haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Exemplo do Acarya (Uma Celebração de Vyasa-Puja)

.



.

enviado por : Govinda Dasi



www.sadhanatimes. com.br



Srila Narayana Maharaja dando uma palestra
no dia de seu Vyasa Puja.

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja
Hilo, Hawaii: 8 de Fevereiro de 2005 (am)

Hoje, para mim, é Vyasa-puja. Verdadeiramente, o significado de Vyasa-puja é que no nascimento de um acarya que está sentando no assento de Vyasa e está pregando em todo lugar, ele irá adorar seu gurudeva e todo seu guru-parampara. Meu dever por primeiro foi adorar meu próprio Gurudeva e o guru-parampara, Sri Sri Radha-Krsna, e todos os outros panchakas. Há sete panchakas: Vyasa-pancaka, Krsna-panchaka, guru-panchaka, acarya-panchaka, upasya-panchaka, sanakadi-panchaka e panca-tattva panchaka. Estes grupos incluem a adoração dos acaryas das quatro sampradayas, os quatro guru-paramparas: Ramanujya, Madhvacarya, Visnusvami, Nimbaditya e os quatro Kumaras (Sanaka, Sanatana, Sanat-kumara and Sanandana). Estes grupos incluem Sri Panca-tattva, e particularmente por Sri Gaura-Gadadhara, Sri Sri Radha-Krsna e Sri Gurudeva. Esta adoração é realizada em nosso parampara, ou sucessão discipular. Meu Guru Maharaja comumente fazia isto, e eu também comumente fazia isto. Aqui no Ocidente, contudo, eu não podia fazer isto elaboradamente. Eu desejo fazer, mas eu não posso.

Além do mais, hoje eu não poderia por primeiro realizar adoração de meu Guru e guru-parampara, porque todos os devotos estão vindo e fazendo meu puja (adoração). Eu não podia entender. Eu pensei que somente uma pessoa estava vindo para a Vyasa-asana. * [nota de rodapé 1] Eu fiz algo errado.

De alguma maneira, é dever de um acarya que ele adore seu gurudeva no seu nascimento, todo o parampara, e todos os Vaisnavas. O que quer que você tenha dado para mim, não é para mim. Você está me oferecendo flores, e e as estou oferecendo aos pés de lótus de meu Gurudeva. O falso ego de pensar, "Agora eu sou um guru" não deve vir. Quero estar livre do falso ego. Quero ser um guru-sevaka, um servo puro e fixo do guru. O quer que eu tenha é somente resultado de guru-seva.

Não sou uma pessoa erudita. O que quer que eu tenha, recebi por misericórdia especial de meu guru e Vaisnavas. Eu dei meu coração completamente e todas as coisas que eu possuía aos pés de lótus de meu Gurudeva. Quando eu me engajei ao matha (a missão no templo do guru), disse ao meu Gurudeva, "Estou dando meu coração para você. Estou lhe dando o amor e afeição que eu tinha por minha esposa, filhos, pai e por todos os outros. Estou retirando isto deles e estou totalmente rendido e colocando este amor nos seus pés de lótus."

Ele aceitou isto e começou a chorar. Ele disse, "Até agora, ninguém nunca me disse isto." Lágrimas escorreram de seus olhos e recebi a dádiva de sua compaixão. Agora, as pessoas ao redor de todo mundo estão ouvindo de mim – somente por causa desta misericórdia. Se você se rende para o seu Gurudeva, você terá todas as coisas necessárias para a perfeição da vida, e de fazer outras perfeitas. Nenhuma erudição material é necessária.

Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja era iletrado; ele não podia escrever seu próprio nome. Contudo, quando ele falava, ele fazia referência de todas as escrituras Védicas. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada foi o maior erudito de seu tempo, e ele aceitou Srila Gaura-kisora dasa Babaji Maharaja como seu Guru.*[ver nota de rodapé 2]

Havia um certo discípulo de Sripada Sankaracarya que era iletrado. Sankaracarya comumente dava aula às margens do Ganges, no Rio Bhagirathi em Badarikasrama, e lá havia uma correnteza tão forte que nem mesmo um elefante podia atravessar o rio. Sankaracarya comumente dava aula diariamente, e todos os seus discípulos na audiência eram muito eruditos e ávidos por ouvir seus ensinamentos. Ele , particularmente, tinha quatro discípulos eruditos, renunciados e famosos.

Este discípulo analfabeto comumente ocupava-se em muitos serviços humildes, como lavar as roupas de seu Guru e cozinhar suas refeições. Uma vez ele foi lavar a roupa no lado oposto do Ganges da aula de Sankaracarya. A hora da aula chegou, e com a exceção dele todos os outros discípulos estavam presentes. Sankaracarya estava esperando, não falava, e todos os seus discípulos eruditos lhe perguntaram, "Gurudeva, por que você está esperando?" Ele replicou, "Estou esperando por aquele discípulo." Eles disseram, "Ele é analfabeto. Ele não irá entender qualquer coisa que disser. Por favor, comece a aula. Nós não queremos perder nosso tempo." Mesmo assim, Sankaracarya permaneceu esperando.

Em breve aquele discípulo iletrado chegou, muito rapidamente correu e curvou-se aos pés de lótus de Sankaracarya. Rapidamente, ele começou a orar para ele com muito elevado stava e stuti filosóficos (hinos e versos). Suas orações eram tão erutidas que os quatro discípulos altamente qualificados não puderam entender o que ele estava dizendo.

Naquele momento, eles realizaram as glórias de seu Gurudeva. Sri Guru não é algo comum. Pela misericórdia de um gurudeva genuíno, um analfabeto pode tornar-se um devoto erudito de muito elevada classe, conhecendo todo o siddhanta (conclusões filosóficas estabelecidas)

Vocês deveriam ter forte fé nesta verdade. Não fiquem confusos.

Alguns devotos, e mesmo sannyasis, podem pensar, "Nós deveríamos criar um outro Trust, porque nós não temos a custódia do Trust de Gurudeva." Isto esta errado. Eles podem fazer isto a qualquer momento. Eles podem começar seu próprio Trust, mas isto é muito mal. Eles perderão todas as coisas – até mesmo a misericórdia do Guru e de Krsna – e irão estar perdidos para sempre. Não pensem que Gurudeva seja um ser humano ordinário.

acaryam mam vijaniyan
navanmanyeta karhicit
na martya-buddhyasuyet a
sarva-deva-mayo guru

["Deve-se saber que o acarya é como a Mim próprio, e jamais o desrespeite de alguma maneira. Jamais deve-se ter inveja dele, pensando que ele seja um homem ordinário, pois ele é o representante de todos os semideuses." (Srimad-Bhagavatam 11.17.27)]

Pode ser que o guru esteja indo ao banheiro, ou estar comendo algo porque esteja faminto. Não o veja como uma pessoa ordinária, caso contrário você estará iludido para sempre. Tenha forte fé no guru, mais do que em Krsna. Srimati Radhika e Krsna enviaram ele como seu próprio mensageiro. Deveríamos nos lembrar disto, especialmente no dia auspicioso do Vyasa Puja.

Discutirei tópicos relacionados nesta aula da noite. Estejam prontos para falar sobre guru-tattva, do âmago de seu coração. Tentem seguir o que vocês estão falando, com o âmago de seu coração. Não seja um discípulo como Ekalavya, que deu seu polegar, mas não seu coração. Ele não obedeceu seu Guru, e foi por isto que Dronacarya o rejeitou e cortou seu polegar. Dronacarya sabia que ele se opunha a Krsna, e mais tarde, Krsna cortou sua cabeça com a sua cakra.

Deveríamos lembrar de todas estas coisas e tentar estarmos enfocados. A vida é muito curta. Eu, particularmente, temo que algumas vezes o falso ego surja no coração do discípulos eruditos e eles pensem, "Eu sou melhor que meu Gurudeva." Esta é uma ofensa muito perigosa, e tais ofensores são no fim desnorteados para sempre. Não tenha falso ego com relação a qualquer atitude que possa ter. Sempre seja o servo de Gurudeva. Há muitos exemplos de servos puros, tais como Srila Isvara Puripada, Srila Rupa Gosvami, Srila Sanatana Gosvami e Srila Jiva Gosvami.

Meu Gurudeva manteve sua vida nas mãos de seu Gurudeva, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada. No decorrer ninguém era capaz de causar algum dano para seu Gurudeva, mas externamente era visível que uma multidão de não-devotos de brahmanas smartas estavam tentando matá-lo. Guru maharaja escondeu seu Gurudeva na casa de alguém e pegou sua roupa de sannyasi e lhe deu sua própria roupa branca e depois saiu da casa usando as roupas de Gurudeva. Desta maneira a multidão iria pensar que ele era seu Gurudeva. [ Para os detalhes desta história, você pode ler os livros de Srila Narayana Maharaja, Verdades Secretas do Bhagavatam e Vida e Ensinamentos de Srila Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja.] Ele não tinha medo de morrer. Deveríamos tentar ser como ele - sinceros, obedientes a Gurudeva.

[Assim, após o kirtana e guru-puja:]

Neste dia especial, eu oro para meu Gurudeva e todo nosso guru-parampara desde o Senhor Brahma, para todos os associados de Sri Sri Radha-Krsna e para todos os associados de Sri Caitanya Mahaprabhu e Sri Nityananda prabhu. Oro para que eles derramem gotas de sua misericórdia para nós.

Oro para que eles sejam misericordiosos com os devotos em todo mundo, onde quer que eles possam estar, que estejam hoje oferecendo seu puspanjali (oferecendo seus sentimentos íntimos, na forma de flores e belas palavras de glorificação). Oro para que a misericórdia lhes seja concedida, mesmo para aqueles que não estão oferecendo qualquer puspanjali, mas simplesmente se lembrando, onde quer que eles estejam. Oro para todos os associados do Senhor, para que eles sejam misericordiosos e erradiquem a totalidade de seus anarthas, que eles coloquem vraja-prema, vraja-bhakti em seus corações, e que eles instilem em vocês a meta da vida

Jaya Jaya Sri Radhe!

Agora vocês podem oferecer prasadam para Thakurji e distribuí-la para todos os presentes, e vocês podem dar o remanescentes deles para mim, também.



[*Nota de rodapé 1: Geralmente, todo ano no início da cerimônia do dia do aparecimento de Srila Narayana Maharaja, a assembléia de devotos reúne-se a ele em elaborada adoração de seu diksa-guru, Srila Bhaktiprajnana Kesava Gosvami Maharaja, seu siksa-guru, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada, e todo seu guru paramapara. Ele lhes oferece arati completo. Ao final disto, os devotos realizam seu guru-puja. As flores são passadas para os devotos para o oferecimento, os homens fazem uma fila de um lado e as devotas do outro lado. Ele aceita seus corações através de seus oferecimentos de flores e presentes, e oferece qualquer coisa que receba para seu Gurudeva e guru paramapara.

Este ano, logo que sentou-se na vyasasana, enquanto o kirtana ainda estava sendo executado, um devoto veio com um presente, o qual Srila Maharaja graciosamente aceitou. Depois, um segundo devoto veio, após um terceiro, um quarto, e posteriormente todos de repente fizeram uma fila de centenas de devotos, oferecendo suas flores, presentes e orações. Muitos discípulos estavam com telefones celulares em mãos, porque os devotos de outros países estavam esperando na linha para falar com ele. Ele também atendeu aquelas chamadas intermintente, uma após a outra, e falou a longa distância com cada um destes devotos por instantes.

Depois que a última pessoa ofereceu reverências e orações aos pés de lótus de Srila Maharaja, ele falou as palavras que estão no texto acima mencionado. Depois, começou sua adoração de seu guru paramapara.]

[*Nota de rodapé 2: "O que dizer de outros, Gaura-kisora dasa Babaji Maharaj, ele foi analfabeto. Ele não podia assinar nem mesmo seu nome. Mas ele era tão elevado espiritualmente que meu mestre espiritual, que era o mais elevado erudito de seu tempo, ele o aceitou como mestre espiritual. Qual a razão disto? A razão é que esta ciência transcendental não depende de qualificação acadêmica. Não é porque um devoto seja muito, muito qualificado academicamente, que irá se tornar um devoto. Não. O segredo é...o que é dado nas literaturas Védicas -yasya deve para bhaktir:

yasya deve para bhaktir
yatha deve tatha gurau
tasyaite kathita hy arthah
prakasante mahatmanah

["O conhecimento transcendental é revelado. Para quem ele se revela? Ele é revelado para a pessoa que tem amor inabalável por Krsna e pelo mestre espiritual." (Svetasvatara Upanisad 6.23)]

Caitanya-caritamrta também diz: guru-krsna-krpaya paya bhakti-lata- bija



[Cc. Madhya 19.151]. Pode-se chegar ao estágio de perfeição espiritual, ou chegar na plataforma espiritual, pela misericórdia de Krsna e do mestre espiritual." (palestra de Srila Prabhupada em 10 de Junho de 1969)

"Isto é uma ciência maravilhosa. Isto não é um blefe, que qualquer um possa produzir algo espiritual. Não. Isto é uma grande ciência. Tem-se que estudar a ciência de um mestre espiritual genuíno. Estudar significa... Isto não significa que alguém tenha que que ser altamente qualificado em educação acadêmica. A ciência espiritual não depende de sua educação acadêmica. Você ficará surpreso ao saber que meu mestre espiritual avô, o mestre espiritual de meu mestre espiritual, ele era iletrado. E meu mestre espiritual foi o erudito, o maior sábio erudito de sua época. Agora, como que ele se tornou discípulo de um homem analfabeto? Assim, este Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja...seu nome era Gaura Kisora dasa Babaji Maharaja, o mestre espiritual de meu mestre espiritual, meu mestre espiritual avô. Ele era analfabeto, mas quando você fizesse alguma pergunta, alguma questão complicada de significância espiritual, ele iria respondê-la imediatamente muito belamente. Isto é realização." [(palestra de Srila Prabhupada em Janeiro de 1968)]

Conselheiros Editoriais: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição: Vasanti dasi
Digitação: Jaya Sri dasi
Editoradora: Syamarani dasi

Tradução: equipe do sadhanatimes

www.sadhanatimes. com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .