haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O divino dia do desaparecimento de Srila Gour Govinda Maharaja

.




Alemanha: 21 de Fevereiro de 2003

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja


Eu me recordo de Pujyapada Gour Govinda Maharaja. Ele vem de uma familia aristocrática brahmana Vaisnava. Seus pais eram Vaisnavas. Em sua casa, havia uma Deidade, Gopalji-deva. Assim, ele foi treinado na filosofia Vaisnava desde a sua infância.

Tempos depois, ele começou a procurar pelo seu Gurudeva. A sua busca, o levou a viajar por toda a Índia assim como eu também o fiz na minha busca pelo meu Gurudeva. Em um dos regressos de suas viagens, Pujyapada Gour Govinda Maharaja passou por Vrndavana. Foi lá que ele se encontrou com uma pessoa santa que trajava roupas açafroadas. Naquele momento, ele se tornou apegado a ela. Ele ouviu algumas palavras de seu Gurudeva, Parama-pujyapada Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja tornando-se assim muito atraído por ele. Prabhupada, Bhaktivedanta Swami Maharaja lhe disse, "Eu quero lhe dar sannyasa," e assim ele o fez. "Vá até a capital de Orissa, Bhubaneswar e pregue em todas as suas localidades."

Gour Govinda Maharaja, seguindo a linha dos rupanuga Vaisnavas, era um pregador muito forte, destemido e qualificado. Ele costumava a ler os meus livros. Assim que um novo livro era publicado, ele o trazia até a minha pessoa. Ele tinha muito respeito por mim.

Srila Gour Govinda maharajaNós nos encontramos primeiramente em Vrndavana. Naquela ocasião, ela não era muito conhecido. Aquele período, coincidiu com o mesmo período em que Tamal Krsna Gosvami decidiu não permitir que ninguém se associasse comigo. Dessa forma, ele não teve nenhuma chance em se encontrar comigo. Quando eu fui até Puri, ele foi ao meu encontro acompanhado de um discípulo chamado Birbhadra brahmacari quando nos foi possível discutir diversos assuntos. Ele era tão destemido a ponto de não se importar com críticas de terceiros a respeito da concepção e compreensão filosófica que ele apresentava. Ele dizia o mesmo que eu dizia e o que está escrito no Jaiva-dharma – nenhuma alma condicionada jamais descende de Goloka Vrndavana. Na verdade, elas vêem de Maha Visnu, precisamente de uma região intermediária chamada tatasta (região marginal). Similarmente as minhas explanações, ele iniciava suas apresentações discorrendo sobre o estágio de sraddha culminando em Vraja-prema. Os líderes da ISCKON tremendo indagavam, "O que ele esta fazendo? Regularmente ele fala sobre as gopis. Por que ele esta fazendo isto? O nosso Prabhupada não o fez." Na verdade, eles nunca conheceram de fato Prabhupada que costumava cantar "Jaya Radha-Madhava Kunja-vihari" e tantos outros bhajanas similares. Assim, ele o fez e costumeiramente recitava quatro ou cinco slokans do Sri Brahma-samhita, tais como:



Venum kvanantam aravinda-dalayataksam
Barhavatamsan asitambuda-sundarangam
Kandarpa-koti- kamaniya vesesa-sobham
Govindam adi-purusam tam aham bhajami



["Eu adoro Govinda, o Senhor primário, que toca Sua flauta transcendental, Cujos olhos são como flores de lótus. Ele esta decorado com plumas de pavão, Sua compleixão corpórea assemelha se a frescas nuvens chuvosas e Suas características corpóreas são mais belas do que milhões de cupidos." (Brahma-samhita 5.30)]

Ele também cantava:



cintamani-prakara-sadmasu kalpa-vrksa-
laksavrtesu surabhir abhipalayantam
laksmi-sahasra-sata-sambhrama-sevyamanam
govindam adi-purusam tam aham bhajami



["Eu adoro Govinda, o senhor primário, o primeiro progenitor que está apascentando as vacas, condescendendo todos os desejos nas moradas construídas com jóias transcendentais e rodeadas por milhões de árvores do desejo. Ele é sempre servido com grande reverência e afeição por centenas e milhares de deusas da fortuna (gopis) ."( Brahma-samhita. 1.2.234)]

Ele tinha muita afeição por tais slokas porém, a quem ele iria explicá-los? Eu sei que Pujyapada Gour Govinda Maharaja era uma das poucas pessoas qualificadas a ouvir tais conclusões sástricas. Havia alguns discípulos de Srila Swami Maharaja que diziam, "Se você pronunciar o nome de uma gopi, você irá para o inferno." Eu me vejo na posição de um devoto que desde o início vem glorificando as gopis. Por outro lado, nunca cai ao passo que tais pessoas caíram.

Srila Gour Govinda maharajaSe eles não estão pronunciando o nome gopi, por que será que mesmo assim eles estão caindo? Isto vem ocorrendo porque na verdade eles não estão glorificando as gopis. Esta é a razão que os leva a cair. Se alguém de fato seguir o meu exemplo, tal pessoa jamais cairá.

Gour Govinda Maharaja forneceu de forma destemida e apropriada o ensino devocional. Eu ouvi em uma das suas aulas gravadas em uma fita cassete onde ele dizia, "Mesmo que uma pessoa use tilaka e uma grande kanti-mala, cinco quilos de japa mala, roupa açafroada, sândalo e dor-kaupin (vestimentas internas de um sannyasa (tal pessoa não deve necessariamente ser considerada um Vaisnava. Se a uma pessoa estiver engajada em política, duplicidade, hipocrisia e diplomacia, como será possível que a sua bhakti floresça? Eu nao gosto disso. Eu não quero atuar desta maneira." Face a sua pregação honesta, ele foi banido e proibido de pregar na Holanda, Austrália, Alemanha e em tantos outros lugares. Ele fora completamente banido.

Naquele momento ele disse aqueles que o baniam, "Vocês podem me
banir ou eu até mesmo posso deixar a minha vida porém, não posso mudar as minhas explanações ou ceder a suas vontades." Muitos Vaisnavas provenientes de países ocidentais ficaram atraídos por ele. Eles rejeitaram todos os outros líderes e decidiram que nunca mais ouviriam nada deles. Depois do divino desaparecimento de Srila Swami Maharaja alguns de seus discípulos vieram até mim a fim de aprender elevados tópicos tais como Brahma-samhita e outros. Eles ouviram minhas aulas com o propósito exclusivo de me derrotar; eles não vieram para aprender, vieram apenas para me derrotar. Eles pensavam, "Ninguém deve ir até ele. Eles devem vir ate mim."

Isso era impossível posto que, aqueles que foram ouvir Gour Govinda Maharaja mesmo no papel de espiões, tornaram-se seus seguidores. O mesmo ocorreu comigo no que se refere aqueles que vieram inicialmente até mim como espiões tornando-se posteriormente meus seguidores. Muitos espiões da ISKCON vieram até mim para descobrir "O que ele esta dizendo?" Posteriormente muitos destes discípulos aceitaram a minha associação e instrução..

Eles desejam banir por completo Gour Govinda Maharaja a fim de impedir que ele propagasse o siddhanta correto. Todavia, ele lhes dizia, "Tenho que obedecer meu Prabhupada." A minha ISKCON, tal como a atual e vigente idéia dos líderes da ISKCON é diferente. A minha ISKCON é na verdade o guru-parampara de Krsna, Brahma, Narada e assim sucessivamente." Eu poderia dizer que a concepção de Gour Govinda Maharaja divergia da minha concepção em alguns pontos assim como a mesma divergia das concepções apresentadas por alguns líderes da ISKCON. Quando alguns líderes da ISKCON pressionaram-no dizendo-lhe, "Iremos lhe boicotar", ele acabou permanecendo na instituição. Face ao seu destemido caráter, ele abandonou seu corpo em Mayapura. Se ele fosse como eu, ele poderia ter feito o que eu fiz. Se por ventura, em um momento futuro, bhakti deixar de existir na Gaudiya Vedanta Samiti, certamente não permanecerei lá. Qual seria a utilidade em permanecer em tal lugar? O meu propósito é servir o casal divino Radha e Krsna. Se não for possível serví-Los, qual é a razão para se continuar em uma instituição falsa? A ISKCON estabelecida por Parama-pujyapada Srila Swami Maharaja não é a mesma ISKCON dos dias de hoje. A ISKCON de Srila Swami Maharaja é "Krsna bhakti-rasa bhavita matih."* [veja rodapé] Essa é a verdadeira ISKCON.

Foi por esta razão- razão esta que o impossibilitou de realizar o seu serviço (ao seu Gurudeva) dentro da instituição- que Pujyapada Gour Govinda Maharaja deixou o seu corpo em Mayapura. Naquele ensejo ele disse aos seus discípulos, "Tentem estar na associação de Narayana Maharaja pois ele é um devoto puro." Face as suas últimas palavras, vemos que os seus discípulos proeminentes estão seguindo minhas instruções. Após o seu desaparecimento, os seus discípulos vieram até mim chorando. Eu lhes disse, "Não chorem. Irei ajudá-los o quanto me for possível." Esta é a razão que os levou a buscarem a minha associação. Desta forma, estou ajudando-lhes na Consciência de Krsna. Tenho a intenção de aumentar a fé deles nos pés de lótus de Pujyapada Gour Govinda Maharaja, do nosso guru-parampara, e de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja.

Estou terminando a minha classe aqui. Agora, devemos oferecer puspanjali. Todos devem primeiramente oferecer flores aos seus respectivos diksa-gurus e depois aos demais Vaisnavas

Gaura Premanande


[*Rodapé- Em outro verso, Rupa Gosvami declara, krsna-bhakti-rasa- bhavita matih kriyatau yadi kuto 'pi labhyate. Eu traduzi as palavras "Consciência de Krsna" com base em " krsna-bhakti-rasa- bhavita". Neste ponto, Rupa Gosvami aconselha "Se a Consciência de Krsna estiver disponível, por favor vá em busca dela imediatamente. Não demore pois ela é belíssima." Temos também outra declaração em Vrndavana, 13 de Março 1974, onde Prabhupada cita: "Rupa Gosvami aconselha, krsna-bhakti-rasa-bhavita matih kriyatam yadi kuto 'pi labhyate. Ele aconselha que caso a Consciência de Krsna esteja disponível, todo buscador sincero deve "comprá-la". Você deve ir de encontro à ela onde quer que ela esteja disponível." Em Seattle, Washington, 4 de Outubro de 1968, Srila Prabhupada declara: "Krsna-bhakti-rasa-bhavita matih. Matih significa inteligência ou estado
mental onde a pessoa ter ter o seguinte pensamente "Irei servir a Krsna". Se você conseguir obter este estado mental, por favor, vá imediatamente em busca dele."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .