haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NITYANANDA TRAYODASI (Srila Narayana Maharaja)



NITYANANDA TRAYODASI
(Bali, Indonésia, 6 de Fevereiro, 2001, meio-dia)

[As onze horas desta manhã há um abhisekha para Gaura-Nitai. Enquanto todos os devotos se reuniam em volta...]

Srila Narayana Maharaja: Nós estamos chamando Gaura Nitai. Nityananda Prabhu não irá fazer nada sem Mahaprabhu. Como no mahotsava de Raghunatha dasa [festival chipped rice]. Nityananda Prabhu chamou Mahaprabhu. Mahaprabhu veio e Nityananda Prabhu alimentou Mahaprabhu primeiro. Somente poucas pessoas viram.

[Então Srila Narayana Maharaja recitou os mantras para abhisekha. Antes do banho começar, Srila Narayana Maharaja recitou alguns mantras terminando em ‘svaha’ e todos atiraram pétalas de flores em Gaura-Nitai. Depois que o abhishekha estava terminado Srila Narayana Maharaja se sentou na sua asana. Então ele pediu por um kirtana de 'Sri Nitai Janma Lila' qual ele fez um devoto escrever em um quadro negro. Depois disso Srila Narayana Maharaja explicou a canção.]

Sri Nitai Janma Lila

radhades nam ekchakra gram
hadhai pandit ghor
shubho magha masi, sukla triyodasi
janmila haladhara

hadhai pandit, ati harasit
putra mahotsab koray
dharani-mandal, karaytalamal
ananda nahika dharaya

shantipura-natha, manaya harasit,
kori kichu anuman
antaraya janila, budji janmila
krsnera agraja rama

vaisnavera mana, hoilaparasan
ananda sagaray bhasay
ai dina pamara, hoibay udbar
kohay dukhee krsnsa dasay

Srila Narayana Maharaja: Na Índia, naquele lugar aonde Ramacandra, Sita e Laksmana não puderam ir é chamado Radhesdesa. Na mesma terra, Ramachandra foi à Índia em todos os lugares, Sul e Norte, Leste e Oeste, mas não foi lá. Mas naquela mesma terra Nityananda Prabhu veio e ele desceu lá e o fez melhor do que qualquer lugar. Ekacara. Portanto Nityananda Prabhu, os cinco Pandavas com Kunti, mãe Kunti, eles estavam lá. Quando eles foram dados no fogo por Duryodhana em lac ca greha.

Brajanatha Prabhu: casa Shellac.

Srila Narayana Maharaja: Ah. Mas trickily por Vidhura eles foram salvos, e disfarçados eles deixaram este lugar. Duryodhana sabia que “Ó, todos estão queimados, agora eu me salvei e eu sou o monarca de todos”. Mas disfarçado eles foram para Ekacakra, e lá, havia um grande demônio que queria pegar a todos para seu jantar.Todos da vila sugeriram que a cada dia somente um iria com algumas preparações. Então eles começaram a ir diariamente, somente uma pessoa, para que esse demônio não perturbasse os outros. Quando Kunti com os cincos Pandavas estava em uma casa de um brahmana onde eles estavam ficando. Havia somente um marido, somente uma esposa e somente um filho. Eles começaram a chorar “Quem deve ir? Se o pai for, tudo se vai, se a mãe for, tudo se vai, se o filho for tudo se vai.” Portanto eles decidiram que, “Nós três devemos ir,” e eles estavam chorando amargamente. Mãe Kunti foi lá e perguntou a razão porque eles estavam chorando. Eles começaram a contar sua história do demônio que “Nós prometemos dar uma pessoa a cada dia com muitas preparações”. Hoje é nossa vez. Portanto quem vai e quem não vai, nós não podemos decidir, portanto nós três iremos.

Então a mãe Kunti me contou que, “Eu tenho 5 filhos. Não há perigo. Vocês não devem ir. Ó, eu irei dar dos meus próprios filhos.”

Ele disse, “Nunca. Nunca. Para mim você me dar seu filho. Absurdo. Nós não podemos aceitar isso.”

Kunti nos contou que, “Meu filho não é como você e os outros. Ele irá ir, ele irá derrotar o demônio, e matar o demônio, e ele irá erradicar todas as causas ou problemas para sempre.” Ela me contou que, “Você deve fazer mais preparações para que meu filho possa comer algo, tanto quanto você possa fazer.”
Portanto ela fez muito contente muitas preparações. E em uma grande cesta Bhima pegou todas e ele foi para a floresta aonde o demônio estava. E quando o demônio estava vendo ele, que ele estava vindo, Bhima começou a pegar com as duas mãos todas as preparações, e o demônio ficou muito irado. De uma vez ele pulou e atacou Bhima, mas Bhima, pegou qualquer arvore, desentraizou ela e [Maharaja move as mãos como se tivesse atacando alguém com um bastão]. O que se tornou? Muita briga entre eles. Pelo menos Bhima pegou osm pés dos demonios e o atirou no céu e morreu e o problema foi solucionado para sempre. Então ele veio bem contente, pegou a poeira dos pés da mãe Kunti. Esta é a história de Ekacakra.
Então nesse lugar, Ekacakra, o próprio Nitai apareceu. Hadai Pandita, nome do seu pai Hadai ujja. Ujja, Pandit ujja. Ujja significa um brahmana conhecedor de todos os Vedas, sastras. Shubho magha masi,ó, este é o muito puro Magha masa, mês de Magha. Muito rapidamente, Vasanta-pacami se passou, portanto é como Vasanta-ritu.

Devoto: Primavera.

Srila Narayana Maharaja: Hoje é Sukla trayodasi. Janmila haladhara. Quem é Haladhara [portador do arado]?

Madhava Maharaja: Baladeva Prabhu.

Srila Narayana Maharaja: A arma de Haladhara, o arado [hala], é de Baladeva Prabhu. Porque Haladhara? Ele tem hala e musala. Se qualquer um está contra Krishna ou Krishna-bhakti ou contra os associados de Krishna, ele os traz com hala.
Madhava Maharaja: Com o arado.

Srila Narayana Maharaja: Dando ao redor dos pescoço e botando. E com musala?

[Maharaja faz um movimento impressionante.]

Madhava Maharaja: Clava.

Srila Narayana Maharaja: Desta maneira ele matou o macaco Dvivida que se tornou contra Baladeva Prabhu.

Portanto Haladhara. Tambêm porque ele tem hala. Hala significa arado. Pelo arado agricultures cultivam, então Ele está cultivando as jives, todas as jives vindas de Baladeva Prabhu. De Baladeva Prabhu eles servem em Vrindavana em todos os lugares. Da sua incarnação, que é Maha Sankarsana, eles servem nos planetas Vaikuntha, Dvaraka, e em todos os lugares.
Madhava Maharaja: [exausto] Ayodhya.

Srila Narayana Maharaja: E terceiro do Karanodakasaya, tatastha-sakti, tantas jivas como nós, elas vieram aqui. Portanto de alguma maneira todas as jivas seja condicionada ou mukta, liberada todas estão vindo, a raiz original é este Baladeva Prabhu. Portanto este é Haladhara. Também haladhara significa arado. Que arado? Prema-bhakti, bhakti, e então bhakti se torna sraddha, nistha, ruci, asakti, bhava, prema, sneha, mana, pranaya, bhava, mahabhava e tudo. Então isso está vindo de Baladeva Prabhu.
Hadai Pandit estava muito feliz, sua mãe estava feliz, Dharani-mandala, karaytalamal. E então, sua ultima fração, Sesa, se tornou muito feliz, e ele estava como se estivesse dançando, então o mundo todo estava balançando. Portanto ananda nahika dharaya, não havia lugar para manter ananda. Todos os lugares anandam, manandam, purnanandam.

Santipura-natha, manaya harasit, kori kichu anuman. Advaita Acarya estava pensando algo como, “Ó, porque hoje há muita ananda. Ó, meu Prabhu superior está vindo”.Portanto ele fez um... Anuman significa?

Madhava Maharaja: olhar.

Srila Narayana Maharaja: Então ele olhou e, "Ó, meu Prabhu está vindo."

Antaraya janila, budji janmila krsnera agraja rama. Agora ele entendeu. "Ó, agraja de Rama."

Madhava Maharaja: Irmão mais velho.

Srila Narayana Maharaja: Irmão mais velho de Krishna. O Irmão mais velho veio, está vindo, talvez. Aonde? Em Ekacakra gram, ele mesmo está vindo.”
Vaisnavera mana, hoilaparasan. Todos os vaisnavas, mesmo em Navadvipa, aqui e ali, todos se tornaram felizes. Ananda sagaray bhasay, e então havia um oceano ilimitado de ananda. O que?

Brajanatha Prabhu: Batido..

Madhava Maharaja: Não. Eles estavam flutuando em um oceano de prazer.

Srila Narayana Maharaja: Em todos os lugares, e todos os vaisnavas estavam subindo e descendo.

Vicitra dasi: [discretamente de trás] Surfando.

Madhava Maharaja: Surfando lá, surfando lá.
Srila Narayana Maharaja: Surfando lá.

Ai dina pamar, Krishnadasa está dizendo, "Ó, Eu sou tão pamara. Hoibay udbar. Hoje, pela misericórdia de Nityananda Prabhu, Krishnadasa irá ser liberado deste mundo e Nityananda Prabhu irá regar misericórdia para que eu tenha serviço de Nityananda."
[Srila Narayana Maharaja então recita 'Akrodha Paramananda' por Locan dasa Thakura.]

Srila Narayana Maharaja:

akrodha paramananda nityananda raya
abhimana sunya nitai nagare bedaya

adhama patita jivera dvare dvare giya
hari-nama maha-mantra deno bilaiya

jare dekhe tare kohe dante trna dhari'
amare kiniya loho bhajo gaurahari

["O Nobre Nityananda Prabhu nunca está irado, pois Ele é a personificação da suprema bem aventurança transcedental. Livre de todo o falso ego, Nitai perambula pela cidade. (Baladeva Prabhu e Laksmana ficam irados, mas não Nityananda.) Indo de porta em porta na casa das almas mais caidas e miseráveis, Ele distribui gratuitamente o presente do harinama maha-mantra. Segurando uma palha entre os dentes, ele exclama para quem quer que ele veja, ‘Voce pode me adquirir por adorar Gaurahari!” (Giti-guccha)]
Ele está dizendo em cada porta, cada casa, que “Ó, você deve uma vez falar ‘Gaurahari’ e me comprar”. Comprar significa?
Brajanatha Prabhu: Adquirir.

Srila Narayana Maharaja: "E me adquira. Eu irei me doar a você”. Ele está feliz. Ele está tão feliz.
eto boli' nityananda bhume gadi jaya
sonara parvata jeno dhulate lotaya

["Dizendo isto, Nityananda Prabhu rolava no chão, aparecendo como uma montanha dourada caindo na poeira.” (Giti-guccha)]

Ele era tão belo, como o ouro, e muito alto, vigra, muito belo. Cantando o nome de Gaurahari, e Ele sempre desmaiava, e rolava no chão.
heno avatare jar rati na janmilo
locana bole sei papi elo ara gelo

["Locana dasa diz: Esta pessoa pecaminosa que não tem experiência em despertar a afeição por tal avatara simplesmente vêm e vai inutilmente no ciclo de nascimentos repetidos e morte." (Giti-guccha)]

Locana dasa Thakura está dizendo que estes que não tem afeição e amor por este avatara, esta incarnação de Krishna, ó, sei papi. Papi significa?
Aranya Maharaja: Pecaminoso.
Srila Narayana Maharaja: Pessoa pecaminosa, Somente indo e vindo, eles nunca serão liberados.

Srila Narayana Maharaja:

nitai guna-mani amar nitai guna-mani
aniya premer vanya bhasailo avani

premera vanya loiya nitai aila gauda-dese
dubilo bhakata-gana dina hina bhase

["Meu Senhor Nityananda, a jóia de todas as virtudes, trouxe a inundação de amor divino no qual o mundo inteiro está submergindo. Trazendo este dilúvio esmagador de prema para Bengala de Puri para pregar a mensagem de Sri Caitanya Mahaprabhu, Nitai inundou a assembléia de devotos. Os caídos e empobrecidas, por falta de prema, não se afogaram, mas permaneceram flutuando na superfície daquele oceano extático.” (Giti-guccha)]
Mahaprabhu trouxe o que? Um ilimitado vanya. Vanya você conhece?
Madhava Maharaja: Inundação.

Srila Narayana Maharaja: Inundação de amor e afeição, Krishna prema. E então todos os bhaktas começaram a submergir neste oceano de amor e afeição.
brahmar durlabha prema sabakare jace

abaddha koruna-sindhu nitai katiya muhan
ghare ghare bule prema-amiyar ban

["Sem discrimanação, Nityananda Prabhu ofereceu gratuitamente este prema raro, que é difícil de obter pelo Senhor Brahma, para todos, mesmo os caídos e miseráveis que não o desejavam (ninguém podia evitar!). O oceano de misericórdia tinham anteriormente sido selado apertado, mas Nitai cortou o canal em sua parede fronteira e foi de casa em casa com esse prema nectário, docemente falando a todos para tomarem harinama.” (Giti-guccha)]
O amor conjugal de Radha e Krishna, a boca desse rio ilimitado, Nityananda Prabhu cortou a barragem, e em todos os lugares prema, prema, prema em Braja dharma. Ele foi mantido, reservado.

Brajanatha Prabhu: Selado.

Srila Narayana Maharaja:Não foi mesmo acessível para Brahma, Sankara, mas Ele abriu para todas as pessoal em geral. Ghare ghare bule prema-amiyar ban. Este amor e adeição foi de porta em porta para todas as pessoas, para todos.
locana bole mor nitai jeba na bhajilo
janiya suniya sei atma-ghati hoilo

["Locana dasa diz: Quem quer que não adorou meu Nitai, ou que ouviu, mas não segue as instruções de Nitai, conscientemente comete suicídio. " (Giti-guccha)]

E alguém contou que, “Ó, eu não estava naquela época. Eu quero morrer e vir na mesma época lá. Eu quero ter um janma [quando Nityananda Prabhu estava lá].” E Locan Thakura está nos dizendo, “Ó, se não está fazendo bhajana como tal Nityananda Prabhu, janiya suniya sei atma-ghati hoilo, que pessoa é esta? Auto?
Madhava Maharaja: Autodestruidora, suicida.

Srila Narayana Maharaja: Gaura Nityananda Prabhu Ki!
Devotees: Jaya!
Srila Narayana Maharaja: Chega.
[Devotos começam um kirtana muito entusiastico e Srila Narayana Maharaja encoraja a todos a dançar.]

Tradução: Ramananda Das

Fonte: http://www.purebhakti.com/teachers/bhakti-discourses-mainmenu-61/20-discourses-2001/56-nityananda-trayodasi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .