haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Utilize cada momento para alcançar o verdadeiro bem-estar

,
sri sri guru gauranga jayatah!




Dedicado a nitya-lila pravistha om visnupada
Sri Srimad Bhakti Prajnana Kesava Gosvami Maharaja

Inspirado por e sob a guia de
Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja



Utilize cada momento para alcançar o verdadeiro bem-estar
por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada


.
Sri Bhagavan disse: “Uma pessoa verdadeiramente inteligente deve se afastar das más companhias e buscar a associação dos santos que, através de suas instruções, arrebentam os nós que atam nossas mentes aos apegos mundanos” (Srimad-Bhagavatam 11.26.26). Isto significa que para nosso verdadeiro bem-estar devemos sempre aceitar a guia de um guru verdadeiro e não sermos desviados por gurus falsos. O guru nunca aceita preya-pantha, o caminho do prazer, pois ele é um seguidor do sreya-pantha, o caminho do verdadeiro bem-estar. Ele instrui seus discípulos e outros acerca de como andar ao longo deste caminho verdadeiro assim como seu próprio guru fidedigno o instruiu.

Se um discípulo pedir ao guru permissão para beber álcool, o guru certamente desaprovará e nunca concederá tal permissão. Quando o guru não favorece o discípulo em suas preces em prol da realização dos desejos de sua mente, tal discípulo provavelmente abandonará o guru. Tais discípulos somente aceitam aqueles gurus que estão prontos para suprir o combustível do desejo deles de se entregar ao desfrute sensorial. Nos dias de hoje, aceitar um guru tornou-se uma moda, algo que não se destina ao verdadeiro bem-estar do discípulo mas que visa obter aprovação para os próprios prazeres sensoriais. Assim como ao escolher um barbeiro ou uma lavadeira, tais escolhas somente satisfazem os costumes sociais ou familiares.

Tão logo a verdade seja determinada, deve ser logo colocada em prática ardentemente na mesma hora. Uma vez que a duração de nossa vida é muito curta, não devemos desperdiçar sequer um momento do que ainda nos resta dela ocupando-se com assuntos mundanos. Ao invés disso, devemos utilizá-la para realizar serviço a Sri Hari. O Rei Khatwanga alcançou o benefício mais elevado por se ocupar no serviço ao Senhor Hari durante um muhurta (quarenta e oito minutos) e Ajamila simplesmente por servi-Lo no momento da morte. A seguinte história ilustra este ponto:

Sivananda Bhattacharya – por fé um Sakta, um adorador da deusa Kali ou Durga – enviou seu filho Rama-krsna para comprar alguns animais para o sacrifício, como cabras e búfalos, bem como outros artigos necessários para o festival de Durga-puja que se aproximava. Quando Rama-krsna estava voltando para casa após fazer as compras,encontrou Srila Narottama Thakura, um santo da ordem mais elevada. Após Srila Narottama Thakura intruir o jovem, a mente do menino mudou completamente. Ele deixou os animais livres com o objetivo de receber iniciação do Thakura e voltou à casa de mãos vazias.

Sivananda aguardava ansiosamente pelo retorno de seu filho com as cabras, búfalos e outros artigos para a adoração da Deusa. Ao ver que ele retornara sem nada, perguntou sobre os itens. Sri Rama-krsna respondeu que tinha sido abençoado ao receber a graça do ilustre Vaisnava Srila Narottama. Ao ouvir isto, seu pai teve um acesso de cólera excessiva e chamou-lhe da desgraça da família por ter aceitado um guru que não nascera em uma família brahmana.

Rama-krsna foi tão afortunado que ao ouvir a Verdade da boca de Thakura Mahasaya,foi erguido do lamaçal mundano e de uma vez abandou os deveres deste mundo como sendo deploráveis e insignificantes com o objetivo de se ocupar em serviço a Hari.

Uma vez que não podemos contar nem sequer com a duração de uma respiração, pois esta pode ser nossa última, devemos utilizar este momento para alcançar nosso verdadeiro bem-estar. Neste sentido, não devemos dar ouvidos às pessoas deste mundo que podem nos aconselhar a fazer o contrário. No Srimad Bhagavatam (5.5.18) Sri Rsabhadeva nos ensina que “Somos engolidos pela morte e que não devemos ter como nosso bem-querente nem obedecer àqueles que não nos liberam dela, mesmo se tal pessoa for um guru (como Sukracarya para Bali), um parente próximo (como Ravana para Vibhishana), um pai (como Hiranyakasipu para Prahlada), uma mãe (como Kaikeyi para Bharata), um semi-deus (como Indra para Nanda) ou um marido (como os yajnika-brahmanas cujas esposas eram devotadas a Sri Krsna). Este era o caso de Sri Rama-krsna Bhattacharya, que causou ao seu pai certo desagrado para assegurar seu verdadeiro bem-estar.



adaptado do The Gaudiya Volume 24, n.10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .