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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

APROPRIADO SADHANA E APROPRIADA BHAKTI

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enviada por: Govinda dasi


Hari Katha : Srila Bhaktivedanta Narayana Mahaharaja, extraído de seu Venu-
Gita – Publicação da Revista Os Raios do Harmonista, Vol.1- no. 1

Em raganuga-bhajana e em vaidhi-bhakti, sravanam, kirtanam e
smaranam estão numa seqüência. Podemos ter salvação, svarga (céu), e
exaltar-nos neste mundo e muitos outros benefícios por esta
aupadhika-bhakti (bhakti limitada por designações materiais) mas,
isto não será chamado de raganuga-sadhana-bhajana. E, quando bhava-
bhakti vier, bhava-bhakti irá ser realizada por prema-bhakti, ao
contrário isto não será verdadeira bhava-bhakti. Quando sadhana é
realizado por bhava, então isto é sadhana-bhakti: krti sadhya bhavet
sadhya-bhava.
Sadhya-bhava significa o sadhana que manifesta bhava. Então isto é
chamado sadhana. Mas, quando algum estado de bhava é alcançado por
sadhana, ele não irá mais ser chamado sadhana, mas nitya-siddha-
bhava. Como podemos chamar o sadhana realizado por um sadhaka,
nitya-siddha-bhava? Se ele é nitya-siddha em gopi-bhava, pela
associação de um devoto que está praticando nesta bhava e pela
prática de sadhana apontam nesta direção, então esta bhava irá
entrar no coração de um sadhaka.
Mas a semente de uma bhava particular deveria também estar lá.
Quando esta semente é nutrida pelo nitya-siddha-bhava situado nos
corações dos eternos associados do Senhor, então ela se manifesta no
coração do sadhaka. Isto é como a formação de pérolas. As pérolas
não aparecem em todo lugar, mas quando a constelação svati-naksatra
está no céu, então as pérolas são formadas de pingos de chuva que
caem naquele momento. Mas para formar as bhavas em nossos próprios
corações, precisamos mais do que a associação de gotas de chuva. Se
não há semente para uma bhava particular, então esta pérola não
objetiva se formar. Para uma planta crescer, ambas são necessárias,
a água e a semente.
Em raganuga-sadhana lembraremos o que as gopis estão fazendo, como
elas estão realizando arati com seus olhos e corações, e como que a
lamparina de ghee é oferecida durante o arati no templo. Deveríamos
lembrar o arati de Lalita, Visakha e todas as outras gopis. O arati
será uddipana para nós, um estímulo para o amor, deste modo quando
vemos os pavões, lembramo-nos dos passatempos de kunkuma e de todas
as gopis.
Quando Lalita está oferecendo água no arati, ela pode estar pensando
que Radha e Krsna acabaram de despertar para o nisanta-lila. Ela
está Lhes oferecendo água para lavar Suas faces. Há assim muitos
sinais de jogos amorosos nos corpos de Yugala-kisora que Jatila,
deveria ser capaz de ver, assim Lalita os está lavando, oferecendo
água e uma roupa. Este é o desejo de Srimati Radharani, que todas
estas coisas sejam lavadas antes dEla ir para casa. Srimati Radhika
diz a Krsna que Ele também deve se lavar, e Ela e as gopis apontam
onde estão os sinais de Seus jogos. Uma pessoa realizando raganuga-
bhajana terá um coração cheio destas imagens e poderá ter melhores
idéias de como servir. Não posso dizer que todas estas coisas são
por causa de que estas são idéias de devotos superiores.
Ragunatha dasa Gosvami explicou o passatempo de Srimati Radhika
trazendo uma garota Pulindi em Dana-Keli-Cintamani. Contudo, ele
cobriu o passatempo e ninguém pode entrar nele. Ele notificou sobre
as valiosas manis (jóias) e manikas (valores) mas somos incapazes de
averiguar o que eles são. Visvanatha Cakravarti Thakura escreveu um
comentário neste trabalho, mas ele ainda não revelou os significados
internos. Ele não queria deteriorá-lo. Devia ser isto. Os
passatempos deveriam revelar-se no coração do ouvinte por servir o
guru no parampara. Ninguém deveria tentar imediatamente ganhar
conhecimento de todas estas coisas. Ao contrário, kama (luxúria
mundana) e prema serão confundidos como sendo o mesmo e o apropriado
entendimento será perdido.
Devemos orar que estes passatempos manifestem-se em nossos corações
pela misericórdia de nosso guru e guru-parampara. Mas deveríamos
pensar: "Estou ainda esperando por isto. E se tivesse avidez, então
deveria ter sido revelado. Quero ter avidez, mas não tenho isto."
Por ouvir estes passatempos, lágrimas deveriam vir aos olhos e
nossos corações deveriam derreter. Sri Caitanya Mahaprabhu saboreou
a realidade deste passatempo no Gambhira.
Por ouvir um verso como este verso Venu-Gita, a avidez pode se
desenvolver. Ela irá desenvolver-se, mas no momento ela não está em
nós. Somente no Srimad-Bhagavatam Sukadeva Gosvami revelou todas
estas coisas. Aqueles que não tem avidez podem desenvolvê-la por ler
e praticar sadhana. Aqueles que já possuem avidez podem aumentar
isto por ouvir estes passatempos.
Por ouvir estes passatempos, a luxúria mundana pode ser destruída,
mas também temos que ter sraddha, fé. Ao contrário, a luxúria
surgirá em nós e iremos ver os passatempos de Krsna através dos
olhos desta luxúria mundana. Não iremos dar a Seus passatempos uma
chance de agir. Se alguém não tem sabor pelo santo nome, ou por hari-
katha, então ele não terá a oportunidade de ouvir estes passatempos.
Sukadeva Gosvami adverte-nos a não revelar estes passatempos para
pessoas que não possuem avidez, ou em outras palavras, para pessoas
mundanas. Aqueles que possuem ira, luxúria ou inveja não deveriam
ouví-los.


fonte :
http://www.sadhanatimes.com.br/site/detalhes.php?id=200

Tradução: Govinda dasi
Revisão: Madhvacarya dasa


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