamada de ista-deva). Karuna-sindho, o oceano de misericórdia, também não é nosso objeto de adoração suprema. Déna-bandho, aquele que é amigo dos caídos, também não é. Jagat-pate, o Senhor do Universo, não é nossa ista-deva. Gopesa, o Senhor das vacas também não o é. Gopikä-känta, o amado das gopés? Não! E por que não? Por que Candrävalé também é uma das gopés. Então quem é nossa deidade adorável? Rädhä-känta, o amado da minha Swamini, Srimati Rädhika.


shyame räma-rämana-sundarata-varishtha

saundarya-mohita-samasta-jagaj-janasya
shyamasya vama-bhuja-baddha-tanum kadaham


tvam indira-virala-rupa-bharam bhajami


Sri Rupa Gosvämi, no Sri Gandharva Samprarthanastakam, glorifica: shyame räma-rämana-sundarata-varishtha-saundarya-mohita-samasta-jagaj-janasya: “He Srimati Radhika, Suas atividades e beleza são incomparáveis! Mesmo um pouco de Sua efulgência não pode ser comparada a milhões e milhões de Lakshmis . Quando Syämasundara Te abraça, sua beleza é maravilhosa”. Por isso, nossa ista-deva é Våndävanesvaré, Rädhä-Krsna . Quando Krsna abraça Srimati Rädhika, este Krsna , juntamente com Srimati Rädhika, são nossa ista-deva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .