haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 14 de fevereiro de 2010

A Melhor Associação




dekhite dekhite, bhulibo va kabe, nija-sthula-paricoya
nayane heribo, braja-pura-sobha, nitya cid-ananda-maya


“Quando esquecer minha identidade corpórea grosseira, contemplarei a excelsa beleza de Vraja, eternamente repleta de bem-aventurança e conhecimento espirituais”.


Residir sempre em Vraja e servir o Casal Divino é nosso objetivo. Mas para obtê-lo, com quem devemos nos associar? Não é com qualquer Vaisnava, ou qualquer sadhu. Devemos nos associar com vraja-rasika-vaisnavas de alta classe, aqueles cujo corações estão completamente cobertos por vraja-prema e estão sempre absortos em vraja-katha e vraja-lila. Devemos respeitar todos os Vaisñavas de todas as sampradayas: Sri, brahma, rudra, etc. Podemos dizer a todos: “Hare Krsna, dandavat pranam’’, mas a verdadeira e íntima associação deve ser com os vraja-rasika-vaisnavas, os quais são muito elevados.


vaiñëava dekhiya, padiba carane, hrdayera bandhu jani

vaiñëava thakura, prabhura kirtana, dekhaibe dasa mani


vaisñava dekhiya: Quando eu vir um Vaisñava, ou seja, um devoto do Senhor, me renderei completamente a seus pés de lótus. Srila Bhaktivinoda Thakur compôs essa belíssima canção. Infelizmente, não sabemos demonstrar respeito por um Vaisñava. Sem isso, como é possível que bhakti se manifeste? Bhakti surgirá quando prestarmos sinceros pranämäs ao ver um Vaisñava. Pranämä significa render-se. Bhaktivinoda disse hrdayera bandhu, ou seja, o devoto puro é o verdadeiro amigo do coração. Para alguém realmente ser um devoto, é preciso que seu caráter seja puro, não deve existir nenhuma mácula, e tal pessoa deve estar sempre absorta em krana-nama, krisna-katha. Não deve haver nenhum desejo material em seu coração. Tal devoto continuamente glorifica Rädhä e Krsna, sempre cantando: “Govinda Dämodara Madhaveti”.


Tentem entender por que eu estou dizendo essas coisas! Vocês podem ouvir hari-katha de outros devotos e honrá-los, pois se os desonrarem cometerão uma ofensa, aparädhä. Mas devem ser unidirecionados, especificamente, em um rasika-vaisñava. Digo isso por que quando se vive em Vraja há muitos Vaisñavas lá, e devem-se respeitar todos os gaudiya-vaisñavas ouvindo seu hari-katha, mas todos devem respeitar especialmente a Gurudeva. Compreenderam?

É preciso ser unidirecionado em Gurudeva. Guru-nisthä (fé firme no mestre espiritual) e Guru-bhakti são a espinha dorsal de sua vida espiritual. Se você não possuir Guru-nisthä e Guru-bhakti, e ficar correndo daqui para lá, não será unidirecionado, e Srimati Rädhika jamais o aceitará. Sem unidirecionamento, Srimati Rädhika e Lalita não aceitarão você.

Eu não estou dizendo que você deve rejeitar outros Vaisñavas. É um preceito básico respeitar a todos eles, entretanto, nosso foco principal deve ser nos pés de lótus de Gurudeva. É como os raios de Sol que de difundem, mas o foco principal é sempre o próprio Sol. Assim, todo nosso humor deve ser direcionado a Gurudeva. Guru-nisthä e Guru-bhakti são nosso objetivo final. Era isso que eu queria falar. Escrevam isso em seus corações: “Gurudeva é minha vida e alma”.

É preciso entender claramente: nesse mundo material devemos nos unidirecionar no Guru, dar respeito a Ele, que é um suddha-vaisñava, um rasika-vaisñava! Se não for assim, sua bhakti não será perfeita. Eu observo que os devotos ficam andando daqui para lá. Enquanto Gurudeva está dando aula, eles ficam andando por ai. Isso não faz nenhum sentido. Eles não sabem o que estão fazendo! Você pode ouvir hari-katha de outros Vaisñavas, mas quando Gurudeva estiver presente, você deve comparecer, e muito rápido, pois sua nisthä pode ir embora!

Certa vez, Gurudeva estava dando aula bem cedinho pela manhã e perguntou: “Onde estão os devotos”? Alguns responderam: “Eles foram ali, em um grupo separado”. Isso não é correto! Sempre devemos nos focar em Gurudeva. Sempre chegue antes de Gurudeva na aula, muito rapidamente. No período de Kartika do ano passado, Gurudeva ficou muito decepcionado: “Eu venho aqui e onde estão os devotos? Ah, eles foram para lá...” Alguns foram executar arati em Govardhana, outros foram ao Manasi Ganga, e Gurudeva ficou muito decepcionado. Eu me lembro, foi no ano passado. Isso significa que eles não são unidirecionados, não possuem bhakti. Entendem o que eu digo? Gurudeva está presente no mundo material! Por que ficar indo a outros lugares? Por que estou dizendo isso? Por que se vocês realmente quiserem ser servinhas de Srimati Rädhika, devem seguir as três instruções:

anaradhya rädhä-padambhoja-renum

anasritya vrndatavim tat-padankam
asambhasya-tad-bhava-gambhira-cittan

kutah syama-sindho rasasyavagahah

“Como pode uma pessoa submergir no oceano de syama-rasa (madhurya-rasa) se nunca adorou a poeira dos pés de lótus de Srí Rädhä; se nunca se refugiou no local de passatempos Dela em Vrindävana, que é marcado com as impressões de Seus pés de lótus; e se nunca se associou e serviu os devotos cujos corações estão submersos em Seus profundos sentimentos? Isso nunca será possível.” (Sva-sankalpa-prakasa-stotra)

Raghunatha dasa Gosvämi Pada também recitou esse verso. Se você realmente deseja submergir no amor do casal divino Rädhä e Krsna deve seguir três coisas:

1) Abrigue-se aos pés de lótus de Srimati Rädhika e permaneça somente em Rädhä-padhantika-bhumi Vrindävana (onde Rädhä executa passatempos amorosos com Krsna). Nunca vá ao lugar onde fica Candravali, mesmo que tal local fique em Vraja.


2) Anasritya vrndatavim tat-padankam. Sempre se associe com aquele cujo coração é cheio de vraja-prema e ouça seu hari-katha. Eu estou explicando clara e abertamente: seja unidirecionado em Gurudeva. Embora haja muito rasika-vaisñavas, e todos sejam respeitáveis, devemos sempre saber que Gurudeva é incomparável. Essa é a questão que estou apontando.


3) Ouça os doces passatempos de Rädhä-Krsna . Não é necessário ouvir Vaikuntha-katha, nem outros tipos de katha; apenas o katha da lila de Rädhä-Govinda. A esse respeito, é dito no Manah-Siksä, verso 4:


asad varta vesya visrja mati-sarvasva-haranih

katha mukti-vyaghrya na srnu kila sarvatma-gilanih

api tyaktva laksmi-pati-ratim ito vyoma-nayanim

vraje rädhä-krsna sva-rati-mani-dau tvam bhaja manah


“Ó minha querida irmã mente! Por favor, abandone a prostituta da conversa mundana, que rouba todo o tesouro do conhecimento puro. Você deve abandonar a ação de ouvir conversas sobre liberação impessoal, a qual, como uma tigresa, devora sua alma. Além do mais, por favor, abandone até mesmo o apego a Laksmipati Sri Narayana, que leva a Vaikuntha. Você deve viver apenas em Vraja e adorar Rädhä-Krsna, que concedem sobre os devotos a preciosa jóia do apego transcendental (rati) por Eles.”


yä dohane ’vahanane mathanopalepa

preìkheìkhanärbha-ruditokrsna-märjanädah

gäyanti cainam anurakta-dhiyo ’sru-kanthyo

dhanyä vraja-striya urukrama-citta-yänäh


“As senhoras de Vraja são as mulheres mais afortunadas, pois, com suas mentes completamente apegadas a Krsna e com suas gargantas sempre embargadas com lágrimas, elas constantemente cantam sobre Ele enquanto ordenham as vacas, amassam os grãos, batem manteiga, juntam as vacas para alimentá-las, enquanto brincam em balanços, enquanto cuidam dos bebês, brincam de espirrar água, limpam a casa, e assim por diante. Através de sua elevada consciência de Krsna, elas automaticamente adquirem todas as coisas desejáveis.” (Srimad-Bhägavatam 10.44.15)

As gopés sempre cantam: “Govinda Dämodara Madhaveti”, constantemente glorificando Krsna . Tudo isso significa Sravana. Se você não se render ao Senhor nem ouvir seu hari-katha (Sravana), suas ações não são consideradas serviço devocional puro. Primeiramente, renda-se aos pés de lótus de um guru genuíno. E depois de feito isso, ouça seu doce hari-katha. Isso é a verdadeira Devoção Imaculada, Bhakti.

Jaya Sripad BV Vana Maharaj !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .