haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Gaura Purnima

.



Navadvipa, Índia, 14 de março de 2006.

------------------------------------------

Palestra proferida na Sri Keshavaji Gaudiya Matha no dia do aparecimento divino de Sri Caitanya Mahaprabhu

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

------------------------------------------



Depois de completar os passatempos de Sri Krsna em Vrndavana e Dvaraka na Dvarapa-Yuga, Ele estava pensando profundamente. Ele considerou: "Fui ao mundo material e experimentei os sentimentos e relacionamentos em dasya (servidão), sakhya (amizade), vatsalya (afeição paternal) e madhurya-rasa (amor conjugal). Embora Eu tenha feito isto, não fiquei completamente satisfeito."



Sri Krsna não estava plenamente satisfeito, porque Ele tinha três desejos insatisfeitos:



sri-radhayah pranaya-mahima kidrso vanayaiva-

svadyo yenadbhuta-madhurima kidrso va madiyah

saukhyam casya mad-anubhavatah kidrsam veti lobhat

tad-bhavadhyah samajani saci-garbha-sindhau harinduh



["Desejando compreender a glória do amor de Radharani, as maravilhosas qualidades dEle que somente Radha saboreia através do amor dEla e a felicidade que Radha sente quando realiza a doçura do amor dEle; o Senhor Supremo Hari, ricamente dotado com as emoções de Radha, apareceu do ventre de Srimati Saci-devi, como a lua surge do oceano. (Sri Caitanya-caritamrta Adi-lila 1.6)]



Krsna estava tentando muito fortemente compreender a natureza da afeição de Srimati Radhika por Ele. Após a obtenção de prema há sneha (o derretimento do coração), então maan (humor de ira transcendental) e então pranaya (o sentido de unidade com o amado). Pranaya significa uma afeição muito profunda. Depois de pranaya vem raga, anuraga, bhava, mahabhava e, por último, o madanakya-mahabhava de Srimati Radhika.



Krsna estava tentando entender as glórias do pranaya de Radharani, o amor dEla por Ele. Ele pensava: "Eu fico feliz ao ver Radha; mas quando Ela Me vê, Ela fica completamente enlouquecida. O que Ela saboreia em Mim?" Não posso experimentar a extensão da minha doçura da forma que Ela pode.



Krsna tem quatro tipos especiais de doçuras: a doçura de Sua forma, a doçura do tocar de Sua flauta, a doçura de Seus passatempos e a doçura do amor que ele gera nos corações dos Vrajavasis.



Como Krsna pode saborear Sua própria doçura? Ele não pode fazê-lo. Somente Srimati Radharani pode saborear Sua doçura de forma completa. Krsna tinha o desejo de compreender o que Radhika experimenta. Ele pensava: "Sou a personalidade mais bela em todo o mundo. Ninguém mais belo do que Eu. Mas Radhika é muito mais bela que Eu. E, ainda assim, existe algo em Mim que A faz enlouquecer ao Me ver. O que é esta coisa?" Ele não podia compreender e então tornou-se ávido por saborear Sua própria doçura. Para fazer isto, Ele apareceu como Sri Caitanya Mahaprabhu.



Existe outra razão para o advento de Mahaprabhu descrita no Sri Caitanya-caritamrta (Adi-lila 4.15-16):



prema-rasa-niryasa karite asvadana

raga-marga bhakti loke karite pracarana

rasika-sekhara krsna parama-karuna

ei dui hetu haite icchara udgama



["O desejo do Senhor de aparecer neste mundo nasceu de duas razões: o Senhor queria saborear a essência doce das melosidades do amor a Deus; e Ele queria propagar o serviço devocional no mundo na plataforma da atração espontânea. Assim, Ele é conhecido como sendo supremamente jubiloso e o mais misericordioso de todos."]





Krsna é rasika-sekhara. Ele é a jóia suprema de todos os desfrutadores. Ele é o oceano de todas as doçuras devocionais e Ele é o aquele supremo que saboreia. Ele também é parama-karuna, o mais misericordioso. Ele apareceu neste mundo por causa dessas duas qualidades. Ele veio saborear algo nEle mesmo e também veio dar algo – raga-marga, o caminho da atração espontânea. Simplesmente ouça os passatempos de Sri Krsna e estude os comentários de nossos acaryas.



O Srimad-bhagavatam descreveu como os amigos vaqueirinhos do Senhor Krsna, liderados por Sridama, Subala, Arjuna e Stoka-krsna, amam e servem Sri Krsna. Nanda Baba e Mãe Yasoda também têm amor por Ele. O Srimad-bhagavatam também descreve o amor das gopis e o humor de serviço delas em relação a Ele. O serviço desses associados eternos em Vrndavana é denominado ragatmika. Aqueles que tentam seguir os passos desses devotos ragatmika são chamados de raganuga. Anugamana significa seguir.



Existem dois tipos de raga-marga (o caminho do amor espontâneo): raganuga-bhajana e rupanuga-bhajana. Rupanuga-bhajana consiste de duas seções. Primeiro, seguindo a maneira na qual Srila Rupa Gosvami, na sua forma como um sadhaka ou praticante espiritual, serviu nos passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu e satisfez Seus desejos íntimos. Na segunda seção, o devoto segue o modo pelo qual Rupa Manjari (Srila Rupa Gosvami em sua forma siddha, uma serva de Sri Radha e Krsna) serviu e realizou todos os desejos de Sri Radha. Sriman Mahaprabhu veio a este mundo para espargir sobre as entidades vivas afortunadas o sentimento especial de serviço manifestado por Sri Rupa Manjari. Este sentimento, ou humor, é chamado de manjari-bhava.



Nesta noite, há 520 anos atrás no momento do eclipse lunar, com o objetivo de evitar os efeitos negativos daquele eclipse, milhões e milhões de pessoas entraram no Ganga e cantava "Haribol, haribol." Naquele momento os muçulmanos estavam pensando: "Todos esses Hindus estão cantando harinama e Hare Krsna." Assim eles também cantaram "Haribol, haribol" e,d essa forma, eles estavam cantando nama-abhasa. De um jeito ou de outro, todos estavam cantando o Santo Nome durante o aparecimento de Sacinandana Gaurahari.



A mãe de Mahaprabhu, Sacimata, tinha perdido oito filhos e, portanto, ela deu a esta criança o nome especial de Nimai. Nimai nasceu sob uma árvore de neem porque neem afasta os fantasmas, bruxas e espíritos maus. Quando os pais perdem seus filhos, eles dão a próxima criança um nome especial com o objetivo de protegê-la fazendo com que Yamaraja não os leve muito a sério.



Aqui em Navadvipa, Nimai manifestou Sua balya-lila (de 1 a 5 anos de idade) até Sua kishora-lila (juventude). Após Sua kishora-lila, Ele aceitou sannyasa e foi a Jagannatha Puri. De Jagannatha Puri, com a desculpa de procurar pelo Seu irmão mais velho Visvarupa em Pandarapura, Ele foi ao Sul da Índia e encontrou Raya Ramananda em Godavari. Lá Raya Ramananda narrou os passatempos de Sri Sri Radha-Krsna para Mahaprabhu.



Quando Ele estava em Jagannatha Puri na companhia de Sri Svarupa Damodara e de Sri Raya Ramananda, Ele saboreou o êxtase de Srimati Radharani num pequeno quarto no Gambhira. Quão elevados eram Seus bhavas lá! De uma forma ou de outra Ele escapava atravessando pelas sete portas trancadas do Gambhira, ainda que estas permanecessem trancadas. Ele costumava perambular em êxtase transcendental. Os sintomas de êxtase que Ele experimentou em Jagannatha Puri estão descritos até certo ponto no Sri Caitanya-caritamrta. Algumas vezes Suas articulações se distendiam e Ele ficava assim muito comprido e, outras vezes, Ele assumia uma forma contraída como uma tartaruga.



Agora vocês vieram à terra de Gaura-bhumi. O local em que estamos agora, Kuliyagrama, é chamado de aparadha-bhajana-patha. Uma pessoa pode ter cometido ofensas aos devotis ou a Sri Guru e, por alguma razão, este devoto puro ou Guru não a está perdoando. Ainda assim, por permanecer aqui, refugiando-se aqui e chorando com sentimento de arrependimento, Gaura-Nityananda Prabhus purificarão seu coração desta ofensa. Vocês vieram ao local onde as ofensas são destruídas.



Amanhã é o último dia de nosso parikrama e, depois de amanhã, todos retornarão a suas casas. Meu Gurudeva costumava dizer: "Quando voltarem a suas casas, não contem a ninguém sobre os problemas que experimentaram aqui, tal como o calor e os banheiros. Ao invés disso, vocês devem dizer a todos: "Não houve nenhum problema na Kesavaji Gaudiya Matha. Havia uma variedade de subjis (vegetais) e quartos com ar condicionado e banheiro privativo. Premananda prabhu deu rasagulas (um delicioso doce Bengali) a todos e também parathas. Tivemos muita felicidade." Não digam aos outros sobre os problemas que podem ter acontecido durante o seu parikrama. Pelo contrário, você deve glorificar o parikrama. Pregue e ano que vem cada um de vocês deve trazer mais duas ou três pessoas. Neste ano foram 15.000 peregrinos no parikrama e ano que vem faremos preparativos para 30.000 peregrinos.



Agora haverá uma encenação dos passatempos de Sriman Mahaprabhu em Bengali realizado por um grupo de teatro e dança de Bombay chamado Nritanjali, cujo líder é o Sr. Tushar Guha. Por favor, fiquem para assistir.





Conselheiros Editoriais: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanath dasa

Editora: Syamarani dasi

Transcrição: Vasanti dasi

Digitadora: Anita dasi

Leitura de prova: Krsna-kamini dasi

Tradução para o Português: Basanti dasi





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .