haribol, bem vindos , por favor adicionar

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Chanakya pandita.



O grande sábio conhecido como Chanakya Pandita, brahmana de erudição extraordinária e muito perito na arte da politíca,conhecido como kautilya(diplomata) título que certamente depresava,entretanto por sua fama, pensamentos além de seu próprio exemplo, deixou suas máximas estabelecidas na cultura indiana até os dias de hoje.Ao que consta viveu no período (seculo lll a.C.),na India.

Naquela época Alexandre O Grande vinha conquistando vários reinos tais como,Irã,
Turquia,Afeganistão,etc. Adentrou o território indiano,pelo noroeste chegando até as margens do sagrado Rio Ganges.

É dito que tinha ligações com a dinastia dos Nandas famosos pela desonestidade e corrupção, governavam o território de Maghada conhecida nos dias de hoje como estado de Bihar. Percebendo os vícios da realeza procurou um lider ideal para suceder os corruptos e seus ministros não menos canalhas.

Chanakya Pandita encontrou na própria corte do rei Nanda, alguém com tal qualificação exigida e recomendável, de nome Chandra Gupta Maurya,que era filho do rei,acreditem com uma criada .Ele era inteligente,poderoso e destemido,alem de um sem fim de virtudes....

Conta-se que devido a uma aparada(ofença) do rei Nanda a Chanakya Pandita. Este então prometeu não mais amarrar sua longa sikha,até que a degradação fosse extinta do palácio. O que só foi possível devido ao seu conhecimento
e habilidades políticas. O que ocorreu? o que sempre ocorre,ou seja, os próprios membros da dinastia se degladiaram e eliminaram-se uns aos outros respectivamente inebriados pelo efemero poder sucumbiram em intrigas. Como de direito, por fim, o trono vago assumiu seu devido lugar Chandra Gupta.

Interessante é que muitos desqualificados almejam, porem, no final a virtude sempre vae prevalecer sobre a ousadia dos incompetentes e farsantes, ainda assim, alimentados pelo combustivel da pretenção, e os sentidos descontrolados tornan-se vítimas da atração que permeia o poder, a fama, e a superioridade que pertence única e exclusivamente ao Senhor Supremo,Sri Krsna e seus autênticos representantes, Almas de coração puro (o reservatório de prema-bhakti).


Minuciosamente acessorado pela perícia, e erudição de Chanakya Pandita rapidamente, Chandra Gupta se tornou o novo rei,e Chanakya Pandita seu ministro,embora não participava diretamente do poder e nem morava no palácio, preservando adequadamente sua santidade e sanidade não era dado a opulência embriagante que advem do poder,optou pela renuncia e habitava uma cabana de palha nos arredores do palácio. Talvez na inteção de educar a posteridade a respeito das entrelinhas do poder, seus riscos e consequências.

Seguido fielmente a guia de sua santidade Chanakya Pandita,Chandra Gupta,em muito pouco tempo colocou a casa em ordem,extirpando a calamidade, desmandos e as arbitrariedades da corrupção e os vícios entranhados
na esfera palaciana anterior,reunificou, hamonizou as partes do reino e com destemor enfrentou e derrotou o tal Alexandre o grande,que começou a diminuir, estabelecendo o seu império, que se estendia ao que se sabe da Pércia até o sul do estado de Karnataka.

Similarmente o que sua Santidade Srila Prabhupada realizou em tão pouco tempo, completamente rendido e humildemente, seguindo extritamente as ordens de seu Guru com os auspícios da sucessão dissipular, certamente emponderado pelo próprio Senhor Supremo difundiu o Maha-Mantra Hare krsna, (o Dharma da era), em todo o planeta.


Eis a fórmula, qualquer semelhança com a irrealidade sera apenas enganação.
E não por acaso Srila Prabhupada gostava sempre de citar o exaltado Pandita.

Só para ilustrar e nos iluminar segue algumas de suas máximas de seu Niti Shastra:

Os sentidos soltos são a senda do perigo,os sentidos controlados são a vereda da segurança.Siga o melhor caminho, para o seu próprio benefício.

Olhos nenhum se pode comparar ao conhecimento; austeridade nenhuma se equipara a honestidade; miseria nenhuma se iguala ao apego; felicidade nenhuma se iguala ao desapego.

Com perdão,misericórdia e amor, com verdade e com honestidade, com humildade e serviço, alguem pode governar o universo inteiro.

"Isto é meu, aquilo é para os outros", assim pesam os homens de mentalidade mediocre. Os homens de índole nobre consideram a Terra inteira como uma família.

A entonação é a beleza dos cucos, a fidelidade é a beleza das mulhares, o conhecimento é a beleza do feio, e o perdão, é a belaza dos ascetas.

Tire nectar até mesmo de veneno, ouro mesmo de um lugar sujo, conhecimento,mesmo de um camponês, e uma boa esposa mesmo de uma família comum.


Ouça agora a essência de toda a religião, e, ao ouvi-la, mantenha-a dentro de seu coração: não faça aos outros aquilo que que voçê não gostaria que lhe fizessem.

Esses são apenas algumas dentre as muitas máximas e ensinamentos de Chanakya Pandita.

Por Lilanath das.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Email :
harekrishnacampinas@hotmail.com

Creative Commons License

Jornal Hare Krsna Brasil é licenciado Licença Creative Commons
Ao copiar qualquer artigo por gentileza mencionar o link o credito do autor .