haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2010

RADHE RADHE

.

por : Ranga dd




hari katha :

(Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 4.165 – tradução de Srila
Prabhupada Bhaktivedanta Svami Maharaja)


Ela é Krsna-mayi; Ela vê o Senhor Krsna em todos os lugares, dentro e fora de Si mesma. Onde quer que Sua mente ou sentidos estejam, tudo ocorre com o propósito voltado ao tema "Krsna". Quando Ela vê uma árvore tamal Ela pensa, "Ó, lá esta Krsna". O nome dEla é Srimati Radhika face a dois fatores a saber: Ela satisfaz a todos os desejos de Sri Krsna e Ele próprio A adora e A corteja. Um exemplo da adoração dEle dá-se no momento em que Ele deixa a dança da rasa e A leva Consigo a um local solitário. Naquele ensejo, até mesmo as vipaksa-gopis (grupo de gopis rivais ao grupo das gopis de Srimati Radhika) deferiram a este respeito. Radhika é a pessoa mais adorável que existe. Similarmente a Krsna, Ela também é Para-devata. Portanto, não seria Ela passível de adoração por todos?
Certa feita, Srimati Radhika perguntou a Vrnda-devi, "De onde você está vindo?" Vrnda- devi respondeu, "Estou vindo do Radha-kunda.Eu vi Krsna lá." Radharani perguntou novamente, "O que Ele estava fazendo?" Vrnda-devi respondeu, "Ele estava dançando. Então, Radha perguntou, "Ó , quem era o Seu professor de dança? Vrnda-devi Lhe disse, "O Seu reflexo, o qual Ele vê em todas as árvores."
Todo o prema, amor, existente neste mundo é procedente de Radhika. Ela é a mãe de todos posto que, Ela nutri a todos ao conceder-lhes amor. Krsna é a Deidade principal de todas as entidades assim como Ela o é. Isto é confirmado no Brahma Samhita:
ananda-cinmaya-rasa-pratibhavitabhis
tabhir ya eva nija-rupataya kalabhih
goloka eva nivasaty akhilatma-bhuto
govindam adi-purusam tam aham bhajami
["Eu adoro Govinda, o Senhor original, que reside na Sua morada pessoal, Goloka, na companhia de Radha, que assemelha-Se a própria forma espiritual dEle. Radha é a corporificação da potência extática chamada hladini. Suas companheiras são as confidentes dEla as quais expressam extensões da Sua forma corpórea. Estas confidentes são imbuídas e permeadas pela eterna e deliciosa rasa espiritual.

atmendriya-priti-vancha--tare bali 'kama'
krsnendriya-priti-iccha dhare 'prema' nama

"O desejo de agradar a seus próprios sentidos é Kama, mas o desejo
de agradar os sentidos de Krsna é prema."

(Sri Caitanya-caritamrta, Adi-lila 4.165 – tradução de Srila
Prabhupada Bhaktivedanta Svami Maharaja)


jai sri radhe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .